sexta-feira, 6 de maio de 2016

Réplica da Arca de Noé chegará ao Brasil A construção foi feita por um holandês que desejava divulgar a Palavra de Deus

Uma réplica da Arca de Noé, construída pelo holandês Johan Huibers entre 2008 e 2013, estará no Rio de Janeiro, capital carioca, durante as Olimpíadas que acontecerão em agosto deste ano na cidade.
Huibers, que é carpinteiro, disse que a arca foi feita nos moldes da Bíblia e tem capacidade para 5 mil pessoas. Contudo, somente há pouco tempo o holandês decidiu levá-la em um tour pelas Américas do Sul e Central e, por último, do Norte, para que pessoas de várias localidades tenham acesso ao conceito que ela propõe, de “experiência de esperança por meio dos ensinamentos de Jesus Cristo”.
A história de Noé
Na Bíblia, a história de Noé é narrada no livro de Gênesis. As orientações para a construção da Arca vieram por meio de Deus, que desejava poupar apenas Noé e sua família de um dilúvio que destruiria a Terra:
“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a Minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” Gênesis 6.11-14
Após os 40 dias e 40 noites habitados na arca, o dilúvio terminou e Deus fez uma aliança com Noé, dizendo que não voltaria a destruir o mundo por meio de águas de dilúvio:
“E Eu, eis que estabeleço a Minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra. E Eu convosco estabeleço a Minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre Mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O Meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre Mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então Me lembrarei da Minha aliança, que está entre Mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.” Gênesis 9.9-15

APÓS AMEAÇAS CONTRA O BRASIL, VOCÊ DEVERIA SABER ESSES 10 FATOS SOBRE O ESTADO ISLÂMICO

Um dos desenvolvimentos mais chocantes no Oriente Médio tem sido a rápida ascensão do Estado Islâmico do Iraque e da Síria (ISIS) como uma grande ameaça terrorista internacional.
Embora o crescimento do ISIS pode parecer súbito, a união do grupo pode ser rastreada até a invasão iraquiana de 2003, o que desencadeou uma onda de sentimento anti-americano que resultou no nascimento de grupos insurgentes contra forças ocidentais e grupos étnicos iraquianos. A partir dessas raízes, o ISIS cresceu para uma poderosa organização terrorista multinacional com operações sofisticadas, capazes de captar e administrar grandes áreas de território.

10. Eles recrutam pessoas de todo mundo

Conforme o ISIS passou a usar cada vez mais meios de comunicação ao longo dos últimos anos, o sucesso de seus esforços de recrutamento também aumentaram. Até abril de 2015, o Estado Islâmico inclui mais de 20.000 adeptos de todo o mundo, incluindo homens e mulheres das Américas e Europa.
O ISIS conseguiu recrutar pessoas de 90 países diferentes, com 3.400 pessoas viajando de países ocidentais para lutar no Oriente Médio. A França e Rússia contam com mais de 1.200 recrutas dentro de suas fronteiras, a Alemanha e o Reino Unido têm mais de 600 cada, enquanto pelo menos 180 americanos e 130 canadenses viajaram para o exterior para se juntar ao ISIS.
Um dos casos mais famosos é o Jihadi John, do Reino Unido, que realizou várias decapitações que foram gravadas em vídeo.1

9. Eles destroem a história humana (e lucram muito com isso)

Dezenas de sítios históricos de valor inestimável foram invadidos e destruídos por forças do Estado Islâmico devido ao fato de que a adoração de ídolos é considerada um pecado religioso sério.
Museus e sítios arqueológicos, alguns dos quais datam em 3.000 aC, foram saqueados, demolidos, e totalmente destruídos. Um desses é Hatra, um Patrimônio Mundial da UNESCO, e o Museu Nínive em Mosul, o segundo maior museu no Iraque.
O ISIS não tem problemas em vender ídolos pecaminosos roubados de sítios históricos para financiar seus esforços de guerra, ganhando milhões com vendas de antiguidades no mercado negro.2

8. Mais radicais que a Al-Qaeda

Mais de um ano atrás, o presidente dos EUA Barack Obama considerou o Estado Islâmico como menos preocupante e perigoso que a Al-Qaeda.
No entanto, a Al-Qaeda e o Estado Islâmico estão em desacordo porque o ISIS é considerado muito radical para a Al-Qaeda. Em outras palavras, a violência perpetrada pelo Estado Islâmico é sangrenta o suficiente para perturbar uma organização terrorista responsável por ataques como ao World Trade Center.3

7. Decapitação como uma ferramenta de marca

Uma das ferramentas de recrutamento mais influentes e bem-sucedidas que o Estado Islâmico criou foi a série de vídeos que executa prisioneiros através da decapitação, incluindo a primeira transmissão em solo líbio, que apresenta a execução de mais de uma dúzia de cristãos egípcios.
Estes vídeos de propaganda, que apresentam figuras bem conhecidas como “Jihad John”, um recruta de Londres, separa o ISIS de outras organizações islâmicas. Recrutas potenciais vêem esses vídeos como prova de poder e controle, juntamente com a disposição da organização em ser completamente implacável no cumprimento de seus deveres como muçulmanos. Ao mesmo tempo, estes vídeos espalham o medo entre os não-fundamentalistas, matando dois pássaros com uma pedra.4

6. Experientes em mídias

O ISIS realiza suas campanhas de propaganda utilizando todos os mais recentes meios de comunicação sociais e técnicas de produção, maximizando sua capacidade de chegar a um vasto grupo de potenciais recrutas.
Parte dos esforços em ganhar guerras ideológicas envolve a Al Hayat Media Center, uma empresa de mídia profissional que promove vídeos de recrutamento e outras comunicações de marketing. Ao contrário da Al-Qaeda, cujos vídeos se assemelham a um sermão recitado em uma câmara de vídeo, as produções do ISIS incluem música, cenas de ação e uma história que faz com que potenciais recrutas se sintam como parte de uma luta maior.
O Estado Islâmico também implanta especialistas em mídia social com experiência em usar o Instagram, Facebook e Twitter para manter contato com islamitas que consomem a mídia online.5

5. Eles controlam mais terra do que muitas nações

Enquanto a guerra civil síria se alastrava, o Estado Islâmico usava a luta para distrair o mundo a partir de seus grandes ganhos de território ao redor do Norte do Iraque e Síria. Eles conseguiram obter terra suficiente para que controlem um território maior do que muitos países legítimos.
Apesar de recuar após ataques aéreos e terrestres por forças do exército do Iraque, o Estado Islâmico ainda mantém um controlo apertado sobre Mosul, uma cidade com milhões de habitantes, bem como grandes áreas em torno de Fallujah e Ramadi, que se estendem pela Síria até a fronteira da Turquia.
Em contraste, a Al Qaeda é um grupo descentralizado de células terroristas, capaz de atingir praticamente qualquer lugar na Terra, mas incapaz de montar campanhas militares sofisticadas que conquistam terras inteiras.6

4. Eles ganham muito dinheiro

Os meios de comunicação sofisticados e campanhas militares do Estado Islâmico requerem uma grande quantidade de dinheiro. Soldados precisam ser alimentados, equipamentos precisam de manutenção e vídeos profissionais precisam ser editados.
A fim de cuidar de suas preocupações orçamentais, o ISIS desenvolveu uma variedade de fluxos de receita para encher seu caixa de guerra, como uma injeção de $ 425.000.000 de fundos roubados de um banco de Mosul, enquanto os ganhos econômicos regulares consistem em atividades criminosas, tais como extorsão, roubo de artefatos históricos e doações de patrocinadores ricos.
Quando o ISIS assumiu grandes porções da Síria e do Iraque, a organização capturou valiosos recursos energéticos que mantêm a sua máquina de guerra funcionando. Atualmente, o Estado Islâmico é a mais rica organização terrorista no mundo.7

3. Aliados ocidentais financiaram o ISIS

Antes que o Estado Islâmico conquistasse grandes áreas de terra, riquezas derivadas do petróleo, produtos manufaturados e empreendimentos criminais, a organização tinha de recorrer a doações de benfeitores ricos para a maior parte de seus recursos financeiros.
Durante este tempo, nações amigas dos Estados Unidos estavam financiando os rebeldes sírios que lutavam contra a ditadura de Bashar Al Assad, que foi desprezado pela classe dominante da Arábia Saudita, Kuwait e Qatar.
No início da rebelião contra o ditador da Síria, grupos rebeldes sírios estavam interessados em depor Al-Assad do poder. No entanto, à medida que mais lutadores do ISIS se juntaram aos rebeldes, o grupo deslocou-se para o fundamentalismo com grande parte do dinheiro doado por aliados americanos.8

2. Um califado que controla o mundo

A inspiração ideológica por trás do Estado Islâmico gira em torno de uma tradução rigorosa do Corão. Esta interpretação estabelece que todos os muçulmanos devem viver dentro de um califado, que é um Estado-Nação Islâmico que reforça os aspectos mais severos da lei islâmica, incluindo apedrejamentos e amputações como punições e escravos como recompensas para soldados do ISIS.
Enquanto a Al-Qaeda trabalhava para o eventual estabelecimento de um califado, eles nunca controlaram uma grande quantidade de território necessário para estabelecer um Estado Islâmico, preferindo em vez disso pequenas operações. A fim de cumprir as suas obrigações religiosas, o ISIS requer um controle territorial para fazer de seu califado uma organização legítima para extremistas sunitas.
De acordo com a doutrina takfiri, parte do processo de criação de um Estado Islâmico em todo o mundo envolve a purificação do planeta através de assassinato em massa de muçulmanos apóstatas e quem resiste ao ISIS.9

1. Agentes do Apocalipse

Uma das crenças mais profundas dos combatentes do ISIS é que eles são agentes de um futuro apocalipse. Todas as suas atuais atividades se concentram em trazer o fim do mundo, a partir do estabelecimento de um califado para a aplicação da lei islâmica derivada da Idade Média.
O Estado Islâmico acredita em uma profecia que afirma que apenas 12 califas legítimos andarão na Terra com o atual líder Abu Bakr al-Baghdadi na qualidade de sua oitava encarnação. Os exércitos de Roma e Islã irão se reunir após o Estado Islâmico invadir Istambul, levando a um confronto final em Jerusalém, onde Jesus conduzirá exércitos islâmicos a uma vitória sobre Dajjal, anti-Messias de Islam.10

Ministério Público pede afastamento do prefeito de Barreirinhas do cargo Léo Costa está sendo acusado de fraudar licitações da merenda escolar.

image21
Prefeito Léo Costa.


O Ministério Público do Maranhão, em Ação Civil Pública por improbidade administrativa, ajuizada nesta quinta-feira, 5, requereu o imediato afastamento dos cargos do prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, e do secretário de Educação do município, Manoel dos Santos Costa Junior.
Eles estão sendo acusados pela Promotoria de Justiça de Barreirinhas de terem fraudado licitações e contratos administrativos para fornecimento de merenda escolar, que acarretaram prejuízo ao erário no valor de R$ 7.695.714,45.
Também são alvo da ação o presidente da Comissão Permanente de Licitação de Barreirinhas, José de Ribamar Launé Campelo, e os empresários Vivadavel da Costa Silva Sobrinho e Milton Ataíde Caldas, vencedores das licitações fraudadas.
Oriunda de um inquérito civil, a Ação Civil Pública apurou, além das fraudes em licitações, superfaturamento de preços, produtos entregues na merenda escolar de marcas diversas das exigidas nas licitações, itens não entregues ou enviados em quantidades menores e gêneros alimentícios estragados ou em condições impróprias ao consumo.
Autor da ação, o promotor de justiça Francisco Thiago Rabelo também requereu à Justiça a indisponibilidade dos bens dos acusados e das empresas vencedoras das licitações.
2_MERENDA.PJB_reduz
A INVESTIGAÇÃO
A Promotoria de Barreirinhas instaurou, em julho de 2015, inquérito para apurar denúncias de irregularidades no fornecimento da merenda escolar em Barreirinhas. Entre os procedimentos adotados, foram emitidas requisições ao secretário de Educação e ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar.
Ao primeiro, para que disponibilizasse cópias do procedimento de contratação das empresas que fornecem a merenda escolar e dos processos de pagamento; ao segundo, para que fosse realizada inspeção “in loco”, a fim de verificar a regularidade de abastecimento, qualidade e aceitação da alimentação escolar.
Após as respostas encaminhadas à Promotoria, os processos licitatórios, bem como os contratos e prestações de contas, foram submetidos à análise da Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça. Além disso, os servidores da Promotoria de Justiça realizaram vistorias em escolas de povoados do município, para comprovar se os itens constantes nas notas eram realmente entregues e na quantidade especificada, bem como diligências em mercados e feiras, a fim de examinar se os preços dos itens alimentícios declarados pelos contratados estavam adequados aos preços locais.
De acordo com o promotor de justiça Francisco Thiago Rabelo, após a fase investigatória, foram identificadas diversas fraudes nos contratos para fornecimento de merenda escolar, causando um prejuízo ao erário municipal que poderá alcançar R$ 7.695.714,45.
“O prefeito de Barreirinhas, o secretário de Educação e o presidente da Comissão de Licitação realizaram licitações totalmente contrárias ao ordenamento jurídico para o fornecimento de merenda escolar, retirando recursos da municipalidade sob suas responsabilidades e transferindo a particulares, causando imenso e constante prejuízo ao erário municipal”, observou o membro do Ministério Público.
QUALIDADE DOS ALIMENTOS
Segundo o relatório das vistorias nas escolas, além da questão dos preços superfaturados e ausência de alguns itens alimentícios previstos nos contratos, em algumas unidades foi observada a completa inadequação dos alimentos para o consumo.
Em uma escola no povoado Varas, ao chegar à cozinha do prédio, a equipe sentiu um forte mau cheiro. “Após abrir o freezer descobriu-se que o forte odor de animal morto vinha dos frangos congelados entregues pela Prefeitura há apenas quatro dias. Mesmo estragados e impróprios para o consumo, os frangos foram recebidos pela escola”, consta no relatório.
 Do Blog do Neto Ferreira

Disputa eleitoral em Barreirinhas promete ser a mais acirrada da história


Disputa eleitoral em Barreirinhas promete ser a mais acirrada da história
A corrida eleitoral na cidade turística de Barreirinhas, a 254 km de São Luís, promete ser a mais disputada da história. Quatro pré-candidatos colocaram o nome na rua, e portanto, buscam comandar a partir de janeiro de 2017 os rumos do município de quase 80 anos que conta com mais de 50 mil habitantes.
O primeiro, evidentemente, é o prefeito Léo Costa (PDT), que tenta a reeleição. Apesar do desgaste, o gestor tem conseguido melhorar sua imagem e conta com a força da máquina municipal para sair vitorioso no próximo dia 02 de outubro.
Sarneysista de carteirinha, o ex-prefeito Alberico Filho está bem posicionado nas pesquisas eleitorais, alias, muitos dos levantamentos de intenção de votos, ele aparece liderando. É o nome com maior chances de vencer o atual prefeito.
Quem decidiu ingressar na política local foi o suplente de deputado estadual Marcos Caldas (PSDB), ex-parlamentar estadual que chegou comandar a Assembléia Legislativa, e até alcançou a incrível façanha de ser governador do Maranhão por alguns dias. Contudo, em Barreirinhas, o buraco é mais embaixo.
Outro que pretende governar os barreirinhenses é o ex-juiz federal Amilcar Rocha (PCdoB), que disputou na eleição de 2014 uma vaga de deputado estadual, mas sem sucesso. Ele conta com maior cabo eleitoral da cidade, seu irmão, o ex-prefeito Miltinho Rocha. Além desse fator, será dele o apoio do Palácio dos Leões.
Esses são os nomes, façam suas apostas…

Financiamento de pesquisas pela Funasa tem foco em saúde ambiental


Foto: Arquivo Funasa - Arte: Marcos Almeida.
Ligada não só a área de saneamento básico, mas também preocupada em fomentar pesquisas, a Fundação Nacional de Saúde financia projetos voltados à saúde ambiental. A partir de 2010,  a competência que era do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) e da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia Sanitária (Codet),  passou para  a Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Copet) no Departamento de Saúde Ambiental (Desam).
A principal competência da Copet é estimular  estudos de pesquisa para  universidades públicas, privadas, estaduais e municipais. “Todas podem participar desde que se enquadrem dentro dos nossos critérios”, afirma Rômulo Cruz, coordenador do setor Copet/Desam.
O chamamento público de editais são feitos todo ano, sendo  divididos em áreas temáticas, as quais são: controle de qualidade da água, contaminação ambiental, saneamento básico e  de promoção à saúde.  Dentro delas são abertas as linhas de pesquisa que irão delimitar o que será averiguado. “Temos em torno de cinco milhões de reais por ano para gastar com pesquisa. Quase 30% desse recurso é de capital, um dinheiro muito importante para as universidades”, explica o coordenador de pesquisa.
É importante que o órgão, responsável por  gerenciar a política de saúde ambiental, atenda aos anseios acadêmicos.  O edital é iniciado pela fase de seleção das pesquisas. “Geralmente quando abre o edital fazemos um memorando  para as superintendências, assim, elas procuram universidades que tem interesse de participar,” comenta Cruz, ressaltando que a pesquisa precisa ser relevante para sua publicação.
Logo após selecionar as pesquisas, é encaminhada a proposta para as áreas técnicas que saberão o grau de importância da busca. Após essa etapa, a área técnica encaminha um parecer sobre a relevância da pesquisa. Com isso, é convocado o Comitê Técnico e Científico da Funasa, onde são apresentados os trabalhos.  
É importante destacar que algumas pesquisas são classificadas, mas nem todas são financiadas, porém, isso não as impedem de participar em outro processo de seleção. 
Foto: Gabriela Andrade - Jamaci Avelino, diretor-substituto do Departamento de Saúde Ambiental.
No edital recentemente lançado, o Departamento de Saúde Ambiental (Desam) está escolhendo  uma instituição responsável em  fazer uma avaliação de “Impacto à Saúde”. “O edital foi publicado na semana passada e recebemos a proposta pelo Sistema de Convênios do Governo Federal (Sincov)”, conta Jamaci Avelino, diretor-substituto do Desam.
Este projeto de “Impacto à Saúde” visa avaliar de forma contínua e sistêmica os municípios que estão conveniados com a Instituição e o impacto das obras de saneamento e das ações de saúde ambiental, financiadas pela Funasa, na população beneficiada no quesito da promoção da saúde. “É importante observar se nossas ações estão gerando efeitos positivos à saúde”, explica Avelino.

Além da inelegibilidade de Roseana e Ricardo, MP pede devolução de R$ 151 milhões

roseana-e-ricardo-MP
Além da ação criminal, aceita pela Justiça, o promotor Lindonjonson Gonçalves de Sousa, entrou com uma ação civil pública por improbidade administrativa na 2ª Vara da Fazenda Pública (juiz Carlos Veloso) contra Roseana Sarney, Ricardo Murad, mais 15 pessoas, dentre funcionários públicos e empreiteiros, e 5 empresas denunciadas em um esquema de desvio de recursos da Saúde.
O MP descreve na ação o que classificou de “empreitada improba e criminosa” iniciada em 7 de julho de 2009, dois meses depois do golpe judicial que usurpou o mandato do governador eleito Jackson Lago (observação nossa) com a divulgação da concorrência 001/2009 – CPL/SES/MA, com o propósito de construir, de um só vez, 64 unidades hospitalares de 29 leitos cada, em diversos municípios – notadamente os pequenos – do Maranhão, com estimativa de custo de R$ 115.832.337,59.
Em um levantamento cronológico, Lindonjonson Gonçalves de Sousa, traça o modus operandi da associação criminosa (reunião de três ou mais pessoas para cometer crimes; acusação criminal pela qual todos os envolvidos respondem na Justiça),  e seus artifícios para burlar a lei e contratar as empresas da preferência do secretário de saúde, Ricardo Murad, por designação da então governadora Roseana Sarney.
O Ministério Público aponta uma série de ilegalidades que vão do início da obras, sem o devido projeto básico, como exige o art. 7º da Lei de Licitações e Contratos Administrativos à contratos sem licitação e superfaturados.
“O superfaturamento das contratações, no presente caso, é de tamanha evidência que dispensa qualquer análise contábil para a sua verificação. Veja-se que sessenta e quatro unidades hospitalares de vinte leitos produziriam 1280 leitos, e por isso cada leito hospitalar custaria aos cofres públicos o valor de R$ 118.181,62 (cento e dezoito mil, cento e oitenta e um reais e sessenta e dois centavos); Sem contar os custos com equipamentos hospitalares e outras medidas de natureza estrutural que servem ao pleno funcionamento de uma unidade hospitalar. Em uma consulta rápida em portais da internet, é possível obter planilha completa do custo de uma unidade do projeto “Minha Casa Minha Vida”, que deve ter todas as condições básicas e necessárias para uma família viver com dignidade, não alcança a metade do valor gasto, em média, com cada um dos leitos hospitalares referentes às licitações relatadas na presente demanda. Assim, conclui-se que as contratações estão em valores muito acima do que deve ser praticado para edificações nessas condições, revelando o superfaturamento das obras, em não havendo nenhum interesse público que justifique um preço tão alterado”, diz Lindonjonson na acusação enviada à Justiça.
Decisões mirabolantes
O promotor ainda ressalta que “as decisões administrativas mirabolantes, o favorecimento a empresa doadora de campanha, o valor exorbitante das obras pagas ou contratadas mostram claramente que todos os indicadores sociais de extrema miséria que açoitam cerca de 55% da população e atinge 80% dos municípios maranhenses não foram suficientes para fazer os gestores e seus parceiros sensíveis à importância de uma política de saúde sustentável e adequada ao funcionamento como um sistema, que possibilitaria aos profissionais da saúde fazer o trabalho de atendimento à população, com uma gama variada de procedimentos, tanto preventivo, como curativo.”
Além da suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público, etc., em caso de condenação, Ministério Público pede que Roseana, Ricardo e o resto da turma sejam condenados a devolver R$ 151 milhões, corrigidos e acrescidos de juros legais de 1% ao mês, desde a data dos pagamentos pelos cofres públicos.
Fonte: Blog do Raimundo Garrone

pesadelo da Globo só piora Depois de partir para cima da gigante brasileira com o Esporte Interativo, Turner pode estar perto de fechar a aquisição de parte da Band

Reprodução
Desde que se consolidou como principal emissora de TV do Brasil, a Rede Globo nunca teve que se preocupar para valer com um concorrente. O SBT já quis, durante um tempo, superar a rival. Mas o próprio Silvio Santos, frontman da empresa, já disse que “é impossível” lutar contra os Marinho. Mais recentemente, foi a vez da Record querer fazer frente à gigante. Durante um breve período, até obteve conquistas e bateu a programação global no Ibope em alguns horários. Mas hoje não consegue mais superar nem mesmo o SBT, que voltou a se firmar como segunda maior em audiência.
A hegemonia da Globo se construiu com a mistura de ingredientes que nenhum outro concorrente conseguiu aglutinar de uma só vez: relações políticas poderosas, excelência técnica e capital. E quando se trata de um grupo de comunicação, poder só gera mais poder.
A legislação brasileira brasileira deu uma forcinha. Numa frente, nosso sistema de distribuição de concessões de rádio e TV sempre deu aos políticos a prerrogativa de escolherem quem podia e quem não podia atuar no setor. Em outra, a Constituição não permite a entrada de players estrangeiros em negócios de comunicação no país com uma participação maior que 30%.
Mas eis que o cenário começa a mudar e o horizonte, para a Globo, é turvo como nunca antes.

O cenário

O momento não poderia ser pior. A audiência da TV em geral vem ladeira abaixo há alguns anos. O brasileiro já passa mais tempo na internet do que vendo televisão, como mostrou a Pesquisa de Mídia Brasileira de 2015. Com a popularização da TV a cabo, as emissoras abertas já sentiram um primeiro baque. Agora, com o surgimento de serviços de streaming baratíssimos – como Netflix e Looke – a coisa ficou ainda mais complicada.
Para piorar, projetos de lei em tramitação no Congresso, se aprovados, acabarão de vez com a vida fácil que a companhia dos Marinho teve até aqui. As iniciativas tratam desde a mudança no modelo de concessões (toda emissora de TV aberta, para utilizar o espectro de transmissão, precisa de uma autorização estatal, que em média dura 15 anos e, via de regra, é sempre renovada) até a mudança da Constituição para permitir que empresas estrangeiras possam atuar no mercado nacional sem limite de participação no capital social.

O pesadelo

Todo esse cenário nebuloso ficou pior com o aparecimento de um concorrente disposto a encarar a briga com a gigante, a Turner, companhia americana que controla diversos canais com atuação global, como CNN, Cartoon Network e TNT. No Brasil, a companhia adquiriu o Esporte Interativo, que era um discreto canal de esportes alternativos e o transformou em um gigante, que hoje peita a Globo na disputa pelos direitos de transmissão do futebol, conforme já tratamos aqui.
Nesta semana, uma notícia colocou o mercado em alerta: a Band, que ao longo dos últimos 10 anos manteve um acordo amigável com a Globo para transmitir o Campeonato Brasileiro em parceria com a concorrente, anunciou que não manteria a aliança e deixaria de exibir os jogos. Nesta sexta, começaram a circular especulações que devem estar preocupando os Marinho: a Turner adquiriu 30% da emissora da família Saad.
Segundo as notícias que estão sendo veiculadas, a empresa americana vai assumir totalmente a parte de entretenimento da emissora, deixando aos atuais donos da Band apenas o controle do jornalismo.
Se a entrada da companhia no negócio brasileiro se confirmar, a Turner potencializará fortemente seu poder de fogo na briga contra a Globo pelos direitos de transmissão do futebol, já que vai conseguir se igualar à concorrente na oferta: canais na TV paga e na aberta.
Segundo O Lance, Turner e Globo começaram essa guerra em dezembro do ano passado, quando o Esporte Interativo ofereceu um total de R$ 550 milhões aos 20 clubes da série A pelos direitos de transmissão do Brasileirão em TV fechada. Com isso a Globo teve que aumentar de R$ 900 milhões para R$ 1,1 bilhão sua oferta pelo pacote que engloba TV aberta (Globo), TV fechada (Sportv) e internet (Globo.com). Mesmo assim, o valor referente à TV fechada ficou em apenas R$ 100 milhões.
Embora o valor oferecido pela Globo para a TV paga seja bem inferior ao proposto pelo Esporte Interativo, a companhia teve força para manter a maior parte dos clubes sob suas asas até agora por causa do bolo maior, que envolve TV aberta e internet. Com a entrada da Turner na TV aberta, o cenário pode mudar completamente.
Façam suas apostas, pois essa história está longe de acabar.

Fábrica de cimento Nassau passa por momento difícil e grupo João Santos podem abrir falência

Nassau-de-Fabrica da Nassau em Mossoró – Foto: Reprodução
De acordo com a reportagem, depois da morte do empresário João Santos, em 2009, iniciou-se uma intensa disputa familiar pelas empresas.
(Com o título “A decadência de um império: Grupo João Santos à beira da falência”, o portal Goiana Notícias), editado na cidade pernambucana de Goiana, conta a trajetória de decadência do grupo empresarial João Santos.
O grupo é detentor da marca de cimento Nassau, dispondo de uma fábrica em Mossoró (RN). De acordo com a reportagem, depois da morte do empresário João Santos, em 2009, iniciou-se uma intensa disputa familiar pelas empresas por parte de seus filhos, irmãos e netos.
A “briga” pela herança pôs o destino das empresas (fábricas de cimento, usina de açúcar, etc…) em segundo plano, resultando na decadência do império econômico.
Uma série de problemas afeta as empresas do grupo: atraso de salários dos empregados, desvalorização dos preços de seus produtos e o atraso tecnológico, já que as fábricas do conglomerado têm plataformas antigas e longe dos padrões tecnológicos atuais.
A tendência é que o Grupo João Santos venha decretar falência de suas unidades.
Nassau – A empresa faz “mistério” sobre a situação de sua fábrica em Mossoró, mas a unidade enfrenta uma forte concorrência de outras empresas cimenteiras instaladas na região, como por exemplo, a fábrica da MIzu, em Baraúna, presente no mercado regional. Pagamentos de indenizações judiciais também comprometem as empresas.
DO PORTAL COELHO NETO

MILITARES APREENDEM MOTOCICLETAS IRREGULARES NA REGIÃO DO 16º BPM. SANTA QUITÉRIA E CHAPADINHA.


Na tarde do dia 04 de maio, policiais militares durante policiamento, apreenderam motocicletas irregulares na área do 16º Batalhão.

Tendo como resultado positivo à apreensão de quatro motocicletas que trafegavam em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro e uma motocicleta com registro de roubo/furto.

No DPM de Santa Quitéria-MA durante Ronda, a guarnição recuperou 02 (duas) motocicletas com o chassi adulterado e 01 (uma) motocicleta produto de furto.





Na cidade de Chapadinha-MA, durante o patrulhamento, a guarnição constatou algumas irregularidades em 02 (duas) motocicletas que trafegavam  com o chassi adulterado, sendo as mesmas conduzidas ao CIRETRAN , onde foram tomadas as medidas necessárias.






Flávio Dino gasta mais de R$ 5 milhões dos cofres públicos com Táxi Aeréo


Governador-Flávio-Dino-Jatinho-e1434802420588
Quando se trata de recurso público, o céu não é o limite para o governador Flávio Dino (PCdoB). O negócio dele é gastar.
Para ter conforto, Flávio vem amassando os cofres públicos para não andar de carro pelas estradas do Maranhão. Ele, na grande maioria, só vai aos municípios de aeronave.
E sabe quem paga a conta? a população maranhense.
Desde 2015, quando assumiu o governo, que Dino vem fazendo repasses exorbitantes para empresa Heringer Táxi Aéreo Ltda.
No ano passado, o Estado transferiu R$ 2.570.465,09 para a Heringer. Este ano, a empresa de Táxi Aéreo já recebeu R$ 2.567.462,89. Foram 13 depósitos feitos pelo governo.
Um verdadeiro absurdo, principalmente para quem dizia quando não era governador que preferia gastar recurso público “em obras, mais saúde e educação para nosso povo”, ao invés torrar o dinheiro com jatinho.
Coisa de falso moralista.
HERINGER TAXI AEREO - Governo Flávio Dino
HERINGER TAXI AEREO - Governo Flávio Dino 2

Cidades do Maranhão participam de roteiro da tocha olímpica pelo Brasil São Luís, Barreirinhas e Imperatriz foram contempladas no roteiro. Principal símbolo da olimpíada vai passar por 500 cidades do país.

G1 MA, com informações da TV Mirante

As cidades de São LuísBarreirinhas e Imperatriz foram contempladas no roteiro da visita da tocha olímpica pelo o Brasil. O principal símbolo da olimpíada vai passar por 500 cidades do país antes da abertura dos jogos olímpicos que serão realizados no próximo ano no Rio de Janeiro.
Na manhã desta sexta-feira (6), no Palácio dos Leões, na capital, aconteceu uma reunião de serviço, onde o governador do estado, Flávio Dino, debateu com os prefeitos dos municípios e com representantes do governo federal sobre os trabalhos durante o revezamento da tocha olímpica noMaranhão.
Dino afirmou que o ato reafirma a crença do esporte com o estado do Maranhão. “Nós deslumbramos a vinda da tocha olímpica um modo reafirmar a nossa crença no esporte como uma política pública fundamental para que nós tenhamos mais comunhão, fraternidade e, sobretudo, para a juventude a divulgação de bons exemplos, assim como também uma oportunidade rara de divulgação turística do nosso estado”.
O ministro dos Esportes, George Hilton, disse quer a ideia da tocha é unir o povo brasileiro. “A ideia nossa é ampliar através de uma parceria com a ‘Rio 2016’ liberando os municípios que queiram fazer um evento a parte, mas nos mesmos dias em que a tocha estiver passando aqui no estado, a ideia nossa é que cada estado possa promover algum evento de ordem cultural que vai mostrar os valores da cultura, do artesanato, as belezas naturais de cada cidade e fazer um grande congressamento. A ideia da tocha é unir o povo brasileiro nesse momento”, finalizou.
Ministro George Hilton participa de cerimônia em São Luís (Foto: Reprodução/TV Mirante)Ministro George Hilton participa de cerimônia em São Luís (Foto: Reprodução/TV Mirante)