terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Quatro novas enormes crateras na Sibéria: sinal de desastre?

Quatro novas enormes crateras na Sibéria: sinal de desastre?



Erupções de gás metano podem levar a catástrofe ambiental
Cientistas russos descobriram quatro novas crateras na Sibéria. As descobertas levantam preocupações de que o aumento de temperaturas, provocado pelo aquecimento global, tenha disparado um processo de erupção de gases que levaria a um desastre ambiental.
De acordo com o Siberian Times, pesquisadores acharam três novos buracos grandes, e diversos outros menores, na mesma região onde crateras gigantes foram avistadas no ano passado.
O professor Vasily Bogoyavlensky, vice-diretor do Instituto de Pesquisa de Petróleo e Gás da Rússia, afirma existirem “sete crateras na área ártica”. Cinco, disse, estão diretamente na Península de Yamal, uma no distrito autônomo de Yamal e uma na parte norte da região de Krasnoyarsk, perto da Península de Taimyr.
“Temos a localização exata de quatro delas. As outras três foram vistas por pastores de renas. Mas tenho certeza de que existem mais. Eu compararia isto a cogumelos. Quando você encontra um, pode ter certeza de que há mais. Eu suponho que de 20 a 30″, disse hoje o cientista.
Os objetos podem ser estudados, acrescenta. “Mas é grande o risco para pesquisadores. Sabemos que é possível ocorrer uma série de emissões de gases sobre um período de tempo, mas não sabemos exatamente quando isto pode acontecer”.
Cientistas já estão preocupados que o Lago Baikal, o maior e mais velho lago de água doce do mundo, mas muito fora do Círculo Ártico, estaria entre os locais “sobre uma bomba relógio”, diz o Daily Express. Acredita-se que estes lugares contenham um milhão mais de vezes de hidratos de metano que de gás comum. Um especialista calcula que o poder explosivo das crateras pode ser o equivalente a 11 toneladas de TNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário