sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Professor usa latas de cerveja para criar painel de energia solar O sérvio Darko Milicevic teve a ideia de trocar tubos de cobre, que são caros, por um sistema que ele inventou com latas de alumínio

Professor de matemática cria um painel de captação de energia solar usando latas de cerveja: mesma tecnologia com custo baixíssimo (Foto: Reprodução/Facebook)
Um professor de matemática decidiu criar um sistema de aquecimento a energia solar com um componente inusitado: latas vazias de cerveja. Darko Milicevic montou sozinho um painel no qual substituiu o uso de fios de cobre por latas de alumínio – que custa um décimo do valor, uma economia considerável – e, melhor ainda, funciona.
Darko Milicevic, professor de matemática de uma escola de ensino elementar na Sérvia, diz que teve a ideia após beber “algumas latinhas” de cerveja. “Eu estava pensando em como montar meu próprio sistema de aquecimento de forma mais econômica, para facilitar minha vida nestes tempos de crise”, disse ao Daily Mail.
“Foi então que pensei que poderia usar latas de cerveja em vez de comprar tubos de cobre. Eu bebo cerveja de qualquer jeito, então foi muito divertido inventar essa alternativa”.
O professor usou 44 latas para montar o protótipo de seu painel. Ele postou imagens e explicações de seu invento, no qual as latas se equilibram umas sobre as outras. “Funciona da mesma maneira que todos os painéis solares”, disse. Ele pintou as latas de preto para aproveitar melhor a energia do sol. “Os raios do sol aquecem o ar preso nas latas e esse ar quente naturalmente sobe pelo duto criado pelas latas de cerveja e segue pelo encanamento para dentro da casa, aquecendo o ambiente.”
O professor Darko Milocevic postou uma sequência de fotos em que mostra como é feita a construção do painel de captação de energia solar com latas de cerveja (Foto: Reprodução/Facebook)
Ao Daily Mail, Milicevic disse o custo total foi equivalente a R$ 300. O novo sistema de aquecimento vai poupar ao inventor mais de R$ 3 mil em contas – valor que é quase o dobro de um salário médio no país. Ele disse que não considerou o preço das cervejas, porque “iria bebê-las de qualquer jeito”.
No Facebook, o professor explicou que durante a véspera de Ano Novo, enquanto do lado de fora a temperatura estava em -5°C, seu painel de latas de cerveja atingiu 51,8°C.
A invenção de Milicevic só tem um porém: em um país de clima mais frio, como a Sérvia, se não houver sol, ele ficaria sem aquecimento. “Só funciona com sol. Mas mesmo em dias em que a temperatura está muito fria lá fora, desde que haja sol, está tudo bem.”
Como vai sobrar um dinheirinho extra das contas que ele não terá de pagar mais, Milicevic vai montar mais paineis com latas de cerveja para a casa inteira. E ter a alegria de esvaziá-las antes de usar, claro.
Fonte: Epoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário