PRESS RELEASE
ASSUNTO: Sebrae promove Encontro de Negócios em Chapadinha
DATA DE ENVIO: 01/10/2018
*Encontro em Chapadinha gera cerca R$ 1,6 mi em negócios*
_Evento realizado pelo Sebrae, reuniu 65 empresas das microrregiões de Itapecuru-Mirim, Chapadinha e Baixo Parnaíba_
Empreendedorismo, formação de parcerias, fechamento de negócios, prospecção de clientes e network. Assim foi o I Encontro de Negócios das Microrregiões de Itapecuru Mirim, Chapadinha e Baixo Parnaíba, evento promovido recentemente pelo Sebrae Maranhão em Chapadinha, e que gerou cerca de R$ 1,6 milhão em negócios. O evento contou com a participação de 65 empresas de diversos municípios, que são atendidas pela instituição por meio do Programa Comércio Brasil.
Na ocasião, empresas compradoras e vendedoras do segmento de alimentos e bebidas tiveram a oportunidade de fomentar parcerias, ofertando produtos e serviços por meio de exposições e rodadas de negócio, seguindo a dinâmica do Programa Comércio Brasil, que é executado por uma Rede Estadual de gestores, coordenadores e Agentes de Mercado do Sebrae.
“O Encontro de Negócios tem justamente o objetivo de congregar empresários e promover a maior proximidade e relacionamento entre eles, para que possam gerar negócios promissores, tanto para quem vende quanto para quem compra. Uns podem ser fornecedores e ao mesmo tempo clientes uns dos outros, numa sinergia extremamente válida para tornar mais robusta a produção dos empreendimentos industriais maranhenses de pequeno porte “, apontou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
O Grupo Matheus, uma das maiores empresas varejistas do país, foi uma das empresas que participou do encontro com o intuito de obter novos fornecedores para suas lojas, especialmente para a de Chapadinha, que deve ser inaugurada até dezembro deste ano. “A ação é muito importante para nós, pois possibilita a aproximação entre a cadeia produtiva e a comercial. Estamos nos instalando em Chapadinha e nossa intenção é fomentar a produção local, conhecer os produtos que a região oferece e fechar parcerias com essas empresas”, explicou o coordenador de comparas para a área de hortifrúti do Grupo Mateus, Paulo Alexandre.
Um das empresas que fechou parceria com o Grupo foi a Horta da Peruana, de Anapurus, que vai fornecer itens para o supermercado. “Nós já fornecemos para algumas empresas da região, mas conseguir levar nossos produtos para um grande grupo como o Mateus é um desafio. O encontro de negócios foi uma oportunidade ímpar e ficamos felizes por todo o incentivo e acompanhamento que o Sebrae à nossa empresa, nos ajudando a levar nossa marca e fazer nossa empresa crescer na região”, disse a empresária Rosário Del Pilar.
Além do Grupo Mateus, o evento contou com a participação também de outras empresas compradoras, como Mercadinho Maythá, Cachaçaria Bebidas Fortes, Supermercado Almeida, Nutrilar, Sorveteria Dois Irmãos, Horta da Peruana, Via Açaí e Associação Maranhense de Supermercadistas (AMASP).
O empresário Takamori Chuman, da cidade de Pinheiro, apresentou a Pimentas Nippon aos compradores e fechou negócio com seis estabelecimentos da região. “Participei do primeiro encontro em Bacabal e percebi o quanto essa ação poderia ajudar a expandir minhas vendas em várias cidades. Tive resultados muito positivos neste evento, o que me proporcionou uma nova parceria de mercado nessa região. A minha intenção é participar dos encontros de negócios em outras regionais do Sebrae e fornecer meu produto para todas as regiões do estado”, ressaltou Takamori, que é proprietário da Pimentas Nippon, empresa que tem apenas dois anos no mercado e já é comercializada em cerca de 200 estabelecimentos no Maranhão.
Para o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim, a ação fortaleceu a competitividade dos pequenos negócios da região. “Este encontro propôs uma dinâmica diferenciada, com uma metodologia que facilitou o acesso aos novos canais de comercialização, o intercâmbio de informações, conhecimentos de novos produtos e soluções. Tivemos um nível de negociação muito alto entre as empresas, que gerou cerca de 1,6 milhão de reais, com todas as empresas fechando parcerias ou prospectando clientes”, ressaltou Amorim.
*Comércio Brasil*
A Rede Nacional Comércio Brasil foi criada em 2005 pelo Sebrae, com o objetivo de aproximar micro e pequenas empresas de compradores nacionais e regionais, promovendo o acesso a mercados de forma sustentável, por meio de um grupo interestadual de consultores, chamados de Agentes de Mercado, que viabilizam oportunidades de negócio.
O Comércio Brasil facilita o acesso e relacionamento das micro e pequenas empresa e os canais de comercialização que incluem atacado, varejo e representante comercial entre outros. O Sebrae identifica empresas com maturidade para fazerem parte do Comércio Brasil e que, após diagnóstico, passam a contar com auxílio da Rede Nacional Comércio Brasil na busca por compradores dentro ou fora do estado. O Comércio Brasil é dirigido às micro e pequenas empresas formais, de um dos 43 segmentos admitidos. São mais de 4,8 mil fornecedores atendidos, com resultados em vendas acima dos R$ 200 milhões.
“Foi aplicado um questionário, avaliado o nível de maturidade da empresa e formalizado um convite. Participaram da rodada de negócios em Chapadinha, empresas fornecedoras e empresas âncoras para propiciar essa aproximação comercial entre quem tem produtos e serviços para comercializar e empresas que tem necessidade de compra”, explicou o coordenador estadual do Programa Comércio Brasil, Mauro Borralho.
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