sexta-feira, 29 de abril de 2016

Contrato milionário:novo sistema de informática não funciona Falha no sistema tem prejudicado contribuintes da cidade, que já estão irritados com carga tributária municipal elevada...


A dificuldade na emissão de documentos como guias e outras certidões estão causando transtornos para contribuintes e escritórios de contabilidades de Cascavel que dependem do sistema da prefeitura. Em janeiro, uma licitação de R$ 2,7 milhões teve como vencedora a empresa IPM Informática, que tem sede em Florianópolis (SC), e por esse valor ela prestará serviços de informática durante 12 meses. De acordo com a prefeitura, no momento está sendo feita a transição do antigo sistema (govbr/cetil) para o atual.
De acordo com André Sartori, diretor do Departamento de Informática, o processo de migração é extenso e complexo. “Atualmente estamos homologando os dados que vieram do sistema antigo para o novo” explica. Técnicos da IPM estão prestando serviço em diversos setores para acompanhar a homologação de dados e a reestruturação dos processos internos do sistema.
Segundo a prefeitura, existem certidões que ainda não estão disponíveis online e, com isso, dívidas mais antigas de contribuintes não estão sendo homologadas porque o sistema necessita de ajuste de todos os parâmetros para funcionar corretamente. “Assim que homologar os parâmetros do novo sistema estas certidões estarão disponíveis para os contribuintes. De qualquer forma, é possível realizar o atendimento individualizado dos contribuintes que desejam quitar ou parcelar as dívidas mais antigas, basta procurar a Secretaria de Finanças”, explica Sartori.
Segundo o diretor, as reclamações referentes ao travamento do sistema se devem ao firewall – barreira de proteção – usado pela prefeitura que também migrou para outro fornecedor, mas que não conseguiu instalar e configurar o produto. Isso levou a falhas e travamentos no sistema. “Para os usuários leigos o problema é do sistema, mas tecnicamente o sistema esta funcionando perfeitamente e os problemas são de acesso e não do sistema”, afirma o diretor.
A prefeitura tentou, durante mais de 30 dias, configurar o firewall do novo fornecedor e, sem solução, na última quarta-feira (27) ele foi trocado, mas a solução é temporária. Uma licitação será aberta para contratar um novo firewall. “Desde a substituição do firewall não tivemos mais problemas de travamentos até o momento, mas ainda é muito cedo para assegurar que novos travamentos não irão ocorrer”, observa Sartori.
Segundo o diretor, o problema enfrentado atualmente não é do sistema de gestão da IPM, mas da implantação do firewall que acaba incidindo diretamente na rede interna impedindo os sistemas locais de funcionarem adequadamente.
Enquanto isso, quem depende do sistema tem dores de cabeça na hora de retirar um documento. O presidente do Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região), Sidnei Mazutti, diz que os problemas já aconteciam antes mesmo da mudança de sistema. O sindicato tentou agendar uma reunião com o setor de alvarás da prefeitura, devido a dificuldade da emissão do documento, mas não conseguiu. “O cliente quer que saia logo o alvará e muitas vezes acha que é o contador que não está sendo eficiente”, diz. Ele lembra que hoje se fala muito em abrir empresa em uma semana, mas que ainda está longe disso.
Em sua página na internet, a IPM diz que a prefeitura vai economizar com a redução de gastos de infraestrutura de informática com o novo sistema por dispensar investimentos em computadores novos, servidores para hospedagem de dados, antivírus e outros dispositivos. A economia, no entanto, parece que ainda está distante já que a prefeitura fala em licitação para adquirir um novo firewall. 

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