segunda-feira, 19 de setembro de 2022

📌 São Benedito do Rio Preto 🗺 ❤️HISTÓRIA - Os primeiros habitantes deste município foram as famílias de Rufino Alves da Silva, natural de Sobral-Ceará e José Rodrigues de Mesquita (CE) donos de engenhos e comerciantes que se estabeleceram nesta região por volta de 1874, entre outras famílias. Estas pessoas desenvolviam um trabalho agrícola principalmente na produção de cana-de-açúcar, mandioca, arroz e algodão.Estas famílias fundaram a Vila de São Benedito que fazia parte na época do município de Vargem Grande.Com o crescimento da Vil, iniciaram-se então, em 1916, certas melhorias, tais como: Correios, coletoria de impostos, Igreja, etc.A Vila teve como sua primeira professora leiga a Srª Antonia Rodrigues de Sousa, que aqui chegou em 1927. O Sr. Juventino Magalhães foi fundador d diretor responsável de um externato para rapazes, o centro “Coelho Neto”. Participou também do Seminário “Sertão Novo”, periódico que circulou até 1932.A criação da cidade Curuzú deu-se 1949, no mandato do governador Sebastião Archer da Silva, através da lei 156 de 21 de outubro de 1948, Logo após a criação teve como seu primeiro prefeito nomeado o Sr. Domingos Rodrigues Mesquita, e em seguida o primeiro prefeito eleito: Raimundo Erre Rodrigues.O nome Curuzú origina-se do nome de uma localidade no Paraguai onde o Brasil venceu uma batalha durante a Guerra do Paraguai e depois no local o exército construiu o Forte de Curuzú. As pessoas responsáveis pelas reformas dos nomes dos municípios na época da fundação utilizaram este nome em homenagem à vitória brasileira na chamada de Batalha do Curuzú.O povo do Município insatisfeito com o nome Curuzú resolveu depois de cinco anos, mudar o nome da cidade para São Benedito do Rio Preto, isto em 1954. Para isto solicitaram ao Governo do Estado a mudança do nome.O nome São Benedito foi escolhido por ter sido o antigo nome da vila e em homenagem ao santo padroeiro da cidade. Rio Preto foi usado por representar o rio que corta a cidade, por ser um dos principais motivos do povoamento da cidade e por que na época já existia um município brasileiro com o mesmo nome do santo.Fotos: @saobeneonline 📸

📌 São Benedito do Rio Preto 🗺 ❤️

HISTÓRIA - Os primeiros habitantes deste município foram as famílias de Rufino Alves da Silva, natural de Sobral-Ceará e José Rodrigues de Mesquita (CE) donos de engenhos e comerciantes que se estabeleceram nesta região por volta de 1874, entre outras famílias. 

Estas pessoas desenvolviam um trabalho agrícola principalmente na produção de cana-de-açúcar, mandioca, arroz e algodão.

Estas famílias fundaram a Vila de São Benedito que fazia parte na época do município de Vargem Grande.

Com o crescimento da Vil, iniciaram-se então, em 1916, certas melhorias, tais como: Correios, coletoria de impostos, Igreja, etc.

A Vila teve como sua primeira professora leiga a Srª Antonia Rodrigues de Sousa, que aqui chegou em 1927. O Sr. Juventino Magalhães foi fundador d diretor responsável de um externato para rapazes, o centro “Coelho Neto”. Participou também do Seminário “Sertão Novo”, periódico que circulou até 1932.

A criação da cidade Curuzú deu-se 1949, no mandato do governador Sebastião Archer da Silva, através da lei 156 de 21 de outubro de 1948, Logo após a criação teve como seu primeiro prefeito nomeado o Sr. Domingos Rodrigues Mesquita, e em seguida o primeiro prefeito eleito: Raimundo Erre Rodrigues.

O nome Curuzú origina-se do nome de uma localidade no Paraguai onde o Brasil venceu uma batalha durante a Guerra do Paraguai e depois no local o exército construiu o Forte de Curuzú. As pessoas responsáveis pelas reformas dos nomes dos municípios na época da fundação utilizaram este nome em homenagem à vitória brasileira na chamada de Batalha do Curuzú.

O povo do Município insatisfeito com o nome Curuzú resolveu depois de cinco anos, mudar o nome da cidade para São Benedito do Rio Preto, isto em 1954. Para isto solicitaram ao Governo do Estado a mudança do nome.

O nome São Benedito foi escolhido por ter sido o antigo nome da vila e em homenagem ao santo padroeiro da cidade. Rio Preto foi usado por representar o rio que corta a cidade, por ser um dos principais motivos do povoamento da cidade e por que na época já existia um município brasileiro com o mesmo nome do santo.

Fotos: @saobeneonline 📸

Nenhum comentário:

Postar um comentário