sábado, 12 de março de 2016

1º SEMINÁRIO SOBRE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS NA COMUNIDADE SÃO FELIX – Tema: Luta pela posse da terra, direitos humanos e questões socioambientais


organização dos trabalhos em grupo
A pedido da Associação dos Trabalhadores Rurais do Povoado São Felix, o STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urbano Santos-MA, realizou no dia 23/01/2016 - sábado, o I Seminário sobre assuntos fundiários na comunidade São Felix, tendo como tema “a luta pela posse da terra, direitos humanos e questões socioambientais”, com um trabalho coletivo envolvendo toda comunidade. Pois se encontra um processo de desapropriação de mais de 1.105 hectares de terra para fins de Reforma Agrária no INCRA. O processo está atrasado esperando uma resposta para a compra da terra pelo governo federal, mas um dos maiores problemas que vem assombrando os trabalhadores de lá é o impacto ecológico e social que o empreendimento da “energia eólica” poderá causar naquela comunidade. Os representantes do projeto capitalista já conversaram varias vezes com o Zé Orlando – presidente da associação, tentando convencê-lo para uma assinatura de contrato para que a rede do parque eólico passe por dentro da área da associação, o Zé Orlando não aceitou enquanto tudo fosse esclarecido.
apresentação dos trabalhos em grupo
Uma das coisas que gerou desconfiança por parte da comunidade é que os engenheiros que dizem serem de Minas Gerais, chegam com seus carrões, pedem sigilo e muito menos explicam o teor do projeto... só querem mesmo uma simples assinatura do Presidente da Associação para concessão de uso da área. Todos sabem que isso é de grande interesse da empresa. Os trabalhadores rurais com medo de tal coisa, solicitaram do sindicato um seminário, para acelerar a luta pela terra, atualizando os dados de conhecimentos dos mesmos a respeito da Reforma Agrária no Brasil e no Maranhão. Os trabalhos começaram as 09:00h da manhã, com uma mística de abertura ministrada pela Dona Noêmia – Presidente do STTR, em seguida o José Antonio Basto - educador popular e militante dos direitos humanos apresentou os assuntos sobre análise de conjuntura a respeito das áreas de conflitos no Baixo Parnaíba, em especial os impactos socioambientais no município de Urbano Santos -, com um método simples de diálogo com os participantes, os pontos foram frisados desde os primórdios em que as comunidades tradicionais sempre precisaram diretamente da terra para sobreviverem e reproduzir-se,  acabamos fazendo uma longa viagem pela história do Brasil, do Maranhão e do Baixo Parnaíba: da colônia aos dias de hoje. Os passos que são dados para a desapropriação de uma área de terra, como funciona, os projetos que serão adquiridos no futuro, os índices de violência no campo da década de 80 a atualidade e sobretudo a independência e liberdade desses povoados e suas formações históricas. Essa volta ao passado foi para que a comunidade entendesse o longo processo da luta dos trabalhadores rurais pela posse da terra nesse país. 
apresentação dos trabalhos em grupo
Compreenderam que muitas coisas mudaram, o que importa agora é achar a melhor maneira de se organizar para a conquista de seus territórios livres onde seus pais moraram, viveram e deixaram para seus filhos e netos. José Antonio Basto usou um fragmento de um texto encontrado no site da CPT-Bahia, onde explica um pouco sobre os impactos sociais e socioambientais causados pela energia eólica nas comunidades tradicionais naquele estado, segue a nota: “Para Thomas Bauer, cientista e pesquisador, membro da Comissão Pastoral da Terra na Bahia (CPT-BA), os parques eólicos que ocupam imensas extensões territoriais causam grandes impactos socioambientais para as populações locais, na sua maioria comunidades tradicionais. “Além da volta da grilagem de terra, os contratos de arrendamento assinados são sigilosos, abusivos e totalmente favoráveis às empresas que na sua grande maioria nem sequer explicam o teor destes contratos e os camponeses/as são pressionados a assinar entre a casa e a porteira da roça, comprometendo toda a geração futura”, afirma Thomas. Daí os residentes no São Felix entenderam o teor desse processo devastador onde esta faixa pretende cortar a área em processo, causando sérios problemas às futuras gerações. 
orientação dos trabalhos em grupo
Pela manhã foi mais essa conversar e troca de experiências e saberes, buscando alternativas para resolução, donde saiu um encaminhamento importante de uma reunião marcada com o INCRA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, STTR, FETAEMA e lideranças do povoado, com o intuito de esclarecer a questão dessa terra e achar uma saída para o caso. O certo é que depois do seminário, a comunidade ficou consciente do problema e não querem de maneira alguma que a faixa corte sua área, prejudicando o meio ambiente (água e terra) e suas matas de onde fazem suas roças. Os moradores do São Felix estavam precisando de uma orientação, assim como muitas outras comunidades tradicionais de nossa região precisam, que diariamente são vítimas de tantos os desacatos e impactos ambientais, como por exemplo, o agronegócio. O seminário terminou com a apresentação dos trabalhos em grupos nas respostas das questões, a respeito do tema abordado, foi um evento proveitoso; voltamos para casa com mais um dever cumprido nesta nossa difícil e gratificante militância social.

José Antonio Basto
Militante em Defesa dos Direitos Humanos
e-mail: bastosandero65@gmail.com
(98) 98607-6807
Urbano Santos-MA, 25 de Janeiro de 2016
Fonte:  http://bastopoetaemilitante.blogspot.com.br/

Deputado Waldir Maranhão continua recebendo salários como professor da UEMA

O vice-presidente do Congresso Nacional, o deputado maranhense Waldir Maranhão Cardoso deveria ter se abdicado do seu salário de professor da Universidade Estadual do Maranhão, (Uema), quando assumiu a vaga na Câmara Federal.
Deputado Waldir Maranhão
Ocorre, que a legislação eleitoral diz no artigo 38 da constituição federal que a licença para o exercício de mandato deve ter inicio a partir da investidura do servidor no cargo para cujo exercício que foi eleito, sendo o prazo igual ao da duração da mandato.
Como a lei não funciona para todos, no extrato abaixo pode se observar os rendimentos pagos ao deputado mesmo sem ele exercer a função de professor em um órgão estadual.
Veja abaixo os extratos do rendimento.
IMG-20160309-WA0014(1)

Do blog da Riquinha

O avião caiu! A separação de Solange e Xand será inevitável

Não tem mais como esconder a crise que vem afetando a banda Aviões do Forró. A dupla Xand e Solange não escondem mais o interesse em seguirem carreira solo, o interesse maior seria o dela.
Solange e Xand
Solange e Xand
O que deverá acontecer é cada um seguir carreira solo dentro da A3 entretenimentos.
A última turnê realizada na Europa, no mês passado, deixou claro o distanciamento da dupla e a falta de comunhão nos palcos.
Xand e Solange mal se viam no hotel e não posavam para fotos juntos.  Quem acompanha a cantora Solange Almeida no SnapChat já consegue perceber o comportamento da baiana, que já foi convidada inclusive, para fazer participação no DVD de um grupo sertanejo sem a presença de Xand.
A cantora também tem realizado várias aparições e trabalho solo na Rede Globo de Produção. A crise se aproxima e em 2017 teremos novidades. Aguardem.
Do blog da Riquinha

Ex-genro de Lula, Marcio Jardim, adverte: “dia 13 é olho no olho e cara na cara”

Márcio Jardim fazendo gesto repugnante
Gente como falou o blogueiro Luis Pablo, Marcio Jardim gosta de agir como um verdadeiro marginal. O cara não se conforma em estar aparecendo  de forma vergonhosa e deprimente, agora passa a fazer baixarias no Twitter e nas demais redes sociais.
Ele parece não se tocar que estamos em um Estado Democrático de Direito, onde nos garante a liberdade de expressar nossas ideias e fazer protesto pacíficos. As vezes a gente até custa a acreditar que esse cidadão é secretário de governo. Mas pudera, o próprio patrão dele, Flávio Dino, também “adooooora” uma baixaria pelas redes sociais.
Engana-se quem achar que todo esse A.D.P ( ataque de pelanca) de Marcito Feiticeiro se deve ao fato de ele querer defender ideologias. Para quem não sabe ele foi genro do ex-presidente Lula, viveu as sombras da filha de um dos homens mais influentes do Brasil.
Agora gente, deliciem-se de mais um barraco promovido pelo secretário de esporte do Maranhão:

Do Blog Da Riquinha

sexta-feira, 11 de março de 2016

Alunos em Peritoró reclamam das péssimas condições de escola Um vídeo que circula pelas redes sociais e chegou a passar em rede nacional, mostra o menino Taylan denunciando em tom de revolta o local onde estudal


Escola no povoado Mendonça - Peritoró-MA
A reclamação do garoto Taylan Maia, de 9 anos, do povoado Mendonça no município de Peritoró a 236 Km de São Luís, repercutiu nacionalmente e comoveu muitas pessoas por todo o Brasil quando o menino fazia criticas da falta de infraestrutura da escola. 

Um vídeo que circula pelas redes sociais e chegou a passar em rede nacional, mostra o menino Taylan denunciando em tom de revolta o local onde estuda. "É um casebre falta banheiro, merenda, água potável, uma boa escola. Faltam séries divididas em salas, porque tem salas que é o 5º ano misturado com o 1º. O 3º com o 4º”, lamenta.

Na repercussão, os professores ainda reclamaram das dificuldades que enfrentam a cada dia de aula. Como por exemplo, as aulas que precisam ser diferenciadas por idades.

O casebre na qual Taylan Maia se refere, tem apenas um chão de terra abatida, sem carteiras adequadas para assento e lousa, não tem armários para colocar livros ou biblioteca, bebedouro, banheiros e sem merenda escolar. 

Os pais dos alunos ainda afirmam que quando há merenda escolar, os filhos preferem não comer, porque quando comem sentem dor de barriga quando chegam a casa.

Repercussão

Em blogs da cidade mais 4 escolas foram denunciadas no próprio município, todas como barracos de palhas, e os problemas se repetem nestas escolas.

O assunto também repercutiu na Assembleia Legislativa do Maranhão. O deputado estadual, Fábio Macedo (PDT), subiu à tribuna na última quarta-feira, para denunciar a triste situação da escola.

De acordo com o deputado, a escola, onde estudam 40 crianças, não tem água, carteiras, filtros, banheiros e merenda escolar; situação é grave e o desespero é grande tanto por parte dos pais e professores, quanto dos alunos que lá estudam.

“O que me traz hoje a esta tribuna é para denunciar a forma triste e desumana que o Prefeito de Peritoró tem tratado as crianças que estudam nas escolas de lá. Ontem, quando eu vinha da minha cidade natal, Dom Pedro, recebi um vídeo e algumas fotos. Eu gostaria de chamar a atenção dos colegas para a estrutura da escola que tem no povoado Mendonça. Lá, os alunos assistem suas aulas em um casebre de taipa, onde não tem água, merenda escolar e as carteiras estão em sua maioria quebradas”, disse Fábio.

O prefeito de Peritoró e ex-padre Josias Lima, foi procurado por nossa reportagem, mas não foi encontrado. O secretário de Educação do Município, Jhonadson Delgado, propôs uma solução para os problemas dos pais, professores e do próprio menino Taylan através de nota enviada a imprensa e ainda contou que há uma perseguição política. 

O Outro lado

Em nota, divulgada pela Secretaria de Educação, o secretário afirma que a escola citada na matéria funcionava desde a administração passada numa casa da Associação de Moradores da localidade. 

“Quando o prefeito Padre Josias assumiu, determinou que fosse feito um diagnóstico da situação, e identificou esse problema na comunidade. Ano passado, a Secretaria de Educação reuniu com as famílias do Povoado Mendonça, e propôs o deslocamento dos alunos para a comunidade mais próxima chamada Prazeres. Neste caso, a Prefeitura disponibilizaria uma van com monitor para cuidar exclusivamente do transporte, dando mais segurança para as crianças, enquanto seria construída uma Escola Padrão. Duas reuniões foram feitas e a comunidade não aceitou a proposta, resistindo à mudança”, disse o secretário.

Perseguição política

Na mesma nota, o secretário de educação afirmou que uma “pessoa orientada por políticos”, montou o cenário com cadeiras e levou as crianças para parecer que a escola funciona em condições subumanas.

“Para nossa surpresa, essa pessoa de maneira irresponsável, sem o conhecimento da Secretaria de Educação, orientado por políticos de oposição, levou as crianças para um casebre, onde funciona a igrejinha da comunidade, montou um cenário com carteiras que estavam descartadas, e trouxe partidários da oposição para produzir um vídeo e divulgar nas redes sociais, inclusive induzindo as crianças a se expressarem cobrando providências, como se ali funcionasse uma escola. O vídeo divulgado foi produzido com o único objetivo de criar fatos desfavoráveis para administração municipal”, contou o professor.

Diante do exposto, a Prefeitura esclarece a todos, que o local mostrado nas filmagens não tem autorização da Prefeitura para funcionamento de sala de aula, essa pessoa usou de maneira intencional, para criar um fato político. As crianças desta localidade, como esclarecido acima, assistirão aulas no povoado São João das Neves, enquanto será construída a escola do povoado, onde o processo está bem encaminhado.

O professor ainda conclui dizendo que a Secretaria de Educação está acionando o Conselho Tutelar e o Ministério Público para as providencias cabíveis.
  • ESCOLA NO POVOADO MENDONÇA - PERITORÓ-MA


PF encontra cofre da família de Lula Em novas diligências, investigadores da Lava Jato encontraram 132 presentes recebidos por Lula no governo, como obras de arte, moedas, adagas e um crucifixo do Planalto

O ex-presidente Lula durante coletiva de imprensa na sexta-feira, dia 4, após ação da PF na Operação Aletheia (Foto:  EFE/LEO BARRILARI)
Polícia Federal encontrou um cofre da família do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva em novas diligências secretas realizadas ao longo desta semana. Dessa vez, os alvos foram presentes e joias raras recebidos por Lula durante encontros oficiais com chefes de estado. Os bens estão guardados, sem custo algum, em 23 caixas lacradas numa agência do Banco do Brasil, localizada no centro de São Paulo, desde 21 de janeiro de 2011, mês em que Lula deixou o governo.
O pedido da nova busca e apreensão ocorreu após os policiais encontrarem na residência do ex-presidente em São Bernardo do Campo, grande São Paulo, um documento intitulado “Termo de Transferência de Responsabilidade (Custódia de 23 caixas lacradas)", datado de 19 de março de 2012. No material, consta a informação de que os bens estão sob a guarda da mulher de Lula, Marisa Letícia Lula da Silva, e de seu filho Fábio Luis Lula da Silva, conhecido como Lulinha. Entre os responsáveis pela entrega dos presentes na agência está Rogério Aurélio Pimentel, assessor especial do ex-presidente, apontado como suspeito de ter bancado despesas da reforma do sítio em Atibaia, São Paulo, frequentado ao menos 111 vezes por Lula.
Entre os 132 objetos encontrados, classificados como joias e obras de arte, estão medalhas, moedas, comendas, adagas, entre outras peças que Lula ganhou de chefes de estado durante o missões oficiais que realizou em diversos países, do Chile à Ucrânia. Nos materiais identificados pelos investigadores, está um crucifixo talhado em madeira, uma obra barroca do século XVI que ficou famosa por ter desaparecido, de uma hora para a outra, do Planalto quando Lula deixou o governo. A PF precisou de dois dias para analisar todo o acervo. Desde janeiro de 2011 até hoje, “o material não foi movimentado ou alterado”. De acordo com o relatório da PF, o gerente da agência do BB, Sérgio Ueda, disse que “não há custo de armazenagem para o responsável pelo material”.
Uma boa parte dos pertences de Lula retirados do Palácio do Planalto, do Palácio do Alvorada e da Granja do Torto estava armazenada em 10 contêineres em Barueri, na grande São Paulo. A despesa da custódia, orçada em R$ 1,3 milhão, foi bancada pela construtora OAS, envolvida no escândalo do Petrolão, segundo revelou a PF na 24ª fase da Lava Jato.
No último dia 9 de março, o Senado aprovou um requerimento para pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) que realize uma auditoria para apurar possíveis desvios ou desaparecimento de bens dos palácios do Planalto e da Alvorada. 

Procurado, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, afirmou que “a discussão do acervo presidencial foge completamente ao escopo da operação da Lava Jato”. “Se existe alguma irregularidade, esse critério deve ser revisto para todos os ex-presidentes da República desde 1991. Nesse caso, a competência não é da operação Lava Jato, mas do MPF de Brasília que conduz um inquérito sobre o assunto”, disse o criminalista. Em setembro do ano passado, a Procuradoria da República no Distrito Federal instaurou um inquérito civil para apurar suspeitas de apropriação indevida de bens públicos recebidos por ex-presidentes em encontros diplomáticos. O procedimento ainda está em andamento.
Porta de cofre da agência do Banco do Brasil do centro de SP (Foto: Reprodução)
Material apreendido em sala-cofre do Banco do Brasil (Foto: Reprodução)
Espada guardada em sala-cofre da agência do Banco do Brasil do centro de SP (Foto: Reprodução)

BURITI - FATALIDADE. ADOLESCENTE MORRE APÓS RECEBER DESCARGA DE RAIO NA ZONA RURAL NO POVOADO PRATA.

Foto ainda criança
A jovem Alice de 16 anos veio a óbito ontem (10) a noite após receber uma descarga elétrica decorrente de um raio que caiu durante uma forte chuva na zona rural do município no povoado Prata. Segundo informações, ela estava com o celular na mão no momento em que o raio
caiu. Outra versão é de que ela teria ido colocar comida para uns porcos com uma bacia de alumínio na cabeça, o que tem mais lógica, pois apesar de ser possível, é mais difícil um raio atingir uma pessoa dentro de casa. A jovem estava grávida de aproximadamente 6 meses e o bebê morreu também. Ela teve queimaduras no corpo. O velório está ocorrendo na Av. Juiz de Fora, próximo ao estádio municipal. A adolescente era neta e filha de criação do senhor Antonio Canuto. 
Seu esposo também foi atingido e teve queimaduras nas pernas. Alerta em relação a esse período de chuvas, principalmente quando são seguidas de raios. Deixamos nossos sinceros votos de pesar a todos os familiares enlutados.

