terça-feira, 11 de abril de 2017

ANAPURUS: A Prefeita Vanderly de Sousa Monteles juntamente com a Secretaria Municipal Saúde, convidam toda a sociedade anapuruense para uma caminhada em combate a dengue. Saída em frente a Secretária de Saúde às 7:00 horas da manhã desta Quarta Feira 12 e seguirá até a praça da Igreja Matriz onde se encerrará com palestras de combate a dengue. O QUE É DENGUE

A Prefeita Vanderly de Sousa Monteles  juntamente com a Secretaria Municipal Saúde, convidam toda a sociedade anapuruense para uma caminhada em combate a dengue.
Saída em frente a Secretária  de Saúde  às  7:00 horas  da manhã desta Quarta Feira 12  e seguirá até  a praça da Igreja Matriz onde se encerrará  com palestras de combate a 
dengue.
O QUE É DENGUE

Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti.
A doença pode se manifestar de duas formas:
  • Dengue Clássica:
Dengue se inicia de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

o gráfico apresenta a relação entre os dias e a temperatura corpórea. Eritema (manchas avermelhadas na pele) típico : sintoma da Dengue Clássica
  • Dengue Hemorrágica
Dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue, quando se tem a doença uma segunda vez. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Alguns doentes apresentam choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.
Dengue hemorrágica necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente. O médico irá avaliar a condição do doente e indicar o tratamento correto.

Criança chinesa com manisfestações hemorrágicas (hematomas) . Na epidemia de 1987 na cidade de Vientiane, mais de 200 pessoas foram hospitalizadas por dia.
Tratamento
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Mas cuidado: não devem ser usados remédios a base de ácido acetil salicílico, como por exemplo a aspirina e o AAS. Nos casos de dengue hemorrágico o tratamento realizado é de suporte, no sentido de evitar o choque. Não existem vacinas contra a dengue de tal forma que a prevenção é a única arma contra a doença. Toda pessoa que apresentar sintomas da doença deve procurar um posto de saúde para obter orientação médica.
A solução é a prevenção  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário