quarta-feira, 16 de março de 2016

Morreu a princesa da menor "nação" do mundo O Principado de Sealand, autoproclamada nação, fica no Mar do Norte, a sudeste de Inglaterra, e tem o tamanho de dois courts de ténis. Joan Bates tinha 86 anos.


Rainha de Carnaval, modelo, "beleza natural que dedicou a vida ao marido", descreve o filho. Joan Bates, que o marido, Roy, nomeou princesa do forte que tomou, morreu aos 86 anos numa enfermaria em Essex, Inglaterra.
Sealand, literalmente traduzido por "a terra no mar", não é mais do que uma antiga plataforma petrolífera abandonada. Não seria mais do que isso para o comum dos mortais mas, Roy Bates tinha planos para aquela ilha artificial: construir uma rádio pirata e ali ficar a viver.
Utilizada como um forte, na Segunda Guerra Mundial, a plataforma foi abandonada após o conflito e ia ser demolida, mas Bates chegou a tempo de colocar em prática o plano que tinha traçado.
Em 1966, o radialista tomou a plataforma com a sua mulher. Nomeou Joan princesa de Sealand e autoproclamou a independência do Principado no aniversário da mulher, nesse mesmo ano. Ali nasceu, em 67, a Essex (a costa de Essex fica a 10 km de Sealand), uma rádio pirata. No ano seguinte, 1968, e depois de forte pressão do governo britânico, um tribunal decidiu que o Reino Unido não tinha qualquer jurisdição sobre o território.
Livres da questão judicial, os Bates tiveram pela frente outros adversários, nomeadamente os donos de algumas rádios, que queriam ocupar Sealand, para aí instalarem antenas de transmissão. O Daily Mail conta que a família correu-os todos a cocktails Molotov.
Ao longo dos anos o casal Bates desenhou uma bandeira, criou um hino e até uma moeda, o dólar de Sealand. Lutaram pelo reconhecimento oficial da independência durante décadas, mas nunca conseguiram. Conseguiram dinheiro a vender selos com a cara de Joan e moedas também comn o seu rosto.
Joan Bates morreu esta terça-feira, de doença prolongada. Roy Bates faleceu em 2012, vítima de Alzheimer, com 91 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário