sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Artigo de luxo, a “galinha gótica” tem pele, carne, ossos e órgãos na cor preta e possui elevado valor no mercado

Uma galinha incomum da Indonésia, apelidada de “ave de capoeira Lamborghini”, tornou-se o mais recente item de luxo.
A galinha Ayam Cemani diferencia-se, principalmente, por sua cor preta, incluindo suas garras, músculos, ossos e órgãos internos.
Devido a preocupações com a gripe aviária, essas aves são uma raridade em muitos países fora da Indonésia. No entanto, um criador está lucrando com sua fama. Um local é descrito como um dos criadouros mais respeitáveis de Cemani e vende os pássaros a preços exorbitantes. O local é chamado de Greenfire Farms e localiza-se na Flórida, EUA.
Com um dia de idade, o pintinho pode ser vendido pela empresa por cerca de 200 dólares (aproximadamente 700 reais). No mercado negro, esses pássaros podem custar milhares de dólares. Para efeito de comparação, é possível comprar 15 aves comuns por cerca de 85 dólares (cerca de 298 reais). Outros tipos especiais costumam ser vendidos em uma dúzia por 150 dólares (cerca de 525 reais). Ayam Cemani são cobiçados por colecionadores porque são raros e exóticos. Eles também são consumidos tradicionalmente na Indonésia como parte de vários rituais.
Greenfire Farms diz que as galinhas “amigáveis” são famosas na Ásia “por conta dos poderes místicos de sua carne preta”. Na região, acredita-se que a escuridão da Cemani cria uma ponte ideal entre o mundo sobrenatural e humano.
A causa da escuridão do frango é uma doença genética conhecida como fibromelanose, causada por uma mutação que afeta o modo como as células produtoras de pigmentos trabalham. Em galinhas normais, as células que irão ser formadas em melanócitos produtores de melanina se deslocam através do embrião em um determinado padrão. Na Ayam Cemani, as células invadem os tecidos que mais tarde irão se transformar em fibras no corpo, tais como músculos e órgãos, causando a cor escura.
Vários anos atrás, Leif Andersson, um geneticista sueco de Uppsala, encontrou um gene chamado de endothelian-3 (EDN3) que está envolvido na regulação de células de melanócitos que produzem pigmentos. Os pesquisadores descobriram que cerca de dez vezes mais EDN3 foi encontrado na pele de frangos adultos pretos, em relação a outras raças.
Apesar do preço elevado, Paul Bradshaw, proprietário da Greenfire Farms, disse que a Ayam Cemani é seu pássaro mais solicitado atualmente. "Você nunca sabe o que vai aflorar a imaginação do público", disse Bradshaw. Ele estima ter vendido cerca de 500 Cemanis nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário