sábado, 18 de junho de 2016

Urbano Santos: Empreendedor aposta na formalização para alcançar novos mercados

Ainda nesse mês de maio, a prefeitura de Urbano Santos prever a realização do primeiro pregão presencial para prestadores de serviços no segmento de transportes


As diversas vantagens disponíveis para os empreendedores que optam pela formalização como Microempreendedor Individual (MEI) foi o que atraiu Darcio Sousa Silva, de Urbano Santos (MA), a se tornar um deles. Ele trabalha com a prestação de serviços no segmento de transportes e buscou sua formalização junto a Sala do Empreendedor do seu município, no mês de janeiro deste ano.

“Quando entendi a importância de ser registrado e conheci as inúmeras vantagens de ser um MEI, visualizei a oportunidade de ampliar o minha atuação no mercado. Primeiro você passa a ser dono do seu próprio negócio, você sai da informalidade para ter acesso a certos benefícios, como crédito, e ter uma empresa legalizada que pode prestar serviço para várias empresas, podendo emitir uma nota fiscal de prestação de serviços”, resaltou Darcio, que constantemente é procurado por empresas para prestação de seus serviços.

Darcio foi um dos participantes a 8ª Semana do MEI, promovida pelo Sebrae, que encerrou no último sábado (7) e que realizou capacitações intensivas em 28 cidades maranhenses, dentre elas Urbanos Santos, por meio da Sala do Empreendedor do município.

Ainda nesse mês de maio, a prefeitura de Urbano Santos prever a realização do primeiro pregão presencial para prestadores de serviços no segmento de transportes, de acordo com a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que prioriza a contratação desses microempreendedores.


O Microempreendedor Individual, Darcio Sousa Silva, de Urbano Santos, um dos participantes da 8ª Semana do MEI, promovida pelo Sebrae, relata as vantagens da formalização


“Utilizando dessas leis, criamos esse pregão presencial direcionado apenas para eles. Acreditamos que a contratação desses microempreendedores dará uma alavancada na estrutura financeira do município, e para isso contamos com a ajuda da Sala do Empreendedor, que tem dado total apoio tanto na abertura quanto na parte de formalização do procedimento licitatório juntamente com esses microempreendedores”, informou o presidente pregoeiro da Comissão Permanente do Município, Jony França Silva Marques.

Além de Darcio, outros 21 prestadores de serviços no segmento de transportes já procuraram a Sala do Empreendedor de Urbano Santos para se formalizarem e estarem aptos ao pregão.

Segundo a gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, a prefeitura de Urbano Santos tem sido uma grande parceira nas ações centralizadas no município por meio da Sala do Empreendedor.

“Como em todos os municípios onde existe a Sala do Empreendedor, temos tido resultados positivos em Urbano Santos, onde encontramos mais de 200 MEI. Durante nossas capacitações no município verificamos boa participação, tanto de pessoas formalizadas quanto dos potenciais empreendedores, mobilizadas pela equipe da Sala do Empreendedor,” ressaltou Larissa.

MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma figura jurídica criada pela Lei Complementar 128/2008, e que já soma seis milhões no Brasil, sendo 82.500 no Maranhão. Para ser um MEI é necessário faturar até R$ 60.000, 00 por ano.

Ao se tornar MEI, a pessoa adquire cidadania empresarial ao ter registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e, com isso, pode emitir nota fiscal, participar de licitações públicas, ter acesso mais fácil a linhas de crédito em bancos e se tornar um segurado da Previdência Social, com benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Fonte: http://www.chapadinhablog.com

sexta-feira, 17 de junho de 2016

URBANO SANTOS: POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE MATAR OUTRO COM DUAS FACADAS o crime aconteceu entre o povoado Baixa D`Água e Estiva



Policiais Militares de Urbano Santos - MA prenderam em flagrante, na última segunda (13), o suspeito de ter matado friamente um homem com duas facadas no peito. A vítima  não resistiu os golpes, vindo a óbito na hora.

Segundo as informações o crime aconteceu entre o povoado Baixa D`Água e Estiva, no domingo, 12, próximo ao bar. Até o momento não se sabe o motivo do crime.

PM e dois bandidos morrem em assalto aos Correios de Tufilândia







Soldado Caldas e os dois bandidos morreram durante o assalto

Um assalto a agência dos Correios na cidade de Tufilândia foi registrado na tarde desta sexta-feira (17). Cerca de quatro assaltantes invadiram o local e anunciaram o assalto. A polícia militar foi acionada e um PM acabou virando refém dos bandidos.
Quando o reforço policial chegou, um dos assaltantes executou o PM refém. Houve confronto e dois bandidos também foram mortos.Soldado Caldas e os dois bandidos morreram durante o assalto
Soldado Caldas / 2015 era policial do 7º Batalhão de Pindaré-Mirim mas atuava em Tufilândia. Os dois meliantes que morreram ainda não foram identificados.
Os demais conseguiram fugir mas a polícia fechou o cerco e está à procura dos mesmos que segundo informações estariam escondidos nas redondezas.






No local, muitos curiosos...
No local, muitos curiosos…
minard

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Urbano santo: acidente com caminhão do mercadinho Bom Preço

Acidente ocorrido como  o caminhão do Mercadinho Bom Preço em Urbano Santo
o caminhão do mercadinho bom preço do sr. Adiltom conhecido como picole  sofreu um acidente ao desviar de animal na pista mais pela competência do seu motorísta ocorreu tudo sem ferimentos graves  graças a DEUS


Morros: Ontem o Boi de Morros fez a festa no Arraial da Bibi na Praça Gonçaves Dias. Foi o encerramento da festa dançando em frente à Igreja dos Remédios.

Veja todas 100 fotos aqui https://www.facebook.com/clicasaojoao/photos/ms.c.eJxFlEmSJTEIQ2~;Ugc3o~_1~_s80uWa5GLF2AQU7abeeyx6FUn~;zU4D7hCnD6WZoucDf8M~_e~;u5eO1xQP~;PZeD8VrxIuEfj~;k~_9D4H7DdfFN~_n~;Jv2JXvT~;uLNht1a~;NMTp~_Yx~;F36zyIr~;2nwrluvrV~_8PSN2suwrEF~;6cwfslbIznsl~;F~_0uHrL669C~;s8Xs9yheGFnvg~;mX8gfjh~_xpYD~_Xa~;38R~;POYr6tfOWIX6Z5b~;hPiBl~;Kf5A4VfE5cP3bo9hf~;UevF~;nchnyr2kx328TF3jJvtDf1Slmf~_zxoV3vN~;V7iKlX~_~;WVD963P~_WY79cAcfzifw0TF~;0VPw5Y~_1aR8O~_7L5XMp~;uphN7QflRt8nqM~;JoHuvV5aP415Ff~;UJ~;mW9zv0H7Xwf7akZ6DfrTuuzgP0zx6Yb9C821rcsnu5Ft~;s7~_t~;vZGP1r6G~;~_Dj2~;~_Zj9d~;Wwvsvwd92B5~_9HcX1N9ncxnypdOu~;Rlk~_89dKEe1~;51sR9PT2H~_9fTUIUtPYz7~_9HTS~;sewh~_I16i3Nvzkff~;rHaZce3k~;pfr7f2efd58if91NPP~_~;LdV~_D71unElPPGjH99~;OnPun9bdovX7c4ybe~;36LDX~;39~;iRk~;w~_TEkFR.bps.a.730034227138367.1073741842.646651132143344/730037130471410/?type=3&theater
ou aqui https://www.facebook.com/clicasaojoao/

Mata Roma: Glinoel Garreto garante mais Asfalto na Região

Estive ontem, dia 15/06, com o Secretário de Estado de Infra Estrutura Clayton Noleto e com o Secretário Adjunto de Articulação Política Ednaldo Neves, onde, atendendo a pedido nosso feito anteriormente, fomos informados que amanhã, dia 17/06, serão iniciados os serviços de tapa-buracos no trecho Trizidela Mata Roma.
Também foi solicitado, já desde o serviço anterior de taba buracos, que fosse realizado o recapeamento e a sinalização de nossa estrada.
Ciente do problema, o Secretário Clayton Noleto, por determinação do Governador Flávio Dino, autorizou o recapeamento completo da estrada com a implantação de sinalização, serviço que será iniciado no dia 22/06, logo após o tapa buracos.
Mata Roma será a primeira cidade do Maranhão contemplada com o serviço de micro revestimento no governo Flávio Dino, é um tipo de trabalho, conforme nos explicou o secretário Clayton Noleto, que é muito mais resistente e de grande durabilidade.
Então, primeiro serão realizados os serviços de taba buracos, logo após será aplicado o recapeamento total em micro revestimento, deixando nossa estrada totalmente sem buracos, e logo após nossa estrada será sinalizada para nos dar mais segurança.
É com grande satisfação que trago mais essa boa notícia para nossa cidade. Avante!
Glinoel Garreto

MPF instaura inquérito para investigar sobre recursos destinados para o filme do deputado ex-BBB !


Foco da Lava Jato e de uma CPI na Câmara, a aplicação da Lei Rouanet também será investigada pelo Ministério Público Federal do DF. A procuradora Ana Carolina Diniz instaurou inquérito civil público para apurar supostas irregularidades. No despacho, do dia 6 de junho, ela determina que o Ministério da Cultura se manifeste sobre denúncia que aponta “fortes indícios” de crime de favorecimento, repasses “bizarros” a artistas renomados, precária prestação de contas, possibilidade de repasse a políticos e outros dez fatos.

Entre os pontos que o Ministério da Cultura terá de esclarecer, a pedido do MPF, está suposto tráfico de influência em projeto que conta a história do deputado Jean Wyllys.

As denúncias que motivaram abertura de inquérito partiram do Movimento da União de Defesa da Cidadania e Combate à Corrupção.


Fonte: Estadão

Lascou! Suprema Corte do Canadá permite sexo entre pessoas e animais


A suprema Corte do Canadá legalizou as relações sexuais entre humanos e animais, desde que não haja penetração. As informações são do jornal inglês The Telegraph .

A determinação resultou de um caso envolvendo um homem da província de Columbia Britânica que foi condenado por 13 acusações de abuso sexual contra suas enteadas, incluindo uma acusação de bestialidade (sexo com animais). Com a nova resolução, o homem, identificado apenas como DLW, foi absolvido da bestialidade e condenado a 16 anos de prisão pelos crimes de abuso.

Segundo seus advogados, o caso de bestialidade não poderia ser comprovado pois não era possível comprovar se houve penetração por parte de algum dos animais. Assim, ficou decidido por 7 votos a 1 que bestialidade será somente crime caso haja penetração.

De acordo com os registros do tribunal, DLW teria passado manteiga de amendoim sobre os órgãos genitais das vítimas e "oferecido" ao cachorro família para lamber enquanto o homem filmava o ato.

Representantes de organização em defesa dos animais afirmam que a decisão mudam leis ultrapassadas mas não conseguem proteger os animais: "a partir de hoje, a lei canadense permite que abusadores usem animais para sua própria satisfação sexual. Isso é completamente inaceitável, contrário às expectativas da sociedade e não pode continuar", afirmou a diretora executiva da organização Animal Justice, Camille Labhuck.

Sarney recebeu de propina R$ 16 milhões em dinheiro, diz Machado ao longo dos anos

Sarney recebeu de propina R$ 16 milhões em dinheiro, diz Machado
O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse em delação premiada que o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) recebeu propina de contratos da Transpetro durante nove anos, no valor total de R$ 18,5 milhões. Desse montante, R$ 16 milhões foram recebidos em espécie. O dinheiro está inserido na propina total repassada pela Transpetro ao PMDB, que somou mais de R$ 100 milhões ao longo dos anos.
O presidente em exercício Michel Temer, durante cerimônia de entrega de credenciais, no Palácio do PlanaltoSérgio Machado diz que Temer pediu R$ 1,5 milhão em doação ilegal para Chalita
Machado disse que conheceu Sarney na década de 1980 e que, no início de 2006, o ex-senador o procurou reclamando de “dificuldades para manter sua base política no Amapá e no Maranhão”. O pedido foi de ajuda financeira para contornar o problema. “O contexto evidenciava que Sarney esperava que o depoente, na qualidade de dirigente de empresa estatal, solicitasse propinas de empresas que tinham contratos com a Transpetro e as repassasse”, diz a delação.
O primeiro repasse de propina a Sarney foi realizado em 2006, no valor de R$ 500 mil. A princípio, o dinheiro era repassado sem periodicidade certa. A partir de 2008, as parcelas eram pagas anualmente. Os repasses perduraram até agosto de 2014. O dinheiro era transferido ora como doações oficiais ao PMDB, com recomendação expressa de repasse a Sarney; ora em entregas em espécie. A origem dos recursos eram as empresas com contrato com a Transpetro, que são investigadas na Lava-Jato.
“Durante a gestão do depoente na Transpetro, foram repassados ao PMDB, segundo se recorda, pouco mais de R$ 100 milhões de reais, cuja origem eram propinas pagas por empresas contratadas; que, desse valor, R$ 18.500.000,00 foram repassados a Sarney”, disse Machado. O delator explicou que, do dinheiro pago ao ex-senador, R$ 2,25 milhão eram doações oficiais de empreiteiras. A Camargo Corrêa contribuiu com R$ 1,250 milhão em três doações efetuadas entre 2010 e 2012. A Queiroz Galvão contribuiu com R$ 1 milhão.
O depoente disse que, em geral, as doações eram feitas ao Diretório Nacional PMDB e também ao diretório do partido no Maranhão. Por vezes, o dinheiro era também encaminhado a Sarney por meio de outro partido. Os demais valores foram pagos em espécie. (Por Carolina Brígido/ O Globo)

Van de Parnaíba ocupada por 14 pessoas tomba na BR-343


Uma van modelo Mercedes-Benz Sprinter 413, de cor branca, que faz linha de Parnaíba a Teresina no transporte de passageiros, era ocupada por 14 pessoas quando tombou na altura do KM-93, da BR-343, no povoado Polo Norte, zona rural de Caraúbas do Piauí. O acidente aconteceu na noite desta quarta-feira (15/06), por volta das 18h45min, e deixou o saldo de três feridos.


Segundo o condutor da van, identificado como João de Deus Sousa França, de 41 anos, o acidente foi provocado por conta de problemas mecânicos. "A gente ia voltando pra Parnaíba quando o carro quebrou a barra de direção". Diante do impasse o veiculo perdeu o controle, invadiu a mão contraria, saiu da pista e só parou depois de bater contra algumas árvores.


O motorista João de Deus se queixava de fortes dores na região torácica e nas costas. Já a senhora Geíza Maria Silva dos Santos, de 35 anos, apresentava suspeita de fratura na perna esquerda; enquanto a senhora Maria Aradir Silva, de 40 anos, estava com suspeita de fratura no braço esquerdo. Os outros passageiros saíram praticamente ilesos. 


Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cocal foi acionada e prestou os primeiros socorros às vitimas e as encaminhou ao HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) em Parnaíba.


Blog do Coveiro

MATA ROMA:Acidente com vitima fatal Veja

Na manhã desta Quinta feira um acidente vitimou fatalmente o matarromense José Alves Garrreto (Zequinha).
Zequinha seguia no sentido Anapurus/Chapadinha quando nas proximidades da Fazenda Europa colidiu frontalmente com um carro modelo Palio cor branca,  segundo populares o carro é de Anapurus.
O corpo foi levado para o hospital de Anapurus e após identificação foi levado para Mata Roma onde acontece o velório em sua residência.

BARRERINHAS: veja a festa com a Tocha Olìmpica com foi.



José Mota, atleta maranhense de futsal, conduziu a Chama Olimpica pelas dunas do povoado Vassouras em um quadriciclo.

Maria Menezes chegando no Porto de Mandacaru com a Chama Olimpica.

O atleta Isak conduziu a Chama Olímpica pelo Rio Preguiças.

Dona Maria conduzindo a Chama Olímpica pelas ruas do povoado de Mandacaru.

O tricampeão maranhense de Atletismo nos 300m, Isak , também conduziu a Chama Olímpica em Barreirinhas.

Samuel Ferreira foi o 1º a trabalhar como instrutor de kitesurf e conduziu a Chama Olimpica na paradisíaca Atins.

José Mota, atleta maranhense de futsal, conduziu a Chama Olimpica pelas dunas de Vassouras em um quadriciclo.

Fotógrafo e monitor do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Jony Silva conduz a Chama Olimpica nessa imensidão

Fotógrafo e monitor do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Jony Silva conduz a Chama Olimpica nessa imensidão.


José Domingos trabalha c/artesanato de fibra de buriti, que usou no tênis e chapéu para levar a Chama Olimpica!

Samuel Ferreira foi o 1º a trabalhar como instrutor de kitesurf e conduziu a Chama Olimpica na paradisíaca Atins.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

MARANHÂO: Justiça obriga o Estado a garantir acessibilidade em presídios no MA

Fachada do Complexo Penitenciário de Pedrinhas (Foto: De Jesus / O Estado)Estado deverá apresentar projeto de construção do presídio no prazo de 30 dias.
Um acordo firmado entre a Justiça, o Estado do Maranhão e a 14ª Promotoria de Justiça Especializada da Pessoa com Deficiência obrigará o Estado a adequar, no prazo máximo de um ano, os presídios São Luís 1 e 3, que fazem parte do Complexo de Penitenciário de Pedrinhas, na capital, às normas de acessibilidade. O acordo é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA).
Através do acordo, o Estado deverá demarcar uma vaga exclusiva para deficiente e outra para idoso no estacionamento, criar sinalização de rampas de acesso, sinalização podotátil de alerta e direcional até a entrada principal das edificações. Também deverá adequar o desnível entre os pisos interno e externo, por meio de rampa, instalar assento para banho no banheiro de acesso da área de detentos, adequar o calçamento para garantir rota acessível na entrada e saída de veículos, instalar barras de apoio no banheiro acessível e viabilizar o acesso de cadeirantes em visita.
Ainda coforme o acordo da Justiça, o Estado deverá apresentar, no prazo de 30 dias, um projeto de construção do presídio de segurança máxima a ser edificado ao lado do Presídio São Luís 3 (PSL3), com as adaptações necessárias ao acesso de deficientes físicos.
Complexo de Pedrinhas
Na ACP movida pelo MP, o promotor Ronald Pereira, assinala que “todo o Complexo Penitenciário de Pedrinhas carece de obras de acessibilidade urgentes” a fim de garantir o direito fundamental de locomoção aos presidiários, aos visitantes e aos próprios agentes carcerários e administrativos das diferentes unidades prisionais de Pedrinhas.
Em sua peça inicial o promotor afirma que o esforço para dotar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas vem sendo empreendido desde o ano de 2005, “sem nenhuma perspectiva de finalização pela via administrativa”, apesar de reiteradas tentativas de resolver o impasse em âmbito extrajudicial, inclusive com a proposta de assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que não se concretizou.

São João de Todos começa nesta sexta-feira (17)

Começa nesta sexta-feira (17) o ‘São João de Todos’ com muitas atrações prometendo animar os arraiais da cidade. Grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, shows com cantores maranhenses, quadrilhas, cacuriá, danças portuguesas e outras manifestações da cultura popular estão entre as opções oferecidas. Os festejos seguem até o dia 29 conforme programação do Governo do Maranhão, que promove o evento por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

As atrações do ‘São João de Todos’ podem ser conferidas nos arraiais da Praça Nauro Machado (Praia Grande, Centro Histórico) Parque Folclórico da Vila Palmeira, Ipem (Centro Social dos Servidores do Estado) e Praça Maria Aragão (em parceria com a Prefeitura de São Luís). Além da grade oficial, o Governo apoia os festejos juninos dos Vivas do João Paulo, Cohajap, Cidade Operária, Vicente Fialho, Bairro de Fátima, Liberdade e João de Deus, e os arraiais do Largo de São Pedro, Santo Antônio e do Anjo da Guarda.

Atrações

No primeiro dia do Arraial do Ipem a programação vai agitar o público com a apresentação dos bois de Morros (orquestra), Leonardo (zabumba), Brilho da Ilha (orquestra) e Maioba (matraca). A noite terá ainda show com o cantor maranhense Mano Borges e apresentação do grupo folclórico de dança do coco Pirinã.

Na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, o bumba meu boi de Guimarães (zabumba) promete animar o Arraial. Outra atração que acontece na Praia Grande é o show Bandeira de Aço com o cantor maranhense Alê Muniz que fará um tributo ao cantor, percussionista e compositor Papete, mostrando algumas de suas mais conhecidas canções. O Cacuriá da Dona Teté e o Boi de Axixá (orquestra) fecham a noite de estreia.

Maioba também vai esquentar o Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira no primeiro dia do São João de Todos. Na programação tem show de Teresa Canto, Boi Unidos de Santa Fé (baixada), Boi da Alemanha (orquestra) e Cacuriá Mirim da Vila Palmeira.

Vale destacar que na Vila Palmeira quem aprecia tambor de crioula vai encontrar espaço exclusivo para a manifestação. Vários grupos se apresentarão todas as noites na Tenda Therezinha Jansen até o dia 29. O Arraial da Praia Grande também contará com área exclusiva para o tambor de crioula. Lá os grupos se apresentarão no Canto da Faustina.

Além das apresentações culturais, outro grande atrativo dos arraiais são os pratos típicos da época. As barracas instaladas nesses locais vão oferecer ao público mingau de milho, arroz de cuxá, torta de camarão, variedade de bolos e cocadas, entre outras iguarias.

“Nosso objetivo é fazer um grande festejo junino garantindo alegria e diversão com segurança para a população”, disse o Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Na Praça Maria Aragão, Vila Palmeira e Ipem os festejos acontecerão todos os 13 dias do período junino, sempre a partir das 19h. Já o Arraial da Praça Nauro Machado funcionará nos dois fins de semana que integram o período junino, nos dias 17, 18 e 24, 25, também com início previsto para as 19h.

Programação 1º dia, sexta-feira (17)
Arraial do Ipem

19h – Boi de Morros
20h – Dança do Coco Pirinã
21h – Show Mano Borges
22h – Bumba Meu Boi de Leonardo – Zabumba
23h– Bumba Meu Boi Brilho da Ilha
00h – Boi da Maioba-Matraca

Praça Nauro Machado

19h – Boi de Guimarães- Baixada
20h – Quadrilha Juventude Esperança
21h – Show Bandeira de Aço (Tributo a Papete)
23h – Cacuriá da Dona Teté
00h – Boi de Axixá- Orquestra

Vila Palmeira

19h –Cacuriá Mirim da Vila Palmeira
20h – Show Mano Borges
21h – Boi da Maioba – Matraca
22h – Boi Unidos de Santa Fé – Baixada
23h – Show Teresa Canto
00h – Boi da Alemanha – Orquestra

Casas ecológicas podem ser construídas por apenas R$600 veja o video.

Se você, assim como nós, busca cada vez mais inspirações para uma vida simples e sustentável, vai amar esse post sobre bioconstrução (conhecido também como construções sustentáveis). Em Oxfordshire, na Inglaterra, um simpático professor aposentado com 59 anos de idade resolver usar o seu tempo livre para buscar alternativas de moradia com baixo custo. O sr. Michael Buck, aplicou técnicas simples de construção e arquitetura ecológica, e com um orçamento bem restrito de apenas 150 libras (cerca de 600 reais), resolveu seguir a empreitada mostrando que é possível criar moradias confortáveis de maneira simples. Hoje a construção serve de inspiração para qualquer pessoa que buscam um conceito agradável de moradia com baixo custo.
Cob-House
Em seu jardim, montou uma pequena casa utilizando materiais em desuso como janelas de automóveis abandonados, madeiras de demolição, ferro, restos de barco, entre outros materiais coletados durante dois anos. O pequeno lar abriga também um fogão à lenha que aquece a casa enquanto cozinham. A água utilizada no dia a dia da casa é reabastecida por um riacho que passa próximo ao terreno. Um simples lar aconchegante cheio de charme para os apaixonados por sustentabilidade. Isso nos faz lembrar que as coisas servem para nos servir, e não para sermos escravos delas. E pra você, o que realmente importa? Confira:
michael-buck-cob-house-5michael-buck-cob-house-1michael-buck-cob-house-4
27om07outside
Veja também o vídeo:

terça-feira, 14 de junho de 2016

LUTO, MORRE EM JAGUARUANA O VELHO RIO JAGUARIBE.


Sou neto e filho de Agricultor, por isso não posso negar minhas raízes. Desde pequeno, cresci às margens do Rio Jaguaribe. Conhecido por alguns como o maior Rio seco do mundo, o Velho Jaguaribe que tem sua nascente na cidade de Tauá, desagua para o mar na divisa das cidades de Fortim e Aracati. Fonte de riqueza nas Regiões do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, o que era pra ser um simples afluente, se tornou um verdadeiro pai de família, levando fartura à mesa de milhões de Cearenses.

Pelo pouco que eu sei da história do velho Jaguaribe, na década de 6o, com a construção do Açude do Orós, o rio passou de seco para perenizado. Essa mudança garantia a sobrevivência das famílias que viviam as margens do rio, proporcionando alternativas aos agricultores, no período do verão, plantarem as famosas vazantes. Lembro-me ainda quando meu pai e meu tio faziam essas plantações. Feijão, Batatas e verduras, recheavam a mesa da nossa família que juntamente com as variedades de peixes, nos trazia a certeza de que as dificuldades seriam amenizadas pelo velho Rio Jaguaribe, um verdadeiro Pai.


Veio o início do século XXI e com ele a construção do maior reservatório do Estado do Ceará. Concretizava-se no final do ano 2003 o sonho de décadas, pois neste ano foi anunciado o fim das obras do Castanhão.  Os homens que os fizeram, deram um prazo de 10 anos para que o mesmo ficasse com sua capacidade de armazenamento, pouco mais de sete bilhões de metros ao quadrado de água. Só que o pensamento do homem, não foi combinado com o de Deus.

Passado 2003, chegando 2004 o ano foi muito chuvoso. Apenas trinta dias de chuvas fortes nas cabeceiras do Castanhão, fizeram com que suas comportas fossem abertas e o nosso Velho Jaguaribe começasse a inundar as margens adentrando nas cidades do vale. Naquele momento, se para uns a retirada de suas casas trazia desconforto e um pouco de tristeza, por outro lado, a certeza de que mais na frente, a fartura era certa, assim como foi, os enchia de alegria e esperança.


De 2004 até 2009 os anos nos trazia certa normalidade no período chuvoso. Isso fazia com que toda região banhada pelo Rio Jaguaribe, tivesse progresso e desenvolvimento. Passado esse período, se iniciou uma temporada de anos conturbados no período de chuvas. A inconsistência dos períodos chuvosos fazia com que dia após dia o maior reservatório de água do Ceará, começasse a reduzir seu volume. Não resta dúvida que isso começou a preocupar as autoridades, porém poucos fizeram para evitar o colapso.

Os investimentos em medidas alternativas pararam no tempo. No período chuvoso, milhões e milhões de m³ de água passavam no leito do nosso rio e desaguava para o mar e nada foi feito. Olhava-se para o Castanhão e ao ver aquele verdadeiro mar de água, achava-se que nunca secaria e consequentemente nosso velho Jaguaribe não morreria. Negativo, por mais que pareça que não, o pior aconteceu. O Castanhão quase já secou e o nosso velho Jaguaribe, decididamente,  morreu.


Não queria hoje está aqui contando essa triste história, mas infelizmente a realidade tem que ser mostrada. O homem, o maior responsável por essa tragédia, está pagando o preço do descaso e de suas ações erradas. Podemos até achar que o que passou não tem mais volta, mas se olharmos para o futuro, ainda dá tempo de se fazer alguma coisa.

Por mais que alguém ache que estou exagerando ao dizer que estamos de luto pela morte do Velho Jaguaribe, eu continuarei com meu pensamento. Torço que, no futuro, vejamos ainda correr muita água no leito desse Rio e que ele, assim como a ave PHOENIX, que ressurge das cinza, possa nos dá essa alegria de um dia poder vê-lo novamente vivo.