sexta-feira, 24 de junho de 2016

Santa Quitéria recebe terceira etapa do Estadual de Motocross


A etapa de Santa Quitéria começa neste sábado (25), com treinos na Arena Chaves


A terceira etapa do Estadual de Motocross conta com dez categorias. - Divulgação

SANTA QUITÉRIA - O Campeonato Estadual de Motocross volta a levantar poeira no interior do Maranhão neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de junho. A terceira etapa será realizada na Arena Chaves, em Santa Quitéria. Ao todo, são nove etapas no cronograma do Estadual, que vai até o mês de novembro.
A disputa pela liderança já começa a esquentar, com destaque para o piloto Rui Passos, que lidera absoluto na categoria Nacional A e segue líder também na MX1. Na ponta da tabela estão ainda os seguintes pilotos: Feio, na MX3, Cão, na Open Nacional, Ramom, na Intermediária, Wellington de Codó, na Iniciante, Vinicius Gaúcho, na Nacional B, e Gabrielzinho, na Mirim.
“É muito bom ver o clima no campeonato, a briga por posições deixa os pilotos com mais vontade de superar os limites e o resultado disso é o que temos visto em cada etapa, uma disputa bonita e com muita adrenalina na pista. Ninguém quer ficar para trás, por isso quem está na frente na tabela passa a ser o alvo a ser ultrapassado. A turma vem com tudo pra essa terceira etapa em Santa Quitéria”, disse Francisco Uerter, piloto e organização do Estadual.
A prova neste fim de semana será em dez categorias – Mirim/MFX, Iniciante, 200CC, Intermediário, Nacional A, Open Nacional, MX1 MX3, Pop 100 e Local – com premiação de 8 mil reais aos campeões dessa etapa. A movimentação na Arena Chaves começa no sábado com os treinos livres às 15h. No domingo, os pilotos entram na pista pra valer, com as baterias começando às 13h.

MPF/MA propõe ação para que a empresa Suzano interrompa desmatamento do cerrado maranhense nos municípios afetados são Santa Quitéria do Maranhão, Urbano Santos e Mata Roma

eucalipto

A expansão dos plantios de eucalipto feita pela empresa de papel e celulose está causando problemas ambientais e sociais na região do Baixo Parnaíba maranhense
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação contra o Estado do Maranhão, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a empresa Suzano Papel e Celulose S.A. por conta dos impactos causados pela expansão dos plantios de eucalipto na região do Baixo Parnaíba maranhense, com autorização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Os municípios afetados são Santa Quitéria do Maranhão, Urbano Santos e Mata Roma.
O MPF/MA tomou conhecimento dos problemas socioambientais provocados pela Suzano por meio de pesquisa encaminhada por um programa de pós-graduação. A pesquisa mostra que a atuação da empresa estaria prejudicando o modo de vida e a economia de comunidades tradicionais da região por conta da intervenção ambiental descontrolada, que alterou significativamente o cenário local.
Alguns dos impactos causados pelo empreendimento agrícola são o desmatamento da vegetação nativa, ocasionando a escassez de frutas, plantas medicinais, madeira e caça, e a contaminação dos recursos hídricos pela utilização de agrotóxicos em larga escala. Os agrotóxicos estariam contribuindo também para o aparecimento de doenças respiratórias e de pele em crianças. Outro problema apontado é o consumo de água em grande quantidade por parte da empresa, provocando, assim, o esgotamento de lagoas e causando redução na vazão de cursos d’água.
Segundo o MPF/MA, o Estado foi omisso, pois cabia à Sema não somente a responsabilidade de expedir a licença ambiental para o empreendimento da Suzano, como também monitorar suas atividades e propor ajustes quando necessário. Diante da omissão da Secretaria, o MPF solicitou ao Ibama que realizasse análises técnicas no local, mas, apesar de ter constatado as irregularidades, limitou-se a afirmar que a análise seria de competência apenas do órgão estadual que emitiu a licença, já que ele dispunha dos documentos e estudos ambientais necessários à compreensão da realidade.
De acordo com o procurador Alexandre Soares, autor da ação, “o Ibama possui o dever institucional de coibir abusos e danos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, vez que se trata de órgão executor da Política Nacional do Meio Ambiente”, conforme entendimento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Na ação, pede-se liminarmente que a Suzano seja obrigada a interromper a expansão e implantação de florestas de eucalipto na região do Baixo Parnaíba no prazo de 72 horas, sob pena de multa e ressalvada a manutenção dos plantios já existentes. O MPF/MA quer ainda que o Estado e o Ibama acompanhem e fiscalizem efetivamente a execução da medida restritiva. Em caso de descumprimento, requer-se que o Estado suspenda a licença para operação concedida ao empreendimento.
Número do processo para acompanhamento na Justiça Federal: 178725920164013700
Fonte: Procuradoria da República no Maranhão
in EcoDebate, 24/06/2016

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
Fonte: ecodebate

Brasil: Relatores da ONU e OEA sobre liberdade de expressão alertam para interferências na EBC e na CGU

Relatores para a Liberdade de Expressão das Nações Unidas e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) manifestaram hoje (24) sua preocupação com as medidas adotadas pelo atual Governo Federal interino do Brasil em relação à intervenção na direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC na Rede) e a conversão da Controladoria-Geral da União - CGU em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
Relatores para a Liberdade de Expressão das Nações Unidas e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) manifestaram hoje (24) sua preocupação com as medidas adotadas pelo atual Governo Federal interino do Brasil em relação à intervenção na direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a conversão da Controladoria Geral da União (CGU) em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
“A interferência na direção da EBC e a conversão da CGU em Ministério são passos negativos para um país conhecido pelo seu sólido compromisso com a liberdade de opinião e expressão”, afirmaram o relator especial das Nações Unidas sobre a Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e Expressão, David Kaye, e o relator especial interamericano para a Liberdade de Expressão, Edison Lanza.
“O Brasil está passando por um período crítico e precisa garantir a preservação dos avanços que alcançou na promoção da liberdade de expressão e do acesso à informação pública ao longo das duas ultimas décadas”, disseram os relatores.
No dia 17 de maio, o presidente interino do Brasil substituiu o diretor da EBC, que estava apenas começando seu mandato de quatro anos. Em 2 de junho, o diretor da EBC foi reconduzido ao seu cargo por uma liminar do Supremo Tribunal Federal. Antes do seu retorno, a nova direção havia suspendido o contrato de alguns jornalistas em razão de um alegado “viés politico” contrário ao novo governo e cancelado alguns programas de televisão.
“Tomamos nota das preocupações expressadas pelo governo sobre a situação econômica da EBC. Entretanto, essas preocupações não justificam interferências na administração de uma emissora pública nacional e, em particular, no seu trabalho jornalístico. Portanto, felicitamos a decisão do ministro do STF Dias Toffoli, por reconduzir o diretor da EBC ao seu cargo”, afirmou o relator especial da ONU, Kaye.
“Pelas normas internacionais, os Estados devem assegurar que os serviços públicos de radiodifusão tenham um funcionamento independente. Isso significa, fundamentalmente, garantir a sua autonomia administrativa e liberdade editorial”, continuou o relator especial interamericano Edison Lanza.
“A iniciativa de desenvolver uma emissora pública nacional alternativa com status independente foi um esforço positivo para a promoção do pluralismo na mídia brasileira; em especial, considerando-se os problemas de concentração da propriedade dos meios de comunicação no país”, afirmou Lanza, que também manifestou preocupação com os posicionamentos recentes de algumas autoridades brasileiras, que sugeriram o fechamento da EBC.
Os dois relatores para a Liberdade de Expressão também chamaram atenção para a incorporação da CGU pelo recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
As organizações que proporcionam o acesso à informação e promovem a prestação de contas, como a Controladoria Geral da União (CGU), devem ser protegidas de interferências politicas, disseram os relatores. Foto: CGU
“Nos últimos anos, os principais avanços alcançados no Brasil em termos de promoção do direito à informação se beneficiaram fortemente do trabalho da CGU”, apontou Lanza, ao lembrar que a instituição auxiliou a promover a Lei de Acesso à Informação de 2011.
Lanza também apontou que “por conta de sua ligação direta à Presidência da República, a CGU pôde oferecer uma oportunidade de recurso a todos aqueles a quem o acesso à informação havia sido negado por ministérios e outras instituições federais. É importante garantir a manutenção dessa capacidade no novo arranjo institucional”.
“As organizações que proporcionam o acesso à informação e promovem a prestação de contas devem ser protegidas de interferências politicas. Qualquer alteração no funcionamento da antiga CGU deveria visar torná-la mais autônoma e independente de determinações do Poder Executivo”, apontou Kaye, que também expressou preocupação com as notícias de que o novo ministro da Transparência sugeriu que funcionários da instituição insatisfeitos com o novo governo deixassem a organização.
Os dois relatores para a Liberdade de Expressão iniciaram um diálogo com o governo brasileiro quanto à compatibilidade das medidas adotadas pelas autoridades em relação aos padrões internacionais ligados ao direito à liberdade de opinião e expressão.

Sobre os relatores

Sr. David Kaye (EUA) foi apontado Relator Especial sobre a promoção e proteção do direito a liberdade de expressão e opnião em Agosto de 2014 pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. Para mais informações, acesse: www.ohchr.org/EN/Issues/FreedomOpinion/Pages/OpinionIndex.aspx
Relatores especiais são parte do que é conhecido como Procedimentos Especiais do Conselho de Direitos Humanos. Procedimentos Especiais, o maior órgão de peritos independentes do sistema ONU para Direitos Humanos, é o nome dado aos mecanismos independentes para monitoramento do Conselho. Relatores especiais são especialistas em direitos humanos apontados pelo Conselho de Direitos Humanos para tratar de questões específicas de país ou temáticas em todo o mundo. Eles não são funcionários da ONU e são independentes de qualquer governo ou organização. Eles servem em capacidade individual e não recebem salário por seu trabalho.
Sr. Edison Lanza (Uruguai) foi apontado Relator Especial para a Liberdade de Expressão em Julho de 2014 pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão foi criada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) com o objetivo de incentivar a defesa hemisférica do direito à liberdade de pensamento e expressão, considerando seu papel fundamental na consolidação e no desenvolvimento do sistema democrático. Para mais informações, acesse: www.oas.org/pt/cidh/expressao/mandato/Relator.asp

Urgente : EX-PREFEITO DE BURITI/MA NÉNEM MOURÃO É PRESO NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA (24)

O juiz de Buriti/MA Dr José Pereira Lima Filho determinou a prisão do ex-prefeito de Buriti (MA) Francisco Evandro Freitas Costa Mourão, vulgo Neném Mourão.  O ex-prefeito foi preso em sua casa, na manhã desta sexta-feira (24) quando tentava sair.
Ele já está sendo recambiado neste momento para Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís/MA.
A informação da prisão foi confirmada ao Correio Buritiense pelo delegado de Buriti Josemar Rocha.
Aguarde mais detalhes breve. 

Prefeitura de Vargem Grande vai pagar R$ 3,6 milhões em duas creches


A Prefeitura de Vargem Grande vai pagar R$ 3.666.431,41 milhões em duas creches, segundo foi publicado no Diário Oficial do Maranhão.
A exorbitante quantia será destinada para as empresas Alpha Construções e Serviços Ltda- ME e Getex-Geral Construções Técnicas Ltda, que terão um prazo de 10 meses para concluir as obras.
As creches serão construídas nos bairros São Miguel e Soldadinho e são frutos do programa FNDE-Proinfância – Tipo 1, um convênio firmado entre a Prefeitura de Vargem Grande e Governo Federal.
Vargem Grande1
Vargem 2
Vargem 3
Do Blog do Kiel Martins

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Tutóia: Tumulto e prisões durante a sessão extraordinária após afastamento do Prefeito Municipal

Tumulto e prisões durante a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Tutóia que afastou o prefeito Diringa do cargo

Prefeito Diringa
Um dia para ficar registrado na história de Tutóia. Em 78 anos de emancipação política Raimundo Nonato Abraão Baquil – o Diringa - é o primeiro prefeito afastado pelo legislativo municipal. 


O afastamento ocorreu na tarde desta quarta-feira (22 de junho/2016), quando, em uma sessão extraordinária, sete vereadores oposicionistas acompanharam o voto do Vereador Zé Orlando, relator da Comissão Especial que apura denúncias de irregularidade na gestão de Diringa Baquil. Com ausência de um vereador da base aliada, Diringa teve apenas quatro votos a seu favor. 
As opiniões estão divididas. Muitas postagens na rede social ora defendem o prefeito afastado, ora elogia a ação dos oito vereadores de oposição.

O presidente da Câmara, vereador Antonio Chico, disse que conduziu a sessão obedecendo ao Regimento Interno da Casa. Pois, já se vão aí mais de noventa dias quando em outra extraordinária foi preciso a tropa de choque da Polícia Militar do Maranhão para garantir a realização da sessão que recebeu as denúncias de crime de responsabilidade contra o prefeito.

Vereador Antonio Chico

O vereador Zé Orlando, relator da Comissão Especial Processante informou que com o evento de hoje começa o processo propriamente dito que poderá culminar com a perda do mandato do prefeito se forem apuradas irregularidades na gestão de Diringa.


Vereador Zé Orlando

Vereador Nilson
O vereador Nilson Santos também comentou sobre o afastamento. Para ele o município está sem gestor e o vice precisa tomar posse imediatamente.

Um aglomerado de gente se formou em frente ao prédio da Câmara e no encerramento da sessão (no final da tarde) os vereadores de oposição saíram escoltados pela Guarda Municipal e por policiais Militares da ROTAM. Mas, apesar da escolta o vereador Zé de Mar foi agredido fisicamente com socos e o vereador Zé Orlando foi alvo de xingamentos e de ovos atirados do meio da multidão. Um dos objetos arremessados atingiu um policial que o feriu no rosto.

Dois homens e duas mulheres foram conduzidos à Delegacia. Uma multidão, incluindo parentes dos detidos e partidários do prefeito afastado aglomeraram-se em frente a Delegacia e permaneceram até ás 21h.
Segundo o PM Benilton, Capitão da Polícia Militar, eles foram detidos por desacato e depois de pagarem fiança foram liberados.


Cabendo recurso, Diringa deve recorrer agora à justiça, mas com o afastamento, o Vice Prefeito, João Batista Araújo da Silva- Batista Leonardo- deverá ser empossado já nesta quinta-feira (23) e pode permanecer no cargo por noventa dias ou o tempo que durar o processo de pedido de impeachment de Diringa.

Opinião do blog - Nunca antes visto em Tutóia o legislativo fez o que realmente é eleito para fazer: legislar e fiscalizar o executivo. Por esta feita, tem recebido críticas de alguns e elogio de outros. O prefeito Diringa, para a opinião pública, errou. Errou não somente em cometer atos de supostas irregularidades contratando, superfaturando licitações, etc, mas errou ao perder a maioria dos vereadores aliados. Partidários seus o criticam por este ato. Os oposicionistas comemoram.

Diringa tenta eleger seu sucessor, seu sobrinho e vereador de mandato, Alexandre Baquil, mas sua base está dividida com a crescente rejeição do pré-candidato.

A oposição aproveita-se do momento e tem a possibilidade de derrubar o império Baquil (mas só conseguirá se unida, algo que é incerto ainda).

O coronel James Baquil (pai de Alexandre) é um engenhoso articulador da velha política e usa de muitas estratégias para ganhar. Pode, inclusive, apostar alto para rachar a oposição e, se conseguir, eleger seu filho com um número mínimo de votos.

Essa fatídica novela leva cidadãos comuns como os que foram detidos hoje, ao defenderem um governo que tem errado mais que acertado, ficarem em situação complicada, expondo suas vidas. Há quem comente que muitos dos que ali estavam a defender o prefeito afastado, foram agraciados com vantagens outras para deslocarem de povoados distantes em vários carros fretados.

Muita gente não entende patavinas do que vem ocorrendo no cenário político de Tutóia, mas se dar ao luxo de comentar/criticar. Mal sabem que são influenciados erroneamente por gente cobiçosa.
Essa situação de instabilidade e de jogo de interesse político, aliás, pode trazer prejuízos maiores: atrasos de salários de servidores, estagnação da economia do município, perseguição política, entre outros.

É preciso que o leitor/cidadão passe a acompanhar mais de perto a política local, que passe a entendê-la e, assim, saber melhor julgar, melhor conhecer os pretensos candidatos. E, votar correto.


Os políticos, estes também precisam perceber os novos tempos. Ouvir a população. Trabalhar. Fazer, de fato, o seu papel. É preciso saber o que é gestão pública. E não gestão política de politiquice. 

Tentamos contato com o prefeito mas não conseguiu. O vereador Alexandre Baquil não quis se posicionar, apesar de procurado pelo blog. 

O advogado Kelson Veras, em entrevista exclusiva disse que há grande possibilidade do "prefeito anular esse procedimento porque existe o Decreto Lei de 1961 que regulamenta a matéria e o judiciário nesse caso pode se pronunciar em obediência à Lei" ponderou ele. 
Do Blog Antonio Amaral

PIAUÍ: Criança sobrevive após ter galho de árvore atravessado no peito


Um garoto de oito anos sobreviveu a um acidente no qual, ao cair de uma árvore, um dos galhos quebrou atravessando o seu peito. Familiares relataram à direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que o menino brincava com seus amigos quando o acidente aconteceu no final da tarde de segunda-feira (20). A família mora em Santa Filomena, a 925 km ao Sul da capital.

