sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Empresa aérea fecha acordo para operar voos em 2016 no Maranhão

Com o anúncio dos voos para o Maranhão, a empresa, que já opera em Amazonas, Rondônia e Pará, inclui o nordeste em sua rota
Voos no Maranhão terão quatro frequências semanais
Voos no Maranhão terão quatro frequências semanais (Foto: Divulgação)
SÃO LUÍS - A partir de abril de 2016, a companhia MAP Linhas Aéreas irá iniciar sua nova rota operacional no Maranhão. Os voos, que terão quatro frequências semanais, irão ligar a cidade de Imperatriz aos municípios de Altamira, no Pará; e à Teresina, capital do Piauí.
Com o anúncio dos voos para o Maranhão, a empresa, que já opera em Amazonas, Rondônia e Pará, inclui o nordeste em sua rota. Os novos voos partirão de Altamira (PA), às 11h19, com chegada à Imperatriz (MA), às 11h52; De Imperatriz (MA), às 13h22, com chegada em Teresina (PI), às 14h44; De Teresina (PI), às 15h24, com chegada às 16h36, em Imperatriz (MA), e partindo de Imperatriz (MA), às 17h06, com chegada às 18h39, em Altamira(PA), inicialmente às segundas, terças, quintas e sextas-feiras.
Os voos serão operados sempre em aeronaves de modelo ATR com capacidade para levar de 44 a 66 passageiros. Os valores das passagens estão sendo avaliados pela empresa e devem ser divulgados já no início de 2016, no endereço eletrônico www.voemap.com.br.
De acordo com o site da MAP, a companhia é “uma empresa brasileira que se orgulha em conectar distâncias entre importantes destinos do Brasil, comprometida com a eficiência no serviço de transporte aéreo regional e bom atendimento a seus passageiros”.
Voos
- Saída de Altamira (PA), às 11h19; chegada a Imperatriz (MA), às 11h52
- Saída de Imperatriz (MA), às 13h22; chegada a Teresina (PI), às 14h44
- Saída de Teresina (PI), às 15h24; chegada às 16h36, em Imperatriz (MA)
- Saída de Imperatriz (MA), às 17h06; chegada às 18h39, em Altamira(PA)
Leia mais OEstadoMA.com

MA:Homem é flagrado estuprando garota de 13 anos embaixo de ponte

Um homem identificado como Walter da Conceição, de 32 anos, foi preso após ser flagrado estuprando uma menina de apenas 13 anos de idade, dentro da Reserva Ecológica do Inhamum, em Caxias, no estado do Maranhão.
Walter da Conceição (Crédito: Reprodução)
Walter da Conceição (Crédito: Reprodução)
De acordo com informações da Polícia Militar da cidade, primeiramente houve uma denúncia. Os policiais foram até o local e após revista encontraram o acusado mantendo relações sexuais com a adolescente embaixo de uma ponte. Ele foi preso em flagrante e levado para Delegacia, após estuprar a menor.
Walter acusou a  menor, que é usuária de drogas, de 'seduzi-lo ao ato.  O Conselho Tutelar  foi acionado para acompanhar a garota que será submetida a exames médicos. 

Carnaval 2015 de São Benedito do Rio Preto tem contas reprovadas pela SECMA

Em consulta realizada no site: www.ma.gov.br, publicado no 23 de novembro de 2015, página 38, consta a reprovação por não prestação de contas de convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de São Benedito do Rio Preto/MA com a Secretaria Estadual da Cultura do Maranhão.
O que deixa o município inadimplente e sem crédito para firmar futuros convênios com a Secretaria de Estado, prejudicando assim, a possibilidade de apoio através da mesma em  eventos culturais que venham a acontecer em nosso município.

Segue a decisão:

"DECISÃO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA.
DECISÃO:  São Luís/MA, 23 de outubro de 2015.
ASSUNTO: ANÁLISE DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
1. IDENTIFICAÇÃO: Convenente Prefeitura Municipal de São Benedito do Rio Preto/MA CNPJ nº 06.398.150/0001-81, Endereço: Praça José de Freitas, s/n, Centro, São Benedito do Rio Preto/MA –CEP: 65.440.000
2. DADOS DO CONVÊNIO: Objeto Carnaval 2015. Proc. de PrestaçãoNÃO PRESTOU CONTAS de Contas Nº do Convênio 024/2015 SECMA Vigência 12/02/2015 a 30/05/2015. Valor total R$ 93.977,20 (Noventa e Três mil novecentos e setenta e sete reais e vinte centavos)
3. RESULTADO DA ANÁLISE: Resultado REPROVADA Data da Análise 23 de outubro de 2015
4. ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS: Trata-se de processo relativo ao Convênio firmado com a Prefeitura Municipal de São Benedito do Rio Preto/MA, objetivando a realização do Carnaval 2015. Os exames foram realizados de acordo com critérios estabelecidos na IN STN nº 01/97, Instrução Normativa nº18/2008 do TCE/MA, Lei Federal nº 8.666/93, Lei nº 4.320/64, Lei nº 101/2000 e Constituição Federal, e teriam como objetivo avaliar o desenvolvimento do projeto e o cumprimento do objeto pactuado, bem como a correta e regular aplicação dos recursos repassados pela SECMA, conforme previsto no Plano de Trabalho apresentado.
5. CONCLUSÃO: Diante das restrições, constatamos a ocorrência de irregularidades pela não apresentação da prestação de contas, em descumprimento da Cláusula Oitava do Convênio celebrado, configurando-se prejuízo ao Erário. Sendo assim, considera-se INADIMPLENTE a Prefeitura Municipal de São Benedito do Rio Preto/MA, motivo pelo qual deverão ser tomadas as providências visando à recomposição do Erário pela via administrativa ou mediante Tomada de Contas Especial.
Reprovada a presente prestação de contas em: 23/10/2015.
FELIPE COSTA CAMARÃO –
Secretário de Estado da Cultura"

Por causa da não prestação de contas do convênio celebrado (devido a falta de publicidade dos atos de governo, não se sabe quem foi o ordenador de despesa, se foi o Prefeito Municipal Mauricio Fernandes, o tesoureiro geral Paulo Sergio Monteles Carneiro ou o Secretario Municipal de Cultura Carlos José Ramos Paulo) o Secretário Estadual de Cultura constatou a ocorrência da irregularidade,  configurando prejuízo aos cofres públicos, motivo pelo qual deverão ser tomadas  medidas como forma de ressarcir o dinheiro público pela via administrativa ou mediante tomadas de contas especial.


