sexta-feira, 14 de abril de 2017

ANAPURUS: A Prefeita Vanderly de Sousa Monteles deseja uma feliz Páscoa aos Anapuruenses.


ANAPURUS: A Prefeita Vanderly de Sousa Monteles realizou mobilização com palestras educativas nas escolas e uma grande caminhada com distribuição de panfletos educativos para população, pelas ruas e avenidas seguindo até a praça principal do município.

Prefeita municipal de anapurus, Professora Vanderly de Sousa Monteles,  através da secretaria municipal de saúde, realizou nesta ultima quarta feira, uma mobilização em combate ao mosquito da dengue, com o apoio da equipe de saúde, educadores, secretários e alunos e de toda  população.A mobilização contou com palestras educativas nas escolas e uma grande caminhada com distribuição de panfletos educativos  para população, pelas ruas e avenidas seguindo até a praça principal do município.O enfermeiro Mayron Tulio, a enfermeira Erika do Nascimento e o agente de endemias Fernando Agnaldo, realizaram na escola Nerci Monteles uma palestra educativa sobre a importância da prevenção do mosquito da dengue e os riscos das doenças transmitidas. A equipe de saúde teve todo apoio da diretora Icléia Monteles e educadores. O objetivo é conscientizar educadores e alunos sobre como combater  o mosquito periodicamente, evitando várias doenças que podem levar grandes riscos a população e até  a morte.

ANAPURUS: Blogueira de Anapurus, perde totalmente a noção de jornalismo e usa imagem de criança na tentativa desesperadora de atacar a atual Prefeita.

O "blog de um de uma blogueira de Anapurus", como  sempre deixa envolver - se pela emoção , melhor, pelas migalhas recebidas para tentar denegrir a imagem da atual gestão municipal de Anapurus, mas  dessa vez a mesma ultrapassou todos os limites quando tentou desviar o foco público para o particular tentando ultrajar a professora Vanderly Sousa Monteles através de sua neta de apenas quatro aninhos.  A "blogueira" desconhece o ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE).
ECA, é a Lei que dispõe sobre a proteção dos menores e tem por finalidade assegurar-lhes todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Para isso, o ECA garante aos menores além da inviolabilidade física e psíquica, também a preservação da sua imagem, identidade, autonomia, valores, ideias e crenças, espaços e objetos pessoais (artigo 17). A proteção à imagem de crianças e adolescentes conferida pelo ECA é mais ampla do que a proteção encontrada no Código Civil.
Isso porque, o artigo 20 do Código Civil, em linhas gerais, diz que o uso da imagem sem autorização é permitido se houver interesse público. Porém, a interpretação que podemos extrair do ECA é que, com relação a crianças e adolescentes, não basta haver interesse público para que seja possível o uso desautorizado da imagem. É necessário também que esse uso não gere nenhum risco ao pleno desenvolvimento dos menores.
E, além disso, o ECA atribui a toda e qualquer pessoa a responsabilidade de velar pela dignidade da criança e do adolescente (art. 18).  Apesar do interesse público da notícia, a divulgação da imagem do menor pode trazer risco ao futuro desenvolvimento dele.
Sendo assim, todo cuidado é pouco ao lidar com imagens de crianças e adolescentes. Até porque, em muitos aspectos, as normas inseridas no ECA são subjetivas, ou seja, sujeitas à interpretação de quem as aplica, os juízes, os promotores, etc.
Infelizmente a "blogueira" usou de má fé  o nome e a imagem da criança.
Mas a família já está tomando as medidas cabíveis ao que cerne esse ato.

ANAPURUS: A Prefeita Vanderly de Sousa Monteles e doa ovo da pascoa proporciona festinhas de Páscoa na Escolinha Sossego da Mamãe.

A Prefeita Vanderly de Sousa Monteles e doa ovo da pascoa proporciona festinhas de Páscoa na Escolinha Sossego da Mamãe.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

URBANO SANTOS: Washington Aguiar e família deseja a todos Urbanossantenses uma Semana Abençoada a todos.

Desejo a todos os meus amigos e a todos que possam ler esta mensagem uma semana abençoada!

Se durante esta semana você não conseguir alcançar o que mais deseja, não se preocupe. Nunca esqueça que Deus sabe o que é melhor para você e que tudo tem o seu tempo certo para acontecer!

Sempre se alegre, pois Deus está controlando as nossas vidas! Quando a tristeza invadir o teu coração, lembre que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã!
Resultado de imagem para urbanosantos washington
Resultado de imagem para urbanosantos washington
Desejo que a sua semana seja super abençoada! Que Deus cuide de cada passo seu, e conduza você sempre pelo caminho da felicidade. 

Mas se Ele se mantiver discreto, não se preocupe, pois está trabalhando em silêncio para facilitar sua caminhada mais para frente. 

Pois, apesar de nem sempre parecer, Deus está cuidando de cada pormenor da vida dos que o amam. Então continue caminhando com fé e honestidade que Deus cuidará que a sua semana seja feliz e cheia de sucessos!
Resultado de imagem para urbanosantos washington

ANAPURUS: Governo Vanderly! Anapurus se faz presente na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim.

Nossos principais corpos Hídricos, Rio Preto e Riacho Estrela fazem parte da Bacia.
E por isso temos hoje representantes nesse importante Comitê, a Bióloga Mayara Monteles e o Engenheiro Agrônomo Sérgio Delmiro. A reunião aconteceu no centro administrativo do município de Urbano Santos, com a presença da Prefeita e anfitriã Iracema Vale e do prefeito de Belagua Herlon Costa, fizeram parte do encontro também os representantes da SEMA, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Viçosa-MG, sociedade civil e representantes das demais cidades que os afluentes fazem parte da Bacia.

ANAPURUS: Mensagem da Prefeita Vanderly de Sousa Monteles à todos os anapuruenses.

Meus queridos amigos, é tempo de celebrar a vida, o amor e a esperança, pois chegamos a esta época maravilhosa que é a Páscoa! Ter amigos tão especiais como vocês é das maiores bênçãos que alguém pode desejar. É mais uma alegria para juntar à comemoração de uma data tão extraordinária quanto essa.
Nesta época celebramos a vitória do amor do nosso Salvador que se transformou em triunfo sobre a própria morte. E eu desejo que todos os sonhos de amor e paz triunfem sobre qualquer dificuldade.
Feliz Páscoa, meu queridos amigos! É tempo de renovação, de renascimento, e nesse espírito eu espero que suas vidas renasçam carregadas de doces surpresas, muito amor, muita paz, muita saúde e muita amizade!
Vanderly Sousa Monteles
Prefeita de Anapurus-MA.

ANAPURUS: A Prefeita Vanderly de Sousa Monteles por meio do Departamento da Mulher, intensifica as ações de combate à violência contra a mulher.

A diretora do departamento da mulher de Anapurus Silmara Bastos participa de mais uma capacitação em prol do combate à violência contra à mulher.
A capacitação é um projeto que tem como tema "ESCOLA DE LIDERANÇA PARA MENINAS "
Pois é de suma  importância trabalhar o empoderamento dessas meninas para que não sofram qualquer tipo de abuso ou de violência.
  A diretora da mulher Silmara Bastos agradece o total apoio da Prefeita Professora Vanderly de Sousa Monteles que como Mulher está comprometida com essa causa que é sua, é minha, é nossa! 
AVANTE
POIS JUNTAS SOMOS MAIS FORTES.

terça-feira, 11 de abril de 2017

ANAPURUS: A Prefeita Vanderly de Sousa Monteles juntamente com a Secretaria Municipal Saúde, convidam toda a sociedade anapuruense para uma caminhada em combate a dengue. Saída em frente a Secretária de Saúde às 7:00 horas da manhã desta Quarta Feira 12 e seguirá até a praça da Igreja Matriz onde se encerrará com palestras de combate a dengue. O QUE É DENGUE

A Prefeita Vanderly de Sousa Monteles  juntamente com a Secretaria Municipal Saúde, convidam toda a sociedade anapuruense para uma caminhada em combate a dengue.
Saída em frente a Secretária  de Saúde  às  7:00 horas  da manhã desta Quarta Feira 12  e seguirá até  a praça da Igreja Matriz onde se encerrará  com palestras de combate a 
dengue.
O QUE É DENGUE

Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti.
A doença pode se manifestar de duas formas:
  • Dengue Clássica:
Dengue se inicia de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

o gráfico apresenta a relação entre os dias e a temperatura corpórea. Eritema (manchas avermelhadas na pele) típico : sintoma da Dengue Clássica
  • Dengue Hemorrágica
Dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue, quando se tem a doença uma segunda vez. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Alguns doentes apresentam choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.
Dengue hemorrágica necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente. O médico irá avaliar a condição do doente e indicar o tratamento correto.

Criança chinesa com manisfestações hemorrágicas (hematomas) . Na epidemia de 1987 na cidade de Vientiane, mais de 200 pessoas foram hospitalizadas por dia.
Tratamento
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Mas cuidado: não devem ser usados remédios a base de ácido acetil salicílico, como por exemplo a aspirina e o AAS. Nos casos de dengue hemorrágico o tratamento realizado é de suporte, no sentido de evitar o choque. Não existem vacinas contra a dengue de tal forma que a prevenção é a única arma contra a doença. Toda pessoa que apresentar sintomas da doença deve procurar um posto de saúde para obter orientação médica.
A solução é a prevenção  

 

ANAPURUS: Crianças assistidas pelo SCFV Participam de oficinas na semana da páscoa, confeccionando lembrancinhas.

Crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social de Anapurus, participam de oficinas na semana da Páscoa confeccionando lembranças...