Diante da gravidade do ferimento, o garoto teve que ser transferido para Teresina. Imagens da tomografia computadorizada mostram o galho atravessado no peito do garoto.

Segundo o diretor do HUT Gilberto Albuquerque, o garoto teve sorte, pois é um caso delicado e o paciente corria risco de morte. Uma cirurgia foi feita na manhã desta terça-feira (21) para a retirada do galho.

"Ele sofreu uma perfuração muito grande porque o galho atravessou o seu peito até sair pelo ombro direito. O menino poderia sofrer lesões no pulmão, fígado e, caso o galho tivesse atingido poucos centímetros do lado esquerdo, o coração ou artérias seriam perfurados, mas nada disso aconteceu", falou o médico.

Apesar da gravidade, o médico garantiu que o garoto não terá sequelas e que o corte não afetou nenhum órgão vital. "O paciente encontra-se no leito em recuperação e o seu estado é estável. A madeira foi retirada e o ferimento suturado", disse Gilberto Albuquerque.


G1 PI

TUTOIA-MA: CÂMARA MUNICIPAL AFASTA PREFEITO MUNICIPAL POR 180 DIAS

Comissão Processante, nesta tarde de quarta-feira(22), afastou por 7 votos a 4 o Prefeito Municipal de Tutoia,RAIMUNDO NONATO ABRAÃO BAQUIL.

Parecer do Relator é aprovado por 7 votos a 4


Por maioria simples votaram à favor os vereadores:

. Enilson Santos(PP)
. Romildo do Hospital(PSDB)
. Zé Orlando(SD)
. Binha(PRB)
. Elias de Aquino(PSC)
. Zé de Mar(PRB)
. Pedro Agripino(SD)
. Antonio Chico(PMDB), presidente só votaria em caso de empate.

Votaram contra o Impedimento

. Alexandre Baquil(PV)
. Maria do Carmo(PSD)
. Bernardo Bento(PRP)
. Rafael Fonseca(PHS)

Ausente vereador Paulo Roberto(PV), da base do governo


O relator da Comissão Processante ZÉ ORLANDO(SD) no processo durante a leitura conclui, em seu parecer, que a denúncia "preenche todas as condições jurídicas e políticas relativas à sua admissibilidade de afastamento do Prefeito de Tutoia, RAIMUNDO NONATO ABRAÃO BAQUIL, de crime de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. No parecer o RELATOR ORLANDO, afirma haver indícios mínimos de que O PREFEITO, praticou atos que podem ser enquadrados em crimes de responsabilidade e conclui ele.

Empresário comete suicídio após demitir mais de 200 funcionários



Ele foi encontrado morto em um dos barracões da fábrica de estofados...

O dono da empresa Luizzi Estofados, que anunciou a demissão de 223 funcionários na quarta-feira passada, foi encontrado morto na manhã de segunda-feira (20), na própria fábrica, em Rio Claro, São Paulo. Segundo a PM (Polícia Militar), Luiz Antônio Scussolino, 66, estava com uma corda no pescoço. A corporação informou que o caso foi registrado como suicídio.
Resultado de imagem para empresario se suicida apos demitir
A PM comunicou que foi acionada após funcionários encontrarem o empresário sem vida por volta das 7 horas. Ele estava em um dos barracões da empresa, situada no bairro Jardim São Paulo. O velório e sepultamento ocorreu no cemitério Parque das Palmeiras.
Scussolino teve um princípio de infarto no mesmo dia em que foram efetuadas as demissões, justificadas por uma queda no faturamento, e foi hospitalizado, mas o quadro dele era estável. A empresa não se manifestou sobre o caso.
As informações são do UOL/Todo dia.

SÃO LUIS: SUICÍDIO! GAROTA QUE SE JOGOU DO CONDOMÍNIO BRISAS TINHA 18 ANOS

Lara Sena
Lara Sena
A garota que cometeu suicídio na manhã de hoje, dia 22, no bairro do Altos do Calhau, em São Luís-MA, foi identificada como Lara Sena. Ela era filha da jornalista Maristela Sena.
Lara se jogou da cobertura de uma das torres do Condomínio Brisas Life. Ela subiu até a cobertura e destrancou a grade que impede a passagem, para cometer o suicídio.
Segundo informações de moradores, a garota não morava no condomínio, mas frequentava constantemente o local. Lara Sena chegou até ser confundida com uma babá que trabalhava no mesmo prédio.
A jovem, que tinha apenas 18 anos, chegou a desenvolver trabalho como estagiária no setor de fotografia no jornal O Imparcial.
 Do Blog do Luís Pablo
Lara Sena - suicídio no Brisas
suicídio no Edifício Brisas, em São Luís

Urbano Santos: O Pai acerta o próprio em Filho confusão e é preso pela polícia Militar.

O filho dele foi tentar defender o outro cara de ser agredido pelo o pai,  e no meio da confusão o pai acabou acertando o próprio filho que foi levado para o hospital municipal de Urbano Santos o caso foi no bairro São Jose.
 O sr. conhecido como prego morado no Bairro São Jose em Urbano Santos , já tá preso

URBANO SANTOS: Vem ai A Grande Festa da Igreja Assembleia De Deus Ministério Madureira.

Assembleia de Deus ministério de Madureira de Urbano Santos tem a honra de convidar a todos para participar de uma grande Cruzada evangelística  " Urbano Santos para Cristo "  será realizada nos dias 27 a 31 de Julho,  preletores,  Adão Santos e Damião Ferreira!




Supercomputador brasileiro é desligado por falta de dinheiro para a conta de luz


A crise econômica no Brasil afetou o supercomputador mais poderoso da América Latina. Chamado de “Santos Dumont”, ele tem capacidade de processamento de 1,1 petaflops – mas foi desligado porque a conta de luz é cara demais.
Resultado de imagem para supercomputador brasileiro
Segundo a CBN, o supercomputador chega a gastar R$ 500 mil por mês em energia elétrica, mas o governo não reajustou o orçamento do laboratório responsável por ele. Assim, a conta de luz chegou a consumir 80% dos recursos do laboratório, tornando inviável seu funcionamento em tempo integral.
O supercomputador começou a funcionar no ano passado, no LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), em Petrópolis (RJ). Desde então, o laboratório vem selecionando projetosque exijam grande poder computacional – o que inclui pesquisas sobre o vírus zika, mal de Alzheimer e camada pré-sal.
Augusto Gadelha, diretor do LNCC, diz à CBN: “no mês de maio, vimos que não havia a possibilidade de manter o computador ligado e tivemos a decisão de desligá-lo, diante da imprevisibilidade de chegada dos recursos para a energia elétrica”. Seis pesquisas estão atrasadas, e outras 75 ainda estão para serem iniciadas.
O problema pode se agravar ainda mais: como lembra Wagner Leo, coordenador de tecnologia do laboratório, o supercomputador é todo refrigerado a água, e suas peças “podem sofrer danos se ficarem sem uso”. As peças do dispositivo ficam separadas em dois contêineres; ele exige três geradores, uma subestação de energia e uma sala de nobreak.
santos dumont lncc (2)
O supercomputador consiste em três módulos distintos: o Santos Dumont CPU tem 18.144 núcleos de processadores Intel Xeon; o Santos Dumont GPU tem 10.692 núcleos da Intel e da Nvidia; enquanto o Santos Dumont Hybrid tem 24.732 núcleos Xeon e de coprocessadores Xeon Phi.
Cada um desses três módulos está na lista Top500 dos supercomputadores mais rápidos do mundo. Eles representam o Brasil juntamente ao Cimatec Yemoja, do Senai: ele fica em Salvador,chega a 400 teraflops e realiza pesquisas em geofísica sobre campos do pré-sal. Não há outros países da América Latina na lista mais recente.
Na verdade, duas máquinas nacionais saíram do Top500 mais recente: o Grifo04, da Petrobras; e o Tupã, do INPE, para previsões meteorológicas. Sem o Santos Dumont, ficamos ainda mais desfalcados no mundo dos supercomputadores – onde a China e os EUA estão avançando com força.
É mais um golpe para a ciência no Brasil, e está longe de ser o único. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) teve seu orçamento reduzido em quase 25% para R$ 3,3 bilhões – o menor dos últimos 12 anos, em valores corrigidos pela inflação. Ainda assim, o ministério disse que está buscando mais recursos para manter o supercomputador funcionando.