Essa reprovação de  contas do referido convênio  mostra o descontrole administrativo que passa a gestão do prefeito Mauricio Fernandes.  A população local já não tem mais expectativas de ver melhorias, pois o gestor está ausente e já não se sabe a quem recorrer de tantos problemas existentes no município.
FONTE: BLOG DO GARCIA

No CE, motociclista recebe multa por 'conduzir sem cinto de segurança' Notificação chegou no início do mês e surpreendeu motociclista. Autarquia de trânsito informa que está apurando o caso. Viviane SobralDo G1 CE

Motociclista é multado por 'conduzir sem cinto de segurança' em Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)
Irmãos Caio (de azul) e César com a notificação:
infração grave e cinco pontos na carteira
(Foto: Arquivo pessoal)
Enquanto foi proprietário da moto preta que depois foi vendida ao irmão, o técnico de informática César Magalhães, 32, garante que nunca havia recebido nenhuma multa. A primeira chegou no início desse mês, por meio de uma notificação de trânsito inusitada: na tipificação da infração constava “deixar o condutor de usar o cinto de segurança”. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que já está apurando o caso.

A data da infração é de 20 de novembro, às 8h29, na Rua Barão do Rio Branco, no Centro. O condutor era o mecânico industrial Caio Magalhães, de 27 anos, irmão de César e atual dono da moto modelo Honda Lead 110. Como a venda do veículo aconteceu há pouco tempo, eles ainda não realizaram a transferência dos documentos.

“Meu irmão costuma ir ao Centro com a esposa praticamente toda semana, porque ela é vendedora e eles vão comprar mercadorias”, conta César. “Nesse dia, ele não foi parado nem autuado na hora. Acredito que possa ter sido aleatório ou por engano”, opina.  A notificação detalha que a infração é de natureza grave e implica na perda de cinco pontos na carteira.
Motociclista é multado por 'conduzir sem cinto de segurança' em Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)Notificação de motociclista: na tipificação da infração conta "deixar o condutor de usar o cinto de segurança" (Foto: Arquivo pessoal)
O caso foi publicado no perfil do Facebook de Caio e virou motivo de piada entre os amigos. “Já ouvi falar de motorista de carro multado por falta de capacete, mas como essa história da moto sem cinto foi a primeira vez. Muitos comentaram, se espantaram. Pessoal brinca: ‘será que você não tava sem o cinto da calça?’”, lembra César. “Meu irmão também postou no Facebook da Prefeitura. Eles pediram desculpa pela confusão”, conta o técnico de informática. Os irmãos disseram que vão recorrer.
Motociclista é multado por 'conduzir sem cinto de segurança' em Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)Irmãos fazem brincadeira com a multa e posam com cinto de calça (Foto: Arquivo pessoal)


Como proceder
Ao G1, a AMC informou, por meio de nota, que está está apurando o caso e se for constada irregularidade será providenciada a insubsistência do auto. O órgão reforçou que após o cometimento da infração o condutor ou proprietário tem o direto à defesa, podendo contestar uma autuação em três instâncias na esfera administrativa: defesa prévia, imposição de recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) e Cetran. A solicitação deve ser protocolada na Central de Atendimento da AMC, situada na Rua Monteiro Lobato, nº 53, Bairro de Fátima.

A AMC explica que a primeira oportunidade de defesa é a chamada defesa prévia, quando o proprietário recebe a notificação de autuação, informado sobre a infração cometida e pode apresentar um recurso. O prazo para essa defesa deve constar na notificação de autuação.

Se a defesa prévia for acolhida, o auto de infração é cancelado e não será transformado em multa. Entretanto, caso seja rejeitada ou interposta fora do prazo legal, será emitida a notificação de penalidade.

Ao ser imposta a notificação de penalidade, o infrator terá até o vencimento para recorrer à Jari. Caso esse recurso não seja aceito pela autoridade competente, ainda há a possibilidade de um recurso para autoridade superior (Cetran) que pode ser utilizado em um prazo de 30 dias a contar da notificação da decisão. Mas só será possível recorrer a uma autoridade superior se já tiver impetrado recurso junto à Jari e este for negado.

Multa
Em novembro de 2011, um empresário cearense recebeu uma multa de trânsito indicando que ele deveria usar capacete ao dirigir um Fiat Uno. A AMC comunicou que houve um erro no auto de infração pelo agente de trânsito. De acordo com a autarquia, o condutor estava dirigindo sem o uso do cinto de segurança, o que gerou a multa. O erro do agente foi no campo "observação", em que foi registrado que o condutor estava sem capacete.

O submarino apreendido alguns dos indícios reforçaram as suspeitas de envolvimento de colombianos no esquema


Alguns dos indícios reforçaram as suspeitas de envolvimento de colombianos no esquema.





O submarino apreendido, na noite da última terça-feira, pela Polícia Civil do Pará estava em fase final de construção. A embarcação que seria usada no tráfico internacional de drogas foi descoberta em um furo do rio Guajará-Mirim, perto de uma vila de pescadores, em Vigia. Ontem, os policiais iniciaram o processo de retirada do submarino, que deve chegar amanhã à base do Grupamento Fluvial do Estado, em Belém. As suspeitas são de que a construção estava sendo financiada por colombianos ligados a um grande esquema de tráfico de cocaína. A Polícia Civil vai investigar o crime.

A descoberta foi feita após denúncias anônimas de que uma embarcação estava sendo construída em um braço de rio, em uma ilha no litoral de Vigia. O submarino seria usado no escoamento de grandes quantidades de drogas para fora do País, possivelmente com destino aos Estados Unidos e ao continente europeu. O acesso ao estaleiro construído na área para montagem do submarino havia sido transformado em uma base de operações da organização criminosa, que seria formada por um grupo de, pelo menos, 15 pessoas.

Na entrada do furo, uma placa foi instalada com a seguinte mensagem: “Não entre sem permissão. Área particular”. Segundo os policiais civis, as investigações mostraram que o grupo havia se instalado no local em setembro passado.

Ao longo do furo, os policiais encontraram tanques de combustível usados pelo grupo criminoso. Os integrantes do esquema usavam, inclusive, falsas armas de fogo, como fuzis, feitas à base de madeira para simular armas de verdade.

COLOMBIANOS

Alguns dos indícios que reforçaram as suspeitas de envolvimento de colombianos no esquema foram inscrições em espanhol nas caixas de produtos eletrônicos encontradas no local, com palavras como “La Columbia”. Na vila de pescadores, o grupo de criminosos construiu 3 casas de madeira, perto da entrada do furo no rio, usadas como bases de observação para monitoramento da região.

No interior da ilha, os policiais localizaram duas barracas de madeira construídas no local. Uma delas era usada como estaleiro para construção das peças à base de fibra usadas na montagem do veículo náutico. A outra barraca era usada como um alojamento, onde as pessoas que ali se instalaram usavam para dormir e fazer as refeições. Com apoio de uma lancha, os policiais civis iniciaram, no começo da tarde de ontem, a retirada do submarino do rio Guajará-Mirim.

(Diário do Pará)

O que é o antropoceno, a época em que os humanos tomam controle do planeta Em 2016, cientistas poderão decidir mudar a época geológica da Terra. Entenda o porquê

Em 2016, geólogos do mundo todo se reunirão em uma convenção internacional para tomar uma decisão curiosa. Eles decidirão, no voto, se o planeta Terra mudou de época geológica. Será que nós deixamos para trás a época atual, conhecida como holoceno, e entramos em uma nova época? Alguns pesquisadores acreditam que sim. Para eles, a humanidade modificou o planeta Terra de forma tão intensa que nós entramos no antropoceno, a época em que humanos substituíram a natureza como a força ambiental dominante na Terra.
O antropoceno é um conceito novo, proposto pela primeira vez pelo químico holandês Paul Crutzen. Especialista em química atmosférica – ele ganhou o Nobel em 1995 pelos seus estudos sobre a camada de ozônio –, Crutzen estava familiarizado com a forma como a atividade humana estava mudando a composição da atmosfera. Ao lançar fumaça de automóveis, chaminés e queimadas, a humanidade mudou a composição do carbono na atmosfera, provocando um aumento de temperatura de 1ºC, o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar em, até o momento, 20 centímetros. Isso sem falar em como a humanidade alterou fisicamente o planeta, com concreto e aço. Um exemplo claro são os rios: nas últimas décadas, transformamos os cursos de rios de todas as bacias hidrográficas do mundo construindo 40 mil barragens. Se os reservatórios de todas essas barragens fossem colocados lado a lado, teríamos uma área alagada equivalente ao Estado da Bahia.
O impacto humano no meio ambiente é evidente. Mas será que essas mudanças são realmente intensas e duradouras a ponto de ficar gravadas na rocha? É isso que os geólogos discutem. Um grupo de trabalho foi criado para estudar se há evidências que justifiquem uma mudança de época. Esse grupo, liderado pelo pesquisador britânico Jan Zalasiewicz, da University of Leicester, apresentará no ano que vem um relatório recomendando ou não a mudança de época.
Por telefone, Zalasiewicz explicou para ÉPOCA como funciona esse trabalho. Uma mudança de época precisa ser justificada por provas marcadas nas rochas, assim como para qualquer outra época, era ou período da histórica geológica da Terra. Nós sabemos que a era do gelo acabou (o pleistoceno) porque a retração do gelo pode ser identificada na Groenlândia. Nós sabemos que o período cretáceo acabou, há 66 milhões de anos, porque entre uma rocha e outra há elementos químicos que só podem ser explicados pela queda de um meteoro – o mesmo que exterminou os dinossauros. Ora, se os seres humanos se tornaram o principal motor do planeta, isso tem de ficar marcado, de alguma forma, no estrato geológico. Zalasiewicz parece convencido de que é esse o caso. "Quanto mais você olha a evidência, mais você percebe que mudanças substanciais estão acontecendo nos registros geológicos no momento", disse.
As cidades talvez sejam o exemplo mais visível do impacto humano. O asfalto, as luzes, os gigantescos arranha-céus fazem o contraste com as áreas naturais. Segundo Zalasiewicz, uma cidade construída em áreas altas ou montanhosas provavelmente não será preservada após milhões de anos do tempo geológico. A erosão e o tempo a apagarão do mapa. Porém, é possível que outras cidades persistam, criando paisagens humanas inteiras fossilizadas. "Cidades como Nova Orleans, Amsterdã, provavelmente Xangai, têm grandes chances de que suas fundações sejam fossilizadas porque elas estão afundando", diz. Muitas evidências da passagem humana pelo planeta não são visíveis aos olhos, mas são igualmente impactantes: nós até mesmo mudamos a porcentagem de elementos radiativos presentes no planeta, graças a explosões de mais de 2 mil testes de bombas atômicas. Não por acaso, Zalasiewicz sugere que a data do início do antropoceno poderia ser 16 de julho de 1945, o dia do primeiro teste da bomba atômica na história.
Pôr do Sol em Nova York, Estados Unidos (Foto: Mike Stobe/Getty Images)
A arquitetura do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Os traços lembram uma bromélia da Mata Atlântica (Foto: Reuters)
Mesmo com todas essas evidências, o antropoceno ainda não é um conceito científico formal. O grupo de trabalho liderado por Zalasiewicz apresentará os resultados no próximo ano, e geólogos de todo o mundo, reunidos em uma convenção da International Commission on Stratigraphy, votarão se concordam ou não com os resultados. Mas enquanto a geologia caminha a passos lentos – afinal uma montanha não surge do dia para a noite –, o debate do antropoceno continua em velocidade industrial. Para ativistas e ambientalistas, a ideia da nova época praticamente reúne tudo o que eles vêm argumentando há décadas: de que a atividade humana está interferindo tanto no planeta que coloca em risco a própria sobrevivência da humanidade. O termo também começou a ser usado por cientistas de várias áreas. Já há, hoje, três revistas científicas dedicadas exclusivamente a artigos sobre a nova época humana. Aqui no Brasil, um museu dedicado especificamente ao tema é inaugurado no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã.
"É um museu de ciência aplicada", diz Luiz Alberto Oliveira, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e curador científico do Museu do Amanhã, uma iniciativa da Prefeitura do Rio, Banco Santander e da Fundação Roberto Marinho, ligada ao Grupo Globo, que publica ÉPOCA. O principal pilar do museu será a ideia do antropoceno. A exposição permanente terá totens de 10 metros de altura, todos eles passando imagens do impacto do homem no planeta. O objetivo não é apenas fazer o visitante refletir sobre o tema, mas também mostrar que as escolhas de hoje definirão o futuro. Reportagem de ÉPOCA conheceu o museu e mostra como ele funciona. "O visitante vai sondar possibilidades de Amanhã. Diferentes cenários possíveis que são construídos a partir das decisões que tomamos hoje", diz Oliveira. Essa conscientização será importante para a tarefa mais difícil que a humanidade encontrará nesta nova época: se adaptar.
Segundo Carlos Nobre, presidente da Capes e único pesquisador brasileiro que participa do grupo de trabalho do antropoceno, a vida na época humana será mais difícil e complexa do que foi no holoceno. Buscar se adaptar a esse novo cenário é inevitável. Infelizmente, o Brasil está pouco preparado para esse desafio. "O Brasil é país de média vulnerabilidade às mudanças ocorrendo ou projetadas no antropoceno. Entretanto, não estamos preparados para responder às mudanças projetadas, o que diminuirá a resiliência social, econômica e ambiental", disse, em conversa com ÉPOCA por email.
Nobre cita como exemplo o aumento do nível do mar. Segundo o painel de cientistas da ONU que estuda o clima, se a temperatura do planeta aumentar em 3ºC, o que é provável, o nível do mar pode aumentar entre 7 a 10 metros. Só que a ciência ainda não sabe quanto tempo isso demoraria para acontecer. Pode levar mil anos, ou pode acontecer em poucas décadas. As cidades costeiras precisam começar a se preparar para isso, sob o risco de desaparecer debaixo das águas.
Outra característica marcante da vida no antropoceno, segundo Nobre, será o aumento da frequência dos fenômenos climáticos extremos. Isso já está acontecendo. 2015 deverá bater uma série de recordes climáticos nunca antes registrados pela ciência. Será o ano mais quente da história, com perspectiva de ser cerca de 1ºC mais quente do que a temperatura do planeta antes da industrialização. Também é o ano em que mais se registraram furacões das categorias mais fortes no mundo. O mais recente deles, no México, foi um dos mais fortes já formados na região, mas felizmente se dissipou antes que pudesse causar estragos. Secas como as que acontecem em São Paulo e no Nordeste, e tempestades como as que castigam o Sul do Brasil serão mais frequentes.
Imagem de satélite mostra produção agrícola no meio do deserto na Arábia Saudita (Foto: Nasa)
Como lidar com esse novo mundo humano? O primeiro passo é controlar os impactos da atividade econômica no clima. A Conferência do Clima em Paris, que fechou um acordo para limitar o aquecimento global, é um bom ponto de partida. Mas toda a sociedade precisa se engajar nos quatro "zeros": emissões, desmatamento, lixo e extinção zero. Precisamos zerar nossos impactos mais danosos e "descasar" o crescimento econômico da geração de lixo e poluição, permitindo assim crescimento econômico eterno. Para um grupo de pesquisadores e ativistas americanos, isso permitiria "abraçar" o antropoceno.
Em abril de 2015, o Breakthrough Institute, um think tank da Califórnia, publicou um documento batizado de Manifesto Ecomodernista defendendo a curiosa ideia de que o Antropoceno pode ser, afinal de contas, bom. O manifesto tenta desfazer a ideia de que os seres humanos essencialmente são seres destruidores da natureza. Eles argumentam que, se os humanos têm o poder de alterar a escala geológica do planeta, eles poderiam fazer isso para o bem: usar a tecnologia para corrigir os danos ambientais causados pelo homem. Argumentam que uma intensificação da atividade econômica e o uso de técnicas controversas, como a energia nuclear ou alimentos transgênicos, aumentará a produção sem expandir para novas áreas, mantendo florestas preservadas e impedindo as extinções de espécies. "O antropoceno pode ser bom se humanos usarem o crescente poder econômico, social e tecnológico para melhorar a vida das pessoas, estabilizar o clima e proteger a natureza", diz o manifesto.
Se a nova época humana é a prova de que a nossa espécie falhou ao proteger sua única casa ou uma oportunidade para que a humanidade tome as rédeas do planeta, ainda está aberto a debate. O que parece certo é que nossa interferência na Terra é tão grande, intensa e duradoura que de fato entramos em uma nova época geológica. Adaptar a esse novo cenário será crucial para manter bem-estar e riqueza dos mais de 11 bilhões de humanos que herdarão o planeta no próximo século.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Grande festa benefíciente no dia 23 de dezembro com Jackson & Banda doce paixão Moises Barros & Forró Amor Sakana e Forró Ostentação


Atenção 📢 atenção meu povo 📢. Dia 23 de Dezembro será realizada mais uma festa beneficente, em prol da nossa queria Amanda Araújo, que precisa fazer uma cirurgia urgente de sua coluna. Contamos com sua solidariedade e participação nesta festa. Começará a partir das hs 19:00 na Afocus como 3 bandas, 




















Jackson e Banda Doce Paixão
Moisés Barros e Forró Ostentação
 O homem o ingresso apenas R$5.00
e a mulher R$3.00
Contamos com a sua presença.
Desde já Amanda, família e amigos agradecem

“Anjo da Guarda" aparece em foto de sobrevivente após acidente


Algo bem estranho chamou a atenção da família da vítima. Imagens feitas na hora da tragédia revelaram a presença de uma criatura sobrenatural sobre o corpo da vítima. A família alega que ele foi salvo "por um anjo". Por pouco, o acidente não foi fatal. 
O desastre aconteceu em Abbeville, Carolina do Sul (EUA). O motorista, cujo nome não foi revelado, escapou da morte, segundo a família, após o veículo perder o controle e capotar quatro vezes antes de atingir uma árvore.
A figura fantasmagórica deixou todos chocados. Ela aparece flutuando sobre o corpo caído. Em entrevista, todos disseram estar convencidos se tratar de um anjo, que estava ali para salvar a vida do acidentado. Por conta da gravidade do acidente, o homem que testemunhou a cena pensou que a vítima não sairia viva. Porém, para espanto dele, o ferido não teve complicações graves, além de uma perna quebrada e um corte minúsculo na orelha.

Image title

A ilha no Japão que recicla e reutiliza 80% dos resíduos que produz

Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

japao-residuos-ecod.jpg
Kamikatsu é um vilarejo de 2.000 habitantes situado em uma região relativamente isolada do Japão. Em 2001, o poder público local decidiu diminuir as taxas de incineração dos resíduos domésticos na cidade por meio da implantação do programa Zero Waste Academy. No país asiático, o lixo não reciclado é geralmente incinerado, uma vez que a ilha sofre com problemas de espaço, tornando aterros sanitários inviáveis.
Os moradores da cidade passaram a separar seus resíduos em 34 tipos diferentes, que são levados a um posto de coleta pelos próprios cidadãos, em vez de serem recolhidos de maneira tradicional (apenas idosos sem carro estão isentos desta responsabilidade).
Como as casas estão localizadas em terreno montanhoso e a grandes distâncias umas das outras, a coleta com caminhões seria economicamente inviável. Além disso, há subsídios para a compra de material para compostagem, que é estimulada pela prefeitura. No próprio centro de coleta há uma feira de trocas e artesanato feito a partir daquilo que é trazido.
A taxa de reciclagem da cidade, que era de 55% em 2000, agora gira em torno de 80%, sem levar em conta a compostagem doméstica. O objetivo é reduzir a zero a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários ou incinerados até 2020, segundo informações da plataforma Cidades Sustentáveis.
Cronograma do programa
• 2001: Começa um programa de reciclagem na cidade que divide os materiais recicláveis em 34 tipos
• 2003: Declaração da adoção de um programa “Zero Waste” na cidade
• 2005: Criação da “Zero Waste Academy” na cidade, como instituição de pesquisa e troca de idéias para encontrar soluções para a questão dos resíduos
• 2006: A “Zero Waste Academy” de Kamikatsu bate a marca de 3.000 visitantes
Resultados
• Foi criada a “Zero Waste Academy”
• Três outras cidades japonesas anunciaram os mesmos objetivos que Kamikatsu, tomando-a como exemplo: Minamata, Oki e Hayama. A taxa de reciclagem da cidade, que era de 55% em 2000, agora gira em torno de 80%, sem levar em conta a compostagem doméstica.

GALERIA DE FOTOS (clique na imagem para ampliar)

Comentários
Deixe sua opinião sobre este assunto.

Civilização humana será extinta caso não pare de destruir a Natureza, alertam cientistas


Pesquisadores emitiram um aviso afirmando que a vida na Terra será insustentável aos seres humanos, caso não ocorram grandes mudanças comportamentais.

 
A única solução é retardar e impedir a destruição da vida vegetal da Terra, de acordo com um novo estudo. É a afirmação de que os seres humanos estão “enfraquecendo a bateria” do planeta.
 
"Você pode pensar na Terra como uma bateria que foi carregada lentamente ao longo de bilhões de anos", disse o principal autor do estudo, John Schramski, um professor adjunto na Faculdade de Engenharia da Universidade de Geórgia, nos EUA. “A energia do Sol é armazenada nas plantas e nos combustíveis fósseis, mas os seres humanos estão drenando energia muito mais rápido do que o tempo de reabastecimento”, disse.
 
