quarta-feira, 4 de março de 2015

Polícia Civil fisga falsos pescadores,nunca pegaram uma piaba,mas eram beneficiados com o Seguro Defeso

Polícia Civil fisga falsos pescadores,nunca pegaram uma piaba,mas eram beneficiados com o Seguro Defeso


Foto:blog do Luís Pablo

A Polícia Civil do Maranhão começa a remar na operação denominada ´´Peixe Grande``,comandada pelo delegado Ney Anderson,desmontando um esquema criminoso no Estado,que movimenta milhões .Nesta quarta-feira (04),em Viana,a polícia desarticulou uma quadrilha acusada desviar R$ 5 milhões do Seguro-Defeso,benefício concedido pelo Governo Federal à pescadores durante o período em que a pesca é proibida.

Só em Viana 12 mil pescadores estavam registrado,a polícia apreendeu uma grande quantidade de carteiras,computadores, celulares, veículos, dois revólveres e mais de R$ 15 mil em dinheiro.Foram presos o ex-presidente do Sindicato dos Pescadores de Viana, Antonio D’Inês e o filho,Inês Pinheiro,Antônio Marinho, Adriana Pinheiro, Marcio Júnior e Luís Alberto Mendes.

A operação irá se estender por vários municípios onde,muita gente que não sabe o que é pescar uma piaba,mas que mama do benefício.A fraude é tão grosseira que existem municípios sem nenhuma tendência para pesca e que apresentam números extraordinários de pescadores,sem rio,o peixe que é encontrado é em tanques particulares.

O esquema é o seguinte:o presidente das associações e colônia de pescadores pegam documentos de pescadores e de pessoas que não têm nenhum vínculo com a pesca, com o objetivo de tirar a carteira de pescador ou a certidão provisória, para ter direito a receber o “Seguro Defeso”.

Mas os presidentes ou responsáveis condicionam que parte do dinheiro é para providenciar a carteira. No entanto, esse valor é para pagar a fraude. Quando isso não acontece, a carteira é cancelada no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário