segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

TRANSPORTE INTELIGENTE

TRANSPORTE INTELIGENTE

Carro elétrico e compacto

Nas ruas de Grenoble, na França, o futuro da mobilidade urbana está em um pequeno carro elétrico que leva duas pessoas


A Toyota é uma grande fabricante de modelos híbridos, mas ainda não tinha dado a devida atenção aos veículos puramente elétricos — isso até agora. O radical e pequenino i-Road certamente valeu a espera. O carro está sendo usado na cidade francesa de Grenoble, a 575 quilômetros de Paris, como parte de um novo e inteligente projeto de mobilidade urbana que tenta inserir pequenos veículos elétricos na rede de transporte público. A primeira coisa que chama a atenção é o tamanho compacto do i-Road. Embora o automóvel possa acomodar duas pessoas, a largura é a mesma de uma scooter.

Há ainda o incomum formato de três rodas — duas na frente e uma atrás. As curvas são feitas com o movimento da roda traseira. E o mais legal de tudo é que o i-Road inclina para fazer curvas, como uma motocicleta. O grau de inclinação depende da velocidade e do ângulo de direção. É fácil e divertido dirigir um i-Road. Os controles são semelhantes aos usados em carros comuns, com uma direção. Primeiro, você precisa circular um pouco até se acostumar com a inclinação nas curvas. Depois, os movimentos são bem naturais. Graças à carroceria fechada, o motorista não se sente vulnerável no trânsito, embora seu corpo fique bem mais próximo do asfalto do que o normal — as lombadas dão uma bela sacudida.

Mas o i-Road não é apenas um carro elétrico avançado. Ele é o centro de um novo conceito de transporte urbano. A Toyota chama o projeto de Ha:mo (mobilidade harmoniosa) e seu objetivo é colocar nas ruas veículos elétricos que possam ser compartilhados. Na francesa Grenoble, a montadora trabalha com o governo local, a empresa de eletricidade EDF e o serviço de car-sharing Cité lib para instalar 27 estações de recarga de bateria próximas a terminais de trem, bonde e ônibus.

Trinta e cinco carros foram colocados à disposição e podem ser alugados da mesma forma que bicicletas disponíveis em estações públicas. Um aplicativo permite planejar rotas. No momento, não é possível comprar um i-Road. Então, se você quiser dirigir o veículo elétrico e fazer parte da experiência de mobilidade, vai precisar pegar um voo para Grenoble, onde pode alugá-lo por apenas alguns euros.
Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário