quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Especialistas apontam Maranhão como potência para geração de energia solar

energia-solar-gov
O Maranhão é um dos melhores lugares do Brasil para geração de energia solar, segundo especialistas presentes no ‘Seminário de Energias Renováveis: Investindo em um Futuro Sustentável’, realizado na última terça-feira (22), pela Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme) no Palácio Henrique de La Rocque. Na ocasião, os palestrantes elogiaram iniciativas do governo estadual no setor.

Segundo o engenheiro eletrônico e diretor técnico da ENOVA, Felipe Simões, o Maranhão é um dos estados mais promissores para o desenvolvimento de energia solar, que só no último ano cresceu 300% no Brasil. O barateamento das tecnologias para geração de energia solar e o crescente interesse das pessoas e instituições na geração da própria energia potencializam o crescimento do setor no estado.

“Estamos chegando a 100 usinas instaladas no Maranhão, entre micro e mini usinas, sendo que, no estado, nós temos por volta de dois milhões de unidades consumidoras. Então ainda estamos arranhando a superfície do que é esse mercado”, disse Felipe Simões, que também é mestre em automação e controle pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para Simões, a instalação de sistemas de captação de energia solar nos agropolos, realizada pelo governo estadual, são um incentivo para a agricultura e aECONOMIA LOCAL. “Com um pouco de amparo técnico e responsabilidade, programas como esse tem um potencial de fazer muito bem para o produtor, principalmente para aquele pertencente à agricultura familiar”, ressaltou o engenheiro.

Alternativa de energia para a zona rural

Segundo o engenheiro eletricista e membro da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Cláudio Martins, a energia solar é uma das alternativas mais viáveis para abastecimento de regiões remotas e rurais, onde há uma dificuldade de instalação de energia elétrica de qualidade.

“Nessas localidades, não há infraestrutura adequada porque o custo para levar energia elétrica até lá é muito alto. Então o governo estadual vislumbrou a utilização de energia solar de forma diferente de como era feita no passado, sem a necessidade de baterias que, com o tempo, tornam-se obsoletas”, disse o mestre de sistemas de potência pela UFMA.

De acordo com o especialista, o novo sistema de energia, que utiliza bombas d’água para irrigação das plantações, dispensa o uso de baterias que precisavam ser trocadas a cada dois ou três anos, uma despesa que comunidades rurais não tinham como arcar e que gerava passivo ambiental.

Vantagem geográfica

“Estamos a dois graus da linha do Equador, com uma incidência de radiação solar caindo quase que horizontalmente por sobre os painéis solares aqui instalados”, explicou o professor de Engenharia da Computação da UFMA, Shigeaki Lima. Para o pesquisador, a localização geográfica do Maranhão coloca o estado entre os mais promissores do país não só no desenvolvimento de energia solar, mas de outras alternativas como a energia eólica e a energia dos mares.

Para Shigeaki, iniciativas como a entrega de kits de energia solar nos agropolos, promovida pelo governo estadual, são um estímulo para o desenvolvimento de tecnologia nacional no setor. “Esse investimento ajuda a despertar o interesse das pessoas em conhecer esse tipo de tecnologia e na formação de mão de obra especializada. Um problema que você tem ao importar tecnologia é que, depois de um tempo, as pessoas não sabem mais como operar aquele equipamento, que acaba caindo em desuso”, alertou o pesquisador.

Agropolos

Por meio de parceria entre a Seme e as Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Agricultura Familiar (SAF), o governo estadual entrega sistemas de captação de energia solar para irrigação de plantações nos agropolos do estado. A iniciativa fortalece a agricultura familiar e desonera a produção dessas comunidades rurais na obtenção de energia. Agropolos dos municípios de Raposa e São José de Ribamar estão entre os beneficiados.

ANAPURUS: Prefeita Eleita participa de encontro com governador e prefeitos eleitos e reeleitos de municípios maranhenses para debater gestão integrada


O governador Flávio Dino recebeu os prefeitos maranhenses durante Encontro para apresentar ações da gestão e definir estratégias de parceria. 
FONTE: Blog Oficial Governo do Estado.
O evento ‘Governando Juntos: Encontro de Prefeitos e Prefeitas com o Governador Flávio Dino’, realizado nesta quinta-feira (1º), no Rio PotyHOTEL, reuniu mais de 90% dos gestores eleitos e reeleitos. O evento teve como prioridade estreitar as relações entre as administrações municipais e estadual. Estiveram presentes também assessores municipais, secretários estaduais, deputados e vereadores.
Prefeita eleita de Anapurus, Professora Vanderly ao lado do governador Flávio Dino.
Manter o espírito de união, parceria e considerar as realidades de cada região nas políticas públicas foram os elementos pontuados pelo governador Flávio Dino na fala aos prefeitos. Na ocasião, Dino apresentou programas de Governo e garantiu aos novos gestores o trabalho conjunto, em favor da população. “Vamos priorizar políticas que cheguem às pessoas que tradicionalmente não tiveram acesso aos serviços públicos mais essenciais. Não há razão para deixarmos de trabalhar juntos, dentro do que for possível e atendendo às necessidades de cada município”, enfatizou.
Os prefeitos tiveram a oportunidade de conhecer os principais programas do Governo do Estado e avaliar quais os mais pertinentes às suas regiões. A breve exposição dos programas foi realizada pelo governador Flávio Dino, que pontuou com estatísticas e resultados as ações de maior destaque. Na ocasião, o governador também discutiu com os gestores as possibilidades de parceria.
O encontro possibilitou reunir as principais demandas e definir soluções concretas para problemas mais urgentes e que há anos penalizam a população, avaliou o secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry. “Nada mais oportuno que os agentes diretos estejam coesos, tendo sempre como objetivo o bem estar da população e promovendo cidadania com projetos que impactem diretamente no social. Neste governo, todos os gestores terão espaço”, reiterou Jerry.

















ANAPURUS: CASO ESCOLA JÚLIO PIRES MONTELES: prefeita eleita cobra do Estado e a resposta é imediata.

Logo após a Prefeita eleita de Anapurus, solicitar do Secretário adjunto de educação do estado, uma solução para o problema da Escola Júlio Pires Monteles, em resposta ao pedido, hoje a CEMAR fez uma visita técnica para resolver o problema da energia no prédio.
``O primeiro passo é solucionar os problemas na atual instalações enquanto constrói um prédio novo``. destacou a prefeita eleita de Anapurus.

A Professora Vanderly, esteve nessa quarta-feira, 30 de novembro, em reunião com o Secretário Adjunto de Educação do Estado, Doutor Anderson Flávio Lindoso, Doutora Rosejane, Deputado Estadual Marcos Caldas, Ivanildo Monteles e  Doutora Carol Monteles, tratando da Educação de Anapurus e em especial da situação que vive a escola de ensino médio do município.

A prefeita eleita de Anapurus, preocupads com a situação dos alunos da Escola Júlio  Pires Monteles,  que passam por grandes dificuldades, pois faz mais de dois anos que não possuem prédio próprio, e atualmente sofrem com problemas na rede de energia elétrica que é monofásica e não possibilita o uso adequado de Ar condicionado no prédio  usado, pediu urgência e uma solução imediata para os alunos da Escola, uma vez que várias aulas já foram suspensas por conta do problema. Vanderly pediu ainda urgência na construção do prédio próprio da Escola. "É visível o sofrimento que os Jovens e todos da escola tem passado, eles merecem e precisam com urgência de boas condições para seguirem estudando, é preciso tanto o poder público Municipal, quanto o Estadual olharem com sensibilidade e comprometimento para a situação dos alunos, eles estão buscando um futuro  digno através da Educação e condições para isso é algo inadiável`` Destacou a Prefeita.

Fonte: Blog do Ronaldo Araujo

ANAPURUS: A Prefeita eleita, Professora Vanderly, esteve nessa quarta-feira, 30 de novembro, em reunião com Secretário Adjunto de Educação do Estado.


A Professora Vanderly, esteve nessa quarta-feira, 30 de novembro, em reunião com Secretário Adjunto de Educação do Estado, Doutor Anderson Flávio Lindoso, Doutora Rosejane, Deputado Estadual Marcos Caldas, Ivanildo Monteles e  Doutora Carol Monteles, tratando da Educação de Anapurus e em especial da situação que vive a escola de ensino médio do município.

A prefeita eleita de Anapurus, preocupado com a situação dos alunos da Escola Júlio  Pires Monteles,  que passam por grandes dificuldades, pois faz pouco mais de dois anos que não possuem prédio próprio, e atualmente sofrem com problemas na rede de energia elétrica que é monofásica e não possibilita o uso adequado de Ar condicionado no prédio  usado, pediu urgência e uma solução imediata para os alunos da Escola, uma vez que várias aulas já foram suspensas por conta do problema. Vanderly pediu ainda urgência na construção do prédio próprio da Escola. "É visível o sofrimento que os Jovens e todos da escola tem passado, eles merecem e precisam com urgência de boas condições para seguirem estudando, é preciso tanto o poder público Municipal, quanto o Estadual olharem com sensibilidade e comprometimento para a situação dos alunos, eles estão buscando um futuro  digno através da Educação e condições para isso é algo inadiável`` Destacou a Prefeita.

A Prefeita tem demonstrado incansável e atuante, enquanto a maioria dos prefeitos vencedores das eleições 2016 foram descansar do desgaste físico e emocional de suas campanhas, Vanderly segue em um ritímo intenso e dedicado de trabalho em prol de Anapurus, a Prefeita eleita já passou por inúmeras reuniões na cúpula Estadual e visitou vários órgãos que pretende fazer parcerias em 2017.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Belágua: Prefeito eleito de está com título de eleitor suspenso, informa TRE-MA





Não se sabe o verdadeiro motivo do cancelamento da inscrição eleitoral de Herlon Costa, do PTN, mas fica a indagação: Como o prefeito eleito conseguiu ser votado se não pôde votar?helon

Sistema do TSE mostra suspensão do título eleitoral de Herlon
O sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que o prefeito eleito de Belágua Herlon Costa Lima (PTN) está com o título de eleitor suspenso. A consulta foi feita pelo Blog na tarde desta quarta-feira (30).                                                                               Herlon Costa é esposo de Iracema Vale, prefeita de Urbano Santos.  

Herlon Costa é esposo de Iracema Vale, prefeita de Urbano Santos.
Eleito na pequena cidade de pouco mais de 7 mil habitantes com 2.394 votos (47.42%), o professor de Ensino Médio é esposo da prefeita Iracema Vale (PR) de Urbano Santos, município vizinho a Belágua – considerado uma das municipalidades mais pobres do País.
O motivo da suspensão do título eleitoral de Herlon não é informado no site. No entanto, é possível que o político possua alguma condenação na esfera judicial que resultou no cancelamento da inscrição, mas a informação não é confirmada.
Outra dúvida nesse emblemático episódio é quanto ao registro de candidatura do petenista, se ele conseguiu por meio de liminar ou não. O que caso confirmado pode lhe render problemas junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
O blog tentou, por telefone, ouvir o prefeito eleito a respeito do assunto, mas não obteve êxito.
Abaixo, uma certidão emitida pelo TSE nesta terça-feira (29) também confirma que Herlon Costa Lima não conta no registro e inscrição perante a Justiça Eleitoral:15226408_1237972446282922_2084447809_n
Fonte: domingoscostas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Banco do Brasil não poderá fechar agências no Maranhão

bancodobrasil
O Banco do Brasil está proibido de fechar agências bancarias no Maranhão. A decisdo liminar dada pelo juiz Douglas Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, nesta segunda-feira (29), atende a Acão Civil Pública feita pelo PROCON-MA.
Segundo o juiz, a decisão pretende garantir os direitos dos consumidores maranhenses ā€œA decisĆ£o que prolatei hoje tem o objetivo de resguardar direitos dos consumidores e o patrimĆ´nio do prĆ³prio Banco do Brasilā€¯, explicou.
Na semana passada, o Banco do Brasil anunciou que cinco agências seriam fechadas no estado e oito reduzidas a postos de atendimento em 2017. Em São Luí­s, as agências do Anjo da Guarda, Deodoro e Hospital Materno Infantil está na lista das que fecharão as portas.
Com a determinação do magistrado, o Banco fica impedido de fechar as agências e também de transforma-las em posto de atendimento.

PIAUÍ: Quadrilha invade aeroporto, rouba carro-forte e troca tiros com policiais.

Uma quadrilha invadiu o aeroporto do município de Floriano (PI) para assaltar um carro forte que recebia um carregamento de dinheiro.  

Na fuga, os bandidos incendiaram uma caçamba
Viatura da PM foi atingida por tiros
Uma quadrilha invadiu o aeroporto do município de Floriano (PI) e trocou tiros com policiais militares durante assalto na manhã desta terça-feira (29). 

A ação criminosa foi registrada por volta de 10h30 e o policiamento de toda a região foi acionado e está em perseguição.

O PM ferido ainda não teve a identidade revelada, mas seria da Força Tática. De acordo com o coronel Marcos Antônio, subcomandante de policiamento no Serrado, o tiro que atingiu o militar seria de fuzil e atravessou o colete. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Tibério Nunes e está fora de perigo. “O colete foi essencial para salvar a vida do policial”, explicou.

A abordagem dos criminosos ocorreu logo após o pouso do avião que transportava valores. O dinheiro seria retirado e colocado em um carro forte, momento em que foi atacado pela quadrilha fortemente armada. O policial baleado fazia a escolta mas um malote acabou sendo levado pelos bandidos. A ação não teve reféns.

“Segundo informações eles fugiram com direção a Jerumenha. A Polícia está fazendo barreiras para que a gente possa prender os elementos”, completou o policial.

O advogado Raniery Almeida, da Esaero – empresa que administra o aeroporto de Floriano – informou que a quadrilha  rompeu as cercas de proteção em dois carros pretos e anunciaram o assalto. O bando surpreendeu até os policiais militares que faziam a escolta dos carros-fortes.

Os homens estavam armados com fuzis e metralhadoras.
A escolta de empresa privada é de total responsabilidade da segurança privada. Por tanto a presença dos policiais na escolta, leva a suspeitar que os mesmo estivessem fazendo o chamado ‘bico’, e ainda usando a viatura da segurança pública do Piauí, o que é crime.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

MARANHÃO: Flávio Dino apresenta ações do ‘Mais IDH’ a prefeitos eleitos e reeleitos.


O governador Flávio Dino apresentará as ações do ‘Mais IDH’ aos prefeitos eleitos e reeleitos dos 30 municípios atendidos pelo programa. O encontro será nesta quarta-feira (30), às 9h, no Palácio dos Leões. Na oportunidade, serão debatidas as estratégias, programas, resultados e as novas ações do plano.

As cidades incluídas no plano têm os menores índices de desenvolvimento humano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A meta do Mais IDH é inverter esse cenário de extrema pobreza por meio de iniciativas e políticas públicas em áreas prioritárias como Saúde, Educação, Cidadania, Infraestrutura, Assistência Social e Saneamento Básico. 

Além do governador, o encontro com os prefeitos terá presenças de representantes de várias secretarias de governo, dentre elas as de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), entre outras instituições governamentais. 

Na ocasião, os gestores municipais terão oportunidade de expor as experiências de suas cidades sobre a aplicação das medidas do Mais IDH, as demandas e fazer proposições para solução de problemas. Serão discutidas ainda diretrizes do programa, como a integração das políticas públicas com base no planejamento territorial, ampliação dos mecanismos de participação popular e da oferta de programas básicos de cidadania.

O Mais IDH foi criado na gestão do governador Flávio Dino e em janeiro completa dois anos. O programa inclui 23 ações com finalidade de combate à situação de extrema pobreza das regiões atendidas. Dentre elas, a Força Estadual de Saúde, que reúne equipes para a execução de diversas ações de saúde básica; Programa ‘Escola Digna’, que está substituindo moradias de barro e taipa por construções de alvenaria; ‘Sim, eu posso’, ação alfabetizadora nos 30 municípios que já registrou mais de 14 mil inscritos; ‘Bolsa Escola - Mais Bolsa Família’, que garante a possibilidade de compra de material escolar; e os Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (Sistecs), que tornaram possível irrigação para pequenos agricultores aumentarem suas produções concedendo, pela primeira vez, apoio financeiro e assistência técnica.


Os municípios que integram o Plano Mais IDH são: Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Belágua, Arame, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Itaipava do Grajaú, Fernando Falcão, Paulino Neves, Primeira Cruz, Buriticupu, Satubinha, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Alto Alegre do Pindaré, Cajari, Amarante do Maranhão, Presidente Juscelino, Santa Filomena do Maranhão, Amapá do Maranhão, Pedro do Rosário, Governador Nunes Freire, Serrano do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Presidente Vargas, Matões do Norte, Bom Jardim, Mirador, Nina Rodrigues e Santana do Maranhão.

Após reunião, governadores do Nordeste rompem com Temer e enviam carta explicando motivos; leia

1480192769625-governadores-nordeste
Os governadores do nordeste brasileiro, se reuniram na última de sexta-feira (25) à noite e decidiram não concordar com o acordo de ajuste fiscal recomendado pela União como uma condição para acessar parte dos recursos das multas do programa de regularização de ativos não declarados à Receita Federal, conhecido como Lei da Repatriação.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) na última quinta-feira já havia comentado, em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, que ainda não havia um consenso acerca das medidas abordadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), em recente reunião com os governadores e revelou que os gestores irão se reunir para discutir essas questões: “Temos que preservar a autonomia dos estados”, disse.
“Estamos ainda estudando, devo ter uma reunião sexta-feira com os governadores e nela vamos ter oportunidade de debater algumas coisas. Os estados têm que preservar a autonomia, não podemos ter medidas que venham de cima para baixo”, disse, lembrando que a Paraíba já corta gastos desde 2011 e não tem como tomar as mesmas medidas de outros estados que não fizeram.
Abaixo, a carta destinada ao presidente Michel Temer em que explicam os motivos do rompimento do acordo:
CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
Recife, Pernambuco
Reunidos na cidade do Recife (PE), no dia 25 de novembro de 2016, os governadores do Nordeste vêm a público informar a sua concordância e compromisso com o necessário equilíbrio fiscal em nossos respectivos Estados, tão necessário à retomada do crescimento, e nos associamos à preocupação do Governo Federal, mas não podemos deixar de esclarecer todo o conjunto de esforços que já vem sendo realizado pelos Governos Estaduais.
Números apurados pela União, divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), refletem a estratégia adotada pelos Estados em seu esforço fiscal, tanto em relação às despesas quanto às receitas, e demonstram que o ajuste é uma realidade, não uma promessa.
O conjunto dos Estados saiu de um déficit primário de R$ 9,5 bilhões, em 2014, para um resultado positivo de R$ 6,5 bilhões ao final de 2015. Além disso, a despesa primária, que a União pretende atrelar ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cresceu apenas 2,36% entre 2014 e 2015 – bem abaixo do IPCA, que ficou em 6,41% em 2014.
Enquanto a despesa primária cresceu apenas 2,36%, a receita bruta cresceu 5,38% em 2015. Destaque-se neste resultado o crescimento de 7% das receitas de arrecadação própria. Enquanto isso, as receitas provenientes das transferências da União aos estados cresceram apenas 1% nominal no período.
Diante do exposto, chamamos atenção, também, para a importância do diálogo sobre as receitas públicas, com a redução da taxa de juros, além de medidas de combate à sonegação fiscal e de justiça tributária. Do mesmo modo, sublinhamos nosso interesse em ver o andamento de temas essenciais ao desenvolvimento da Nação e de modo especial para o povo do Nordeste brasileiro e da retomada da geração de emprego e renda, tais como: a) ações de convivência com a seca e a retomada da Transposição do Rio São Francisco e demais obras hídricas; b) a retomada das obras da Transnordestina e de outras obras de infraestrutura; c) a liberação de empréstimos; d) a liberação dos recursos do fundo penitenciário e ações de segurança pública; e) o fortalecimento do Banco do Nordeste e do Fundo Constitucional do Nordeste; f) a apresentação de alternativas para o subfinanciamento do SUS e o enfrentamento das arboviroses; e g) a priorização da Região Nordeste no programa de concessões e novos leilões da ANP.
Por fim, abertos ao diálogo e integrados ao Fórum dos Governadores do Brasil, defendemos ações integradas com a União e municípios,  sempre respeitando a autonomia das unidades da Federação, como o direito de fazer cumprir a receita da multa da repatriação como assegura a lei, e compromisso de trabalhar pelo equilíbrio fiscal para ampliar investimentos voltados para o desenvolvimento econômico e social.

Vargem Grande: MAIS UMA MOTO ROUBADA É RECUPERADA PELO G.S.A. DO 16º BATALHÃO.

 (25/11/2016), por volta das 05:15 horas, o Grupo de Serviço Avançado do 16º Batalhão ao realizar uma abordagem a pessoa com atitudes suspeita na MA 230, no bairro Boa Vista, conseguiram efetuar a prisão em flagrante de Rafael Oliveira da Paz, 26 anos de idade, residente no povoado Leite, zona rural de Vargem Grande - MA, com Rafael foi encontrado uma Motocicleta de marca Honda, modelo CG 125 Titan KS, Chassi 9C2JC4110CP557781, de cor roxa, que após consulta ao Sinesp, foi constatada como sendo produto de Roubo/Furto.  

O conduzido juntamente com o veículo apreendido, fora entregues no plantão central da delegacia de Polícia Civil da cidade de Chapadinha, para que sejam tomadas as providências que o caso requer. Nos últimos meses a quantidade de motos roubadas que são recuperadas pelos Policiais Militares do 16º Batalhão é bem significativa, são vários bandidos presos por roubo e receptação, ou seja, o empenho e a dedicação destes bravos profissionais no enfrentamento a criminalidade tem sido o diferencial.

CHAPADINHA: OPERAÇÃO EM CONJUNTO COM A POLÍCIA MILITAR E CIVIL, PRENDEM MANDANTE DE CRIME


Uma equipe formada por Policiais Militares e Civis, conseguiram efetuar a prisão de Edmundo Barbosa Aguiar, vulgo "Rico", em virtude de um mandado de prisão expedido pela comarca de Chapadinha contra o mesmo. "Rico", como é conhecido, é acusado de ser o mandante do homicídio ocorrido no dia 18 de outubro de 2016, na localidade Genipapo, zona rural de Brejo-MA, tendo como vítima a sua Ex-esposa Maria Nazaré, a mesma foi morta com três disparos de arma de fogo.


Além da prisão de Edmundo Barbosa, efetuada em um comércio na cidade de Mata Roma, que  resistiu a prisão, ainda tentando escapar entrando em luta corporal com os Policiais, mas não obteve êxito.  A Polícia Militar e Civil já sabe quem é o executante contratado para matar a vítima Maria Nazaré, a informação quanto ao nome do executor é mantida em segredo, mas a qualquer minuto o assassino poderá ser preso. O conduzido foi entregue na delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, onde ficará a disposição da justiça

domingo, 27 de novembro de 2016

Barreirinhas: Roubo de moto acaba em tragédia em zona rural de Araioses


Na madrugada de hoje por volta de 4:00 hrs da manhã dois bandidos roubarão uma moto em Barreirinhas zona – rural de Araioses  moradores da localidade já conhecia a rota de fuga dos bandidos de tanto roubarem motos lá, eles costumam roubar em Barreirinhas  e fazer o arrodeio pelo monte-vidi ,curva-grande sentido a Agua-Doce juntaram-se  vários moradores para interceptar os bandidos na entrada do povoado Coqueiro que dá acesso a Barreirinhas, Agua-Doce e Curva-Grande.
Segundo informação de populares um dos moradores parou os bandidos com uma espingarda os bandidos conseguiram tomar a arma outro veio com um colo de garrafa e desferiu um golpe em um dos bandidos, que reagiu e efetuou dois tiros na cabeça do morador que morreu na hora.
O morador era bastante conhecido na região por ser presidente do time de futebol “flamengo de barreirinhas” conhecido por Ribinha, os bandidos fugiram do local. 

ANAPURUS PARTICIPA DO 1° ENCONTRO DE PREFEITOS DOS LENÇÓEIS E ANEL METROPOLITANO.

Na última Sexta Feira, foi realizado em Rosário, o primeiro encontro de prefeitos dos lençóis e anel metropolitano, a Prefeita eleita de Anapurus, Senhora Vanderly não pôde se safer presente, pois encontra-se em Brasilia, mas foi bem representada pelos senhores,  Dr.Michel e Ferreira.
  O evento foi muito produtivo e contou com a presença de prefeitos e representantes de Axixá, Morros,Primeira Cruz, Humberto de Campos,Vargem Grande, Cachoeira grande, Presidente Juscelino, Icatu e Anapurus.N a oportunidade foram apresentados os avanços de Rosário nesses quase 4 anos de gestão da prefeita  Irlahi e a mesmo foi lançada candidata a presidente da FAMEM,
A prefeita eleita de Anapurus, Professora Vanderly tem demostrado responsabilidade e empenho, ainda nem assumiu o cargo e já busca vários projetos, participou também de vários treinamentos e capacitações com sua equipe de governo, `` Uma da minhas preocupações é capacitar minha equipe de governo para melhor administramos Anapurus`` destacou a prefeita.




Urbano Santos-MA, Beláguas,Tutóia:Prefeituras desafia a Seccor e contrata empresa de fachada por R$ 6 milhões


Outro lado


Endereço
fonte: DOMINGOS COSTA
Além do endereço de fachada, a empresa possui apenas R$ 50 mil de capital social, sem contar os problemas de Alvará e Inscrição Estadual.15231516_1233719296708237_1479198906_o
Acredite, esse “ponto” possui mais de R$ 6 milhões em contratos com a prefeitura de Urbano Santos: Indícios claros de falta de capacidade operacional.
Mais um caso com claras suspeitas irregularidades na gestão da prefeita petista Iracema Cristina Vale Lima, em Urbano Santos, município a 268 km da capital.
Constam nos extratos de contratos publicados no Diário Oficial do último dia 08 de novembro, páginas 22 e 23, que a gestora contratou serviços da empresa M.P.S.M Vieira & CIA Ltda que juntos somam R$ 6.363.387,00 (seis milhões trezentos e sessenta e três mil trezentos e oitenta e sete reais).
Os contratos variam entre aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar e secretarias municipais, além de aquisição de material permanente para as pastas da administração e compra de material de limpeza.
Até aí, apesar do valor exorbitante para um município de apenas 30 mil habitantes, nada de tão anormal, não fosse a incapacidade operacional da empresa que ganhou as licitações.
Prefeita Iracema não foi encontrada para falar sobre o caso.
O Comercial Martins, nome fantasia da empresa, estava registrado junto lucas-15à Receita Federal na Rua 205, nº 19 Unidade 205 Cidade Operaria, em São Luís. Mas atualmente, o endereço é outro: Avenida São Sebastião nº 05, bairro São Cristovão, município de Bacabeira.
Acontece que a empresa não poderia sequer ter participado das licitações, vez que seu capital social é de apenas R$ 50 mil. Isto é, incapaz de ganhar licitações que chegam a mais de R$ 6 milhões.
O caso é uma afronta aos órgãos de controle e fiscalização de recursos públicos, sobretudo, a Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) que vem atuando de forma intensiva contra a corrupção do patrimônio público, em diversos municípios maranhense (LEMBRE).
O blog foi in loco até o endereço fornecido pela Receita Federal. Na via de acesso – de chão batido – os vizinhos informaram que existia de fato um ‘ponto’ com o nome “Comercial Martins” naquele bairro, mas que ‘vivia’ sempre fechado.
Ao chegar no local, a constatação de apenas uma casa com o nome estampado em letras garrafais da parede do imóvel. Sem nenhum sinal de uma empresa de médio ou grande porte. Indícios claros de falta de capacidade operacional.
Nas evidências documentais, também foi constatado que a empresa possui problemas de Alvará de Funcionamento e, no âmbito Estadual, aparece como irregular desde 20/01/2016 – habilitação de restrição.
Sócia
Ainda de acordo com os  dados constantes na Receita Federal, a sócia é Nilia Lena Martins Vieira, e o senhor José Ribamar Pereira é o sócio-administrador. No entanto, segundo uma irmã, Nilia nem mesmo tem conhecimento dos contratos assinados com órgão públicos, como por exemplo, esse da prefeitura de Urbano Santos.969525_415240841925513_919371767_n
Com uma empresa de capital social de apenas R$ 50 mil, Ribamar possui R$ 6 milhões com a prefeitura de Urbano Santos.
Responsável pela assinatura dos acordos, José Ribamar Pereira informou ao titular do blog por telefone, não haver irregularidade nos serviços que somam mais de R$ 6 milhões. “Apresentei toda a documentação que me foi pedida e participei de várias licitações, mas esses valores eles [prefeitos] nunca compram tudo, e outra coisa, tudo isso são vendas parceladas”, informou.
Sem precisar valor, o empresário fez questão de esclarecer que todo o material comprado pela prefeita Iracema Vale foi efetivamente entregue e, ele [Ribamar] já recebeu o devido pagamento.
Sobre o capital social, o empresário disse que desconhece a legislação que trata sobre o tema e desafia as autoridades a provar o contrário. “Não existe Lei que diz que eu não possar contratar”, afirmou.
Acerca do fato da sua sócia [Nilia] desconhecer os contratos com prefeituras, Ribamar informou que já realizou as alterações estatutárias, mas a Junta Comercial ainda não conseguiu substituir o nome da sócia. “Na verdade, ela [Nélia] não sabe porque eu sou responsável pela assinatura dos contratos como está escrito no nosso contrato social”, respondeu.
E por fim, a respeito da acusação da M.P.S.M Vieira & CIA Ltda ser de fachada, o empresário foi taxativo: “O escritório é aqui, a empresa é aqui”,finalizou.
O blog tentou ouvir algum representante da prefeitura urbanosantense, mas as ligações não tiveram retorno.
Ainda durante a apuração do caso, o blog tomou conhecimento que o Comercial Martins também possui contratos com as prefeituras de Beláguas, Santo Antônio dos Lopes e Tutóia.