terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Engenheiro consegue se aposentar aos 30 anos e revela como juntou o dinheiro Para ele, as pessoas desperdiçam mais dinheiro do que percebem

Peter Adeney, o Sr. Money Mustache (Foto: Divulgação)

Imagine ter dinheiro para deixar o trabalho e ficar só curtindo a vida com a família. Para muita gente, é o cenário dos sonhos. Mas um americano decidiu torná-lo realidade — e bem antes da idade típica em que as pessoas saem do mercado profissional.
Após trabalhar durante 10 anos como engenheiros de software, Peter Adeney e sua esposa, Simi, já tinham grana suficiente para se aposentar confortavelmente, sem dívidas. Foi em 2005, pouco antes de Peter completar 31 anos.
A façanha rendeu a ele o apelido de Mr. Money Mustache (algo como Sr. Bigode de Dinheiro). Como chegou lá? Tendo um estilo de vida bem mais econômico do que a maioria das pessoas, investindo de forma conservadora e alugando imóvel. Hoje, ele se dedica a compartilhar dicas de finanças pessoais em um blog, com mais 50 mil curtidas.
"Eu guardava cerca de dois terços do nosso salário líquido", afirmou Peter, em entrevista a Farnoosh Torabi do podcast So Money. Embora a porcentagem pareça alta, ele defende que é possível. "A maioria das pessoas gasta muito mais do que pode pagar, pensando que pode."
Segundo ele, carros são uma das fontes de gastos em excesso. "Um monte de gente na minha faixa de renda ou faixa etária tem dois carros novos sendo financiados", diz. "Coisas assim podem arrancar milhares de dólares ao longo de 30 ou 40 anos. Se você otimizar todas as áreas de sua vida para que não esteja desperdiçando tanto, pode cortar seus gastos pela metade ou até mesmo 75%."
As pessoas pensam que você tem que "vestir roupa feita de saco de batata" para economizar, mas não é assim. "Uma família de classe média e, principalmente, as que têm um rendimento maior do que o médio desperdiçam muito, mesmo sem perceber". Peter, sua esposa e o filho vivem com aproximadamente US$ 25 mil (R$ 97 mil) por ano em Longmont, no Colorado - o que daria mais de R4 8 mil por mês. E Peter assegura que é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário