Os agrotóxicos eram utilizados como venenos para combater pragas que atacavam as plantações, hoje seu uso foi expandido e passou a ser o nome dado aos pesticidas, hormônios, adubos químicos e herbicidas usados nas culturas de vegetais e outros alimentos.
Brasil usa muito agrotóxico
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, cabendo a cada brasileiro um consumo médio de 5,2 litros de substâncias tóxicas por ano. Os dados são alarmantes, uma vez que o consumo dessas substância está longe de fazer bem à saúde.
Impactos na saúde
Apesar de serem classificados como seguros, os agrotóxicos são alvo cada vez maior de acusações de diversos problemas de saúde. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sua utilização excessiva e intensiva tem efeito cumulativo em nosso organismo, podendo causar de intoxicações agudas (como dor de barriga, dor de cabeça e alergias) até problemas como paralisias, intolerâncias alimentares, câncer e problemas neurológicos.
Danos e intoxicação
Em conformidade com a agência, o INCA também reforça que o modelo de cultivo com o intensivo uso de agrotóxicos gera grandes malefícios, como poluição ambiental e intoxicação de trabalhadores e da população em geral. As intoxicações agudas por agrotóxicos são as mais conhecidas e afetam, principalmente, as pessoas expostas em seu ambiente de trabalho (exposição ocupacional).
Alimentos e agrotóxicos
- Quais alimentos têm mais agrotóxicos?
- 2 alimentos com muito agrotóxico, 11 para ter cuidado
- Mistura caseira retira 96% dos agrotóxicos da maçã
Nenhum comentário:
Postar um comentário