quinta-feira, 21 de maio de 2015

Empresas possuem uma vasta quantidade de dados pessoais sobre usuários; veja como levar uma vida mais privada na rede

Tudo o que o Google e Facebook sabem sobre você está aqui
Empresas possuem uma vasta quantidade de dados pessoais sobre usuários; veja como levar uma vida mais privada na rede
Por Matheus Mans
Em tempos pós-Snowden, a privacidade se tornou um assunto caro a usuários da internet. Além da preocupação com o monitoramento de agências de inteligência, estão as empresas de internet, tão conhecidas de todos nós, como Google e Facebook. Mas afinal, quais dados são de fato armazenados por essas empresas além daqueles que já entregamos de bandeja na hora de preencher um cadastro?
Atualmente, Google e Facebook podem entrar em contato com, praticamente, qualquer informação pessoal do usuário: conversas, imagens postadas, vídeos assistidos, locais visitados, melhores amigos e até futuros relacionamentos.
É possível impedir que ao menos parte desses dados sejam coletados ou compartilhados com empresas terceiras que nem sabemos quais são?
Saiba mais abaixo e confira algumas formas de fortalecer a sua privacidade online:

GOOGLE
Histórico de Localização
Dentre todas as informações coletadas, essa talvez seja a que mais assusta. O Google realiza, através de dispositivos móveis, um mapeamento detalhado de locais por onde a pessoa passou, com especificação de horário, além da localização atual. Também indica a maior distância percorrida a partir de sua residência naquele dia.
Ao contrário de outros compilados de informações da empresa, o Histórico de Localização não possui avisos sobre a privacidade daquelas informações. Nos termos de uso, diz apenas que “informações de localização também podem ser usadas por qualquer app ou serviço do Google, incluindo os anúncios que você vê.”
Caso você queira interromper o recurso, basta entrar em google.com/settings/accounthistory e desativar a opção ‘Lugares que você frequenta’.
REPRODUÇÃO
O mapa registra os locais visitados pelo usuário com detalhamento de horários

Configurações de Anúncios
O Google é dono de uma das maiores empresas de publicidade do mundo: o AdSense. Através desse serviço, anúncios publicitários são inseridos automaticamente em páginas da web. E para conseguir conhecer melhor o público-alvo de seus anúncios, o Google realiza um rastreamento de informações dos usuários através da navegação da na web e de informações dadas pelas pessoas em redes sociais e cadastros.
Dentre as principais informações, estão os idiomas, idade e áreas de interesse, como esportes e artes. Tudo isso construído com base nas páginas que você visitou.
Para bloquear o AdSense de usar informações pessoais para direcionar anúncios, basta entrar em Configurações de Anúncios e desativar, ao final da página, anúncios com base em interesses no Google e em toda a web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário