sexta-feira, 15 de abril de 2016

Flávio Dino fracassa como articulador pró-Dilma


(Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR)
Dono dos mais eloquentes e efusivos discursos a favor da manutenção do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não tem conseguido fazer mais do que isso: discursar – seja em eventos com a presidente, seja nas redes sociais.

Quando o assunto é a articulação política, o corpo a corpo na busca pelo voto que pode impedir a cassação da presidente, o desempenho do comunista está abaixo da crítica.

Basta ver o posicionamento da bancada federal maranhense.

Na lista mais atualizada, dos 18 parlamentares do estado, 11 estão decididos a votar pelo impeachment de Dilma. Entre eles, gente da base do governador, como Eliziane Gama (PPS), Waldir Maranhão (PP) – João Castelo (PSDB) nem entra nessa conta por uma questão partidária.

Nem deputados considerados “independentes”, como Cleber Verde (PRB) e Victor Mendes (PSD), ele conseguiu convencer. Neste último caso, na verdade, provocou foi uma mudança de voto, ao protagonizar uma desatrada abordagem.

A como que para chancelar a falta de habilidade política do governador, ainda há possibilidade clara de o ex-governador José Reinaldo (PSB), um dos deputados federais mais próximos do Palácio dos Leões, decidir-se pelo impedimento da presidente.

Um desastre só. De outro lado, apenas seis deputados devem votar contra o impaechment. E apenas dois deles podem ser considerados votos obtidos por proximodade com Dino: o de Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e o de Pedro Fernandes (PTB).

Nas rodas políticas, diz-se que, na verdade, o voto de Rubens Júnior é o único que Flávio Dino controla. Nenhum mais.

A lista atualizada é a seguinte:

A favor: João Castelo (PSDB), Aluisio Mendes (PTN), Juscelino Filho (DEM), Eliziane Gama (PPS), Waldir Maranhão (PP) – pode mudar, Sarney Filho (PV), André Fufuca (PP), Cléber Verde (PRB), Victor Mendes (PSD), Hildo Rocha (PMDB), Alberto Filho (PMDB)

Contra: Zé Carlos (PT), Rubens Júnior (PCdB), Weverton Rocha (PDT), João Marcelo (PMDB), Júnior Marreca (PEN) – pode mudar, Pedro Fernandes (PTB)

Indecisos: José Reinaldo (PSB) – deve votar a favor
Do Diário de Rosario

Nenhum comentário:

Postar um comentário