De acordo com John, a Terra já foi uma paisagem estéril desprovida de vida e só depois de bilhões de anos que organismos simples evoluíram com a capacidade de transformar a luz do Sol em energia. Isto, eventualmente, levou a uma explosão de vida vegetal e animal que banhou o planeta com florestas exuberantes e ecossistemas extraordinariamente diversos.  Os cálculos do estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, baseiam-se nos princípios fundamentais da termodinâmica, um ramo da Física preocupado com a relação entre calor e energia mecânica.
 
A energia química é armazenada nas plantas, ou na biomassa, usada para alimentos e combustíveis, mas que também é destruída para dar espaço para a agricultura e expansão de cidades. Os cientistas estimam que a Terra continha cerca de 1.000 bilhões de toneladas de carbono na biomassa viva, há 2.000 anos. Desde aquela época, os seres humanos têm reduzido esse montante quase pela metade. Estima-se que pouco mais de 10% da biomassa foi destruída apenas no século passado. “Se não revertermos esta tendência, vamos finalmente chegar a um ponto em que a bateria da biomassa irá descarregar para um nível em que a Terra já não poderá sustentar a vida”, disse Schramski.
 
O trabalho de James H. Brown, da Universidade do Novo México, com Schramski, da UGA e David Gattie, um professor associado na Faculdade de Engenharia, mostra que a grande maioria das perdas vêm do desmatamento, acelerado pelo advento da agricultura mecanizada em larga escala e a necessidade de alimentar uma população em rápido crescimento. Quanto mais biomassa é destruída, o planeta tem menos energia armazenada, que ele precisa para manter teias alimentares complexas da Terra e saldos biogeoquímicos.
 
"À medida que o planeta se torna menos hospitaleiro e mais pessoas tem menos opções energéticas disponíveis, o padrão de vida e a própria sobrevivência se tornarão cada vez mais vulneráveis ​​a problemas como secas, epidemias de doenças e distúrbios sociais", disse Schramski.
 
 
Mesmo que os seres humanos não sejam extintos e a biomassa sobreviva, mesmo em níveis insustentáveis, a população vai diminuir drasticamente, e as pessoas serão forçadas a voltar à vida como caçadores-coletores ou horticultores simples, de acordo com o estudo. "Eu não sou um ativista ou ambientalista, minha formação e meu trabalho científico estão enraizados na termodinâmica. Estas leis são absolutas e incontestáveis. Nós temos uma quantidade limitada de energia de biomassa disponível no planeta, e assim que estiver esgotada, não há absolutamente nada para substituí-la”, disse Schramski.
 
Ele e seus colaboradores estão esperançosos de que o reconhecimento da importância da biomassa e a eliminação de sua destruição e dependência crescente de energias renováveis ​​podem diminuir a marcha constante em direção a um futuro incerto, mas as medidas necessárias para interromper essa progressão terão de ser drásticas.

Presos por corrupção na saúde vão pagar quase R$ 2 milhões para ficar em prisão domiciliar Além de Benedito Silva Carvalho, o TRF1 concedeu habeas corpus para mais três dos acusados de fraude na Saúde do Maranhão.

Proprietários do ICN, Péricles Filho e Benedito Carvalho.
Proprietários do ICN, Péricles Filho e Benedito Carvalho.
O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concedeu parcialmente, na última terça-feira (15), habeas corpus em favor do empresário Péricles Silva Filho, também proprietário do ICN; José Sérgio Melo de Moraes Rego, responsável por supervisionar contratos firmados entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o ICN.
O quarto nome que foi beneficiado pelo alvará de soltura está sob sigilo, mas possivelmente é Theofilo Junqueira Vilela Junior, advogado do Instituto.
O presidente do Instituto de Cidadania e Natureza (ICN), Benedito Silva Carvalho já havia recebido o alvará de soltura no dia 25 de novembro, pois alegou problemas de saúde.
Os quatro beneficiados respondem a inquérito policial por suspeita de desvio de recursos públicos federais, oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e destinados ao Sistema de Saúde do Estado do Maranhão, entre 2011 e 2014, mediante a constituição de parcerias entre o poder público e pessoas jurídicas de direito privado, especialmente a Organização Social (OS) denominada Instituto Cidadania e Natureza (ICN) e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), denominada Bem Viver.
De acordo com a denúncia, o ICN foi favorecido com a quantia total de R$ 1.105.330.827,86, enquanto a Bem Viver teria recebido R$ 715.641,135,03, aplicados no sistema de saúde, porém parte significativa teria sido desviada, segundo o MPF.
Eles foram presos no dia 16 de novembro, durante a Operação Sermão aos Peixes, deflagrada pela Polícia Federal, após o juiz federal da 1ª Vara, Roberto Carvalho Veloso, decretar a prisão dos envolvidos na fraude.
A Terceira Turma do TRF 1 decidiu, por unanimidade, conceder parcialmente a ordem de habeas corpus, convertendo a prisão preventiva em prisão domiciliar, mediante cumprimento de medidas cautelares, como prévia autorização para deslocamento para consultas médicas ou laboratoriais; proibição de efetuar quaisquer atos de administração, de movimentação bancária e/ou financeira, de transferência de imóvel e de patrimônio e de praticar ato de gestão nas empresas mencionadas na denúncia; impossibilidade de criação de novas pessoas jurídicas; proibição de manter contato com as demais pessoas elencadas na decisão; proibição de efetuar movimentações bancárias e financeiras, na qualidade de representante da pessoa jurídica Instituto Cidadania e Natureza – ICN; proibição de se ausentar do Estado do Maranhão; proibição de utilizar quaisquer meios de comunicação e utilização de monitoração eletrônica.
Além disso, arbitrou fiança no valor de R$ 800 mil para Benedito Carvalho e Péricles Filho; para Theofilo Junqueira, o montante foi de R$ 100 mil; já para José Sérgio Melo, quantia foi de R$ 25 mil, pois para o relator do processo, Desembargador Ney Bello, a prisão preventiva dos integrantes da organização criminosa no sistema penitenciário já cumpriu a sua finalidade. “Após 30 dias no sistema penitenciário a cautela prisional cumpriu sua finalidade devendo ser substituída por pagamento de fiança em valor proporcional ao dano que se imputa, além de outras medidas que não permitam empecilho a investigação e a instrução” afirmou.
O magistrado informou, também, que os investigados deverão ficar detidos em suas residências,  sem uso de nenhum meio de comunicação e sem contato com quaisquer dos investigados. Ainda lhes foi vedada a possibilidade de administrar patrimônio e praticar atos de movimentação bancária. Os passaportes dos réus foram apreendidos.
sigiloso trf1
Benedito Silva Carvalho trf1
José Sérgio Melo trf1
Pericles trf 1

Fonte: Blog do Neto Ferreira

Menor diz à polícia que roubou 8 motos e vendeu para traficante de Chapadinha , e Caxias

Um velho conhecido da polícia coelhonetense, um menor infrator, de apenas de 16 de idade, mas já contabiliza 20 passagens pelo distrito de polícia civil de Coelho Neto. o mesmo foi apreendido mais uma vez na manhã desta quinta-feira (17), acusado de uma série de roubos de motocicletas.

DSCN2626Levado a delegacia, o menor conversou ao investigador que nos últimos dias roubou oito motocicletas sendo quatro Pop 100, e quatro Titan 125, sendo 4 delas roubadas na cidade de Afonso Cunha, e 4 em Coelho Neto, das oito 2 foram recuperadas ontem quarta-feira pela PC.
O infrator contou detalhes de como roubou as motocicletas, e quais foram os destinos delas. Segundo ele, elas eram trocadas por drogas, com um traficante que mesmo preso no presídio de Caxias velho conhecido da polícia “Pelezinho”, contínua comandado o trafico de drogas de dentro do sistema prisional, com apoio de um avião, nome dado ao submundo do crime.
??????????Além dele, outro traficante de chapadinha identificado por Antônio José de Sousa Medeiros (Kaká), também recebeu pelo menos duas motocicletas em troca de drogas.
A polícia civil continuará as investigações, e posteriormente, o delegado deverá solicitar a prisão, e apreensão dos outros menores envolvidos.
Fonte: portal coelho neto

Mulher Melão lamenta bloqueio de WhatsApp: 'Não dá para enviar nudes'


Renata Frisson, mais conhecida como Mulher Melão, está de luto. A funkeira diz que não está sabendo lidar com o bloqueio do aplicativo WhatsApp no Brasil. "Estou arrasada. Como vamos paquerar agora? Hoje em dia a gente usa o zap zap para tudo. Eu só paquero pelo Whats. É bem mais fácil e os tímidos ficam soltos e falam tudo. E o pior...Não dá para enviar nudes", afirmou ela, nesta quinta-feira, 17.
Fonte: Ego

Policial Militar e dono de parque de vaquejada são mortos durante operação no interior do MA

Policial foi morto com um tiro no peito
Um policial do Serviço de Inteligência (SI) da Polícia Militar do Maranhão identificado como James de Oliveira Fernandes foi morto com um tiro de fuzil na manhã desta quinta-feira (17), durante operação realizada no povoado Moitas e Capoeira Grande, na cidade de Arari-MA. 

Além dele, um homem identificado como Miguel que era proprietário de um parque de vaquejada na cidade e mais duas pessoas foram mortas no tiroteio.

A operação designada por policias do serviço avançado da PM do Maranhão, tinha como objetivo prender integrantes de uma quadrilha que estavam escondidos naquele povoado, na residência que seria de Miguel.

Ao chegar no local, o PM morto e sua equipe foram recebidos a tiros. James foi atingido com um tiro de fuzil no peito, chegando ainda a ser socorrido e levado para o hospital de Arari, onde já chegou sem vida.

No tiroteio, Miguel que também era considerado criminoso seria o proprietário da residência onde acabou sendo executado. Além dele, dois quadrilheiros também foram mortos.

Os quatro corpos foram levados para o hospital Jorge Oliveira localizado na cidade de Arari.

James fazia parte da corporação desde 2007 e deixa um filho de apenas um ano de idade.
Fonte: CN1

Sarney ligou para Renan para saber se Roseana seria alvo da PF


Veja parte da matéria do colunista Ricardo Noblat do jornal O Globo

A menos de dez quilômetros de distância, no Lago Sul, as casas situadas nas vizinhanças da QL 12 começaram a ser sobrevoadas por um helicóptero da Polícia Federal. O barulho acordou cabeças coroadas da cidade que temeram o pior. Os telefones tocaram.

Àquela altura, a residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados estava cercada por agentes federais. E o prédio da Câmara recebia a visita incômoda de agentes ocupados em devassar alguns gabinetes, entre eles o do presidente Eduardo Cunha e o do senador Fernando Bezerra Coelho.


Morador do Lago Sul, o ex-presidente José Sarney ligou, nervoso, para Renan. Queria saber o que estava havendo, e se sua filha Roseana, ex-governadora do Maranhão, citada na Lava-Jato, poderia também ser alcançada pela operação policial.
O Congresso virou uma delegacia de polícia. No passado, era impensável a entrada ali de policiais a serviço. Virou rotina. Mediante uma ordem judicial, eles entram e saem com frequência, e nada fazem além do que é sua obrigação. O problema não é deles, mas dos políticos.
A política degradou-se. Virou um meio de enriquecer com facilidade. Há, pelo menos, 66 políticos envolvidos com a roubalheira investigada pela Operação Lava-Jato. E o mais notável deles, por todos os seus méritos, é o presidente da Câmara.

Saiba como usar WhatsApp mesmo com bloqueio É importante ressaltar que o VPN funciona como um rede privativa dentro da rede mundial de computadores...


O Brasil todo está sem acesso ao WhatsApp. Certo? Na verdade, quase certo. Acontece que é possível burlar a proibição através de aplicativos de VPN, fazendo com que seu aparelho funcione como se estivesse conectado de um outro país. Mesmo no 3G  eno 4G é possível usar a artimanha.
O VPN funciona como uma rede privativa dentro da rede mundial de computadores. O mantenedor do VPN pode, em tese, ter acesso às suas comunicações por WhatsApp e também ao histórico de páginas acessadas.
Utilize este recurso com parcimônia – preferencialmente depois de pesquisar provedores de VPN e contratar aquele que lhe parece mais interessante.

Passo 1. Baixe o Betternet: Unlimited Free VPN no seu celular e abra o aplicativo ao fim da instalação;
Passo 2. O aplicativo exibirá telas de boas vindas. Deslize o dedo da direita para a esquerda até que a opção “Lets Go” apareça;
Passo 3. Na tela inicial do aplicativo, toque sobre a opção “Conect”;
Passo 4. Caso o sistema solicite autorização, faça a confirmação necessária;
Passo 5. Aguarde até que o aplicativo termine a autenticação. Um alerta será exibido no topo da tela sobre o processo;
Passo 6. Quando o escudo ficar azul e sorridente, o seu celular estará conectado à VPN;
Passo 7. Acesso o WhatsApp e tente mandar uma mensagem para os seus amigos;
Pronto! Agora você pode mandar mensagens no Android e iOS no WhatsApp seja no 3G ou no Wi-Fi. Caso não dê certo, reinicie o celular e repita a operação.
Com informações são do Tech Tudo.

“Hoje é um dia triste para o Brasil”, diz fundador do Facebook Rede social, que é dona do WhatsApp, afirma que "está trabalhando duro" para reverter decisão da Justiça brasileira

CEO do Facebook, Zuckerberg comentou bloqueio do WhatsApp no Brasil
O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, usou seu perfil na rede social para falar sobre o bloqueio ao aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp na manhã desta quinta-feira. “Este é um dia triste para o Brasil. Até hoje, o Brasil sempre foi um aliado em criar uma internet aberta. Os brasileiros sempre estiveram entre os mais apaixonados em compartilhar sua voz na internet”, afirmou o executivo. O WhatsApp é propriedade do Facebook desde fevereiro de 2014, quando a rede social comprou o serviço de mensagens instantâneas por US$ 21,8 milhões.
Leia também:
Justiça pede bloqueio ao WhatsApp por 48 horas
Brasileiros ficam em limbo jurídico ao usar serviços estrangeiros
Veja 10 alternativas para se comunicar sem WhatsApp 
De acordo com Zuckerberg, mais de 100 milhões de brasileiros usam o WhatsApp no Brasil. Eles estão sem acesso ao serviço desde a 0h desta quinta-feira, 17, após a juíza Sandra Regina Nostre Marques, da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinar que as operadoras de telefonia móvel e fixa deveriam interromper a comunicação dos dispositivos móveis de brasileiros com os domínios do WhatsApp. Em nota, O TJ-SP afirmou na noite de ontem que o WhatsApp não cumpriu duas ordens judiciais e, por isso, a Justiça determinou o bloqueio do serviço no País por 48 horas.
“Estamos trabalhando duro para reverter o bloqueio”, disse Zuckerberg na mensagem publicada em seu perfil. A empresa, porém, não informou oficialmente se entraria com recurso na Justiça brasileira contra a decisão ou se cumpriria a ordem judicial para colocar fim ao bloqueio do WhatsApp no País. O CEO do Facebook classificou a decisão como “extrema”, já que a decisão da Justiça suspendeu a comunicação entre todos os usuários do aplicativo de mensagens no Brasil, em uma estratégia para obrigar o serviço de mensagens a cooperar com a Justiça mesmo sem ter representação oficial no Brasil.
Como alternativa, o executivo do Facebook propôs o uso do aplicativo Facebook Messenger, que permite bater papo com os amigos na rede social. Esta, porém, não é a única alternativa: diversos outros serviços permitem a troca de mensagens instantâneas por meio do smartphone. O Telegram, uma das principais opções buscadas pelos usuários, informou na madrugada desta quinta-feira que já recebeu mais de 1,5 milhão de novos usuários brasileiros após o anúncio de que o WhatsApp seria bloqueado no País. A empresa afirma que está fazendo ajustes técnicos na plataforma para acomodar o grande número de usuários.
WhatsApp. Logo após o bloqueio do WhatsApp se tornar efetivo no Brasil, o cofundador e CEO do WhatsApp, Jan Koum usou seu perfil no Facebook para lamentar o ocorrido. “Estamos desapontados pela decisão pelo corte de acesso ao WhatsApp, uma ferramenta de comunicação que tantos brasileiros dependem”, disse o CEO do WhatsApp. “Estamos tristes de ver o Brasil se isolar do resto do mundo.” O executivo, porém, não esclareceu de que maneira a empresa atuaria para reverter a decisão.

Pedido de bloqueio do WhatsApp é em decorrência de investigação de “facções criminosas” o Brasil falidado.

Whatsapp - logotipo
Aparentemente, o motivo do bloqueio do WhatsApp do Brasil é uma investigação criminal em São Bernardo do Campo que não teve cooperação do serviço de mensagens. As informações estão em um documento obtido pelo Gizmodo Brasil. Nele consta como origem o seguinte: Grupo de Combate às Facções Criminosas (GCF). Parece coisa bem séria.
>>> Investigação de tráfico de droga ligado ao PCC é possível pivô de bloqueio do WhatsApp
O documento diz aquilo que tanto a Folha quanto uma nota do Tribunal de Justiça de São Paulo disseram: a partir das 0h do dia seguinte ao recebimento da ordem – ou seja, esta quinta feira (17) – o aplicativo deve ser bloqueado por um período de 48 horas, retornando na madrugada de sexta-feira para sábado.
A ordem determina que as operadoras bloqueiem acesso a domínios e subdomínios do WhatsApp e também façam tudo o que “for necessário para a suspensão do tráfego de informações, coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registro de dados pessoais ou de comunicações entre usuários da rede”.
O estranho do documento obtido pelo Gizmodo Brasil, que foi enviado às operadoras,  é que não dá para saber, de fato, o teor do crime que levou a esse processo. Segundo Paulo Rená, chefe de pesquisa do Instituto Beta para internet e democracia, que também analisou o documento, isso pode significar muita coisa: pornografia infantil, tráfico de drogas ou mesmo alguma denúncia sobre corrupção.
Oficialmente, as operadoras dizem que vão acatar a decisão judicial, apesar de dizerem ser contra — aliás, muitas delas oferecem planos de WhatsApp ilimitado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse à Folha que não foi notificada da decisão, mas acha que a medida é prejudicial aos usuários e desproporcional por prejudicar milhões de consumidores.
Em nota, o TJ-SP disse que a decisão foi tomada após o WhatsApp não atender uma determinação judicial de julho. A empresa voltou a ser notificada em agosto, e seguiu sem atender ao pedido da Justiça – o que resultou, portanto, na ordem de bloqueio.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Justiça determina bloqueio do WhatsApp por 48 horas Medida foi imposta sob pena de multa pela Justiça de São Paulo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo

                                                        
Reprodução/Google
As operadoras de telefonia celular receberam determinação judicial nesta quarta-feira para bloquear o funcionamento do aplicativo WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas. As teles, por meio do Sinditelebrasil, afirmam que cumprirão a determinação judicial que passa a valer a partir de 0h desta quinta-feira (17).

A medida foi imposta sob pena de multa pela Justiça de São Paulo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo.

As teles já vinham reclamando ao governo que é preciso regulamentar o serviço do aplicativo, que faz chamadas de voz via internet. Para elas, esse é um serviço de telecomunicações e o WhatsApp, e demais aplicativos do gênero, não poderiam prestar porque não são operadores.

POLÊMICA

Recentemente, a Vivo, em nota, disse que o "WhatsApp compete diretamente com as operadoras, associando cada chamada de voz a números do plano de numeração". Já para o presidente da Claro, Carlos Zenteno, os aplicativos não precisam estar sujeitos à mesma regulação que as operadoras, mas deveriam ter regras básicas para garantir a qualidade do serviço. “Não pretendemos que isso signifique barreiras para inovação. Os aplicativos são aceleradores de uso de dados. Os dois serviços são complementares”, explicou.

Juízes brasileiros avaliam que a Polícia Federal é a melhor instituição do país Em pesquisa realizada pela AMB, a PF recebeu a melhor nota entre as principais instituições brasileiras

 


Em 2014 a Polícia Federal foi considerada pela população brasileira uma das instituições de maior confiança, com cerca de 70% de aceitabilidade. Agora, pesquisa recentemente divulgada pela Associação Magistrados Brasileiros (AMB) mostra que o índice de aprovação da Polícia Federal também é alto entre os juízes do país.

Ao todo, mais de 3600 juízes avaliaram 14 instituições. A Polícia Federal ficou entre a mais bem-avaliada, com nota 7,5.

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Miguel Sobral, reconheceu a boa avaliação e pediu apoio no processo de autonomia da Polícia Federal.

"Os Delegados Federais agradecem o reconhecimento dos Juízes pelo trabalho realizado pela Polícia Federal, ao tempo em que solicitamos o apoio dos magistrados brasileiros para a constitucionalização da autonomia da PF".

ONU financia projetos de construções sustentáveis


ecotelhado_5
O Quadro Decenal de Programas de Consumo e Produção Sustentáveis da ONU (10YFP, na sigla em inglês) abriu, na quinta-feira passada (03/12) chamada para apoiar projetos na área ambiental destinada a órgãos públicos e organizações não governamentais. Esta é a quinta chamada do 10YFP e, nesta edição, é voltada para propostas sobre edifícios e construções sustentáveis.
Governos e organizações não governamentais em países em desenvolvimento ou com economias em transição estão convidados a participar. O total de recursos disponíveis é de US$ 500.000. A duração dos projetos deve ser de, no mínimo, 12 meses e, no máximo, 24 meses. Os projetos apresentados podem variar entre US$ 100.000 (mínimo) e US$ 200.000 (máximo). O prazo final para apresentação das propostas é dia 4 de fevereiro de 2016.
Sobre o fundo
O Fundo do 10YFP tem como objetivos receber e mobilizar recursos (públicos e privados) de uma forma estável, sustentável e programada para o desenvolvimento de programas de consumo e produção sustentáveis em países em desenvolvimento ou países com economias de transição, e promover a alocação transparente desses recursos.
Segundo a diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis do MMA, Raquel Breda, o apoio da cooperação internacional para a execução de projetos tem sido muito importante para a promoção de práticas mais sustentáveis de produção e de consumo no Brasil e em outros países em desenvolvimento. “A quinta chamada visa apoiar ações voltadas à sustentabilidade do setor da construção, à redução dos impactos ambientais e climáticos, e ao aumento da resiliência das edificações e da infraestrutura, entre outros objetivos”, explica. “E chega em um momento particularmente estratégico em função da intensificação do processo de urbanização e da crescente ocorrência e da intensificação de fenômenos climáticos e de riscos ambientais”, conclui.

SEBRAE PREMIA EMPRESÁRIOS URBANOSANTENSES EM CHAPADINHA











Os empresários de Urbano Santos, França da Lider Farma e Jesus do Restaurante Alpaville foram premiados...

O Prêmio Destaque Empresarial 2015 buscou reconhecer, divulgar e premiar as empresas que aplicaram as ferramentas de gestão e boas práticas, melhorando os processos de desenvolvimento dos seus negócios por meio das consultorias e capacitações do Sebrae.

Cerca de 100 empresários de Chapadinha e de outros municípios de atuação da regional do Sebrae, participaram na última quarta-feira (09), no Espaço Ana Monteles, do Happy Hour Empresarial, que contou com a premiação “Destaque Empresarial 2015”. O evento foi uma promoção do Sebrae em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município e apoio da Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Sala do Empreendedor. Dentre as autoridades, estiveram presentes a prefeita de Chapadinha Ducilene Pontes, a gerente regional do Sebrae, Larissa Leite, o presidente da CDL Chapadinha, Alan Monteles e demais parceiros e apoiadores do evento.

O prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer, divulgar e premiar as empresas que aplicaram as ferramentas de gestão e boas práticas, melhorando os processos de desenvolvimento dos seus negócios por meio das consultorias e capacitações do Sebrae. O Projeto Atendimento Territorial na regional de Chapadinha durante o ano de 2015 realizou vários cursos de gestão, voltados para atendimento, gestão de pessoas, finanças e tecnologias. As oficinas SEI, desenvolvidas para os microempreendedores individuais e oficinas no campo direcionadas para o pequeno Produtor. Além de várias consultorias individuais e cursos de boas práticas.

Na ocasião, a gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, relembrou as diversas ações realizadas durante todo o ano como cursos, consultorias, grandes eventos a exemplo do Workshop e-commerce, jornadas empresariais, e enfatizou que durante essas ações muitos empresários se destacaram colocando em prática todo o aprendizado adquirido. “Esse evento foi uma forma de premiar esses destaques, mostrando aos empresários a importância em estar participando de nossas atividades para o fortalecimento do empresariado local”, ressaltou Larissa Leite.

O momento, segundo o Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas marca o convite aos associados e não associados da CDL, para um envolvimento mais próxima com a instituição. “A CDL existe a mais de 10 anos sendo muito importante que todos os empresários participem das reuniões, opinem e façam com que o comércio de Chapadinha fique mais fortalecido. Pretendemos trabalhar o associativismo nas nossas próximas atividades, com o objetivo de fortalecer ainda mais o comércio local”, frisou Monteles.

A Prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Sala do Empreendedor, tem sido um importante parceiro do Sebrae. Segundo a prefeita Ducilene Pontes, a parceria tem somado positivamente no desenvolvimento das empresas. “As atividades do Sebrae, sendo palestras motivacionais, capacitações e oficinas são um grande incentivo aos empresários, que passam a ter uma outra visão de mercado. Percebemos que em Chapadinha muitos empresários tem transformado a crise em oportunidades, gerando emprego”, ressaltou a prefeita Ducilene Belezinha.

Além da premiação, também fez parte da programação do evento a realização da palestra “Comunicação Empresarial: Construindo um relacionamento com o mercado”, ministrada pelo consultor do Sebrae, Josiano César de Sousa, que abordou como as empresas podem massificar o relacionamento com o cliente por meio de uma mudança de comportamento, onde a boa comunicação se faz presente.

Premiação - O Prêmio Destaque Empresarial 2015, buscou reconhecer, divulgar e premiar as empresas que aplicaram as ferramentas de gestão e boas práticas, melhorando os processos de desenvolvimento dos seus negócios por meio das consultorias e capacitações do Sebrae. A premiação dividiu-se em três categorias, com cinco finalistas em cada uma delas. As categorias foram, Comércio, Serviços e Indústria. Todos receberam certificados e os primeiros colocados, troféu de reconhecimento.



O primeiro colocado na categoria Indústria, Élcio Alves de Oliveira, da empresa GBOI, acreditou no Sebrae e deste o início da construção de seu abatedouro, em 2013, vem sendo acompanhado em todos os detalhes da regulamentação do empreendimento. Já foram feitos testes em relação ao processo e funcionamento do negócio, que atende todas as normas legais, respeitando o meio ambiente, higiene e sanidade e que está na fase final das licenças. “Para mim é uma satisfação muito grande receber o primeiro lugar do prêmio, sabendo que o Sebrae tem sido o nosso grande parceiro desde o início da construção e vem nos ajudando em tudo que é necessário”, contou o empresário Élcio Alves de Oliveira.

A empresária Ana Dalva Almeida Costa de Itapecuru-Mirim foi a primeira colocada na categoria Serviços, e a categoria Comércio foi para a empresária Maria do Socorro do município de Brejo.

Redação e fotos;
Lidiane Reinaldo
Unidade de Comunicação e Marketing
Regional do SEBRAE em Chapadinha - Ma
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741
Fonte: Aconteceu Virou Noticia