Totalmente Demais Eliza faz bonito em ensaio, apesar de pressão de Carolina

Depois da confusão ao ver Dino (Paulo Rocha) no estúdio, Eliza (Marina Ruy Barbosa) não sabe se vai conseguir posar para as lentes de Rafael (Daniel Rocha). Leila (Carla Salle) até se oferece para ir à delegacia denunciar o padrasto safado, mas a ruiva fica sem chão e só pensa em ganhar o concurso Garota Totalmente D+. 
"Eliza, eu sinto muito, mas faltam quinze minutos pro seu tempo de prova acabar", dispara sem dó nem piedade, Carolina (Juliana Paes). Rafael até tenta convencer a diretora a adiar as fotos da ruiva para o dia seguinte, mas a jornalista insiste: "A final está marcada pra hoje. As outras candidatas já fotografaram. Eu não posso abrir uma exceção pra Eliza".
Arthur (Fábio Assunção) se vê obrigado a ter uma conversa séria com a modelo. Eliza acaba revelando que não consegue dar um passo em direção ao cenário das fotos e deixa todo mundo preocupado. Mas o bon vivant conta uma história fofa sobre como enfrentar seus medos sozinha, usando Jojô como protagonista, que muda o astral da ruiva. "Quando eu fugi de casa, jurei pra mim mesma que ia ajudar minha família a se livrar daquele traste. Apareceu o Jonatas, apareceu você, esse concurso. Aprendi tanta coisa. Mas descobri que sou uma pessoa forte. Mais forte do que nunca imaginei. O Dino não é mais forte que essa Eliza. Não mesmo", revela a ruiva, decidida.
Fique ligado em Totalmente Demais! A cena está prevista para ir ao ar nesta sexta-feira, 11/3.

SENARC PRENDE HOMICIDA LIGADO À FACÇÃO CRIMINOSA EM SÃO LUÍS, MA.




Por volta das 7 horas, de hoje, sexta-feira, (11), a Polícia Civil, por intermédio da SENARC, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de Mauro Henrique Gaspar Santos, vulgo "BAICÓ", decretada pela juíza Kátia Coelho de Sousa Dias, da terceira vara do Tribunal do Júri, pela prática do duplo homicídio (qualificado), que teve como vítimas Marcelo Barros Cangaço e Jose Raimundo Penha Martins, fato este ocorrido no ano de 2013.


Consta ainda contra o referido indivíduo, processo referente ao homicídio de Sérgio Henrique Pereira, ocorrido próximo ao "Bar Encontro das Torcidas", na Vila Bacanga, ocorrido no dia 04/07/2013. Possui ainda uma sentença condenatória de três anos de reclusão, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (PT 100, marca Taurus, com 33 munições).


BAICÓ é suspeito de integrar uma facção criminosa, sendo temido por seus rivais e pela comunidade local, por ser considerado de alta periculosidade.

'Acabou. É como Café Filho, Getúlio e Collor', diz Sarney sobre Dilma

No jornal do Brasil, um dos principais caciques do PMDB, o ex-presidente da República José Sarney deu a sentença do governo da presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (9), diante de senadores da legenda.

"Acabou (o governo). É como Café Filho, Getúlio e Collor", disse Sarney, numa breve frase, sinalizando para os próximos movimentos que o maior partido da base aliada poderá fazer em relação ao Palácio do Planalto.

Em outro encontro, o senador Romero Jucá (RR), tido como uma espécie de porta-voz do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a destituição do governo é questão de tempo.

"Já caiu. É esperar apenas mais quatro meses até o impeachment", declarou Jucá, dando indícios de que, ao contrário do que vem afirmando ministros do núcleo duro do Planalto, o processo de impeachment na Câmara dos Deputados não morreu.

Neste sábado (12), o governo terá mais uma prova de fogo, quando o PMDB se reúne para sua Convenção Nacional. Em princípio, o encontro é para a eleição da Executiva Nacional, mas são esperados discursos inflamados da ala que prega a saída da base aliada do governo.


Principal aliado de Dilma hoje no PMDB, Renan Calheiros vem afirmando que seu partido precisa ser prudente para não agravar a crise, mas externou na reunião de ontem a necessidade de "dar um cavalo de pau". Segundo o presidente do Senado, "é preciso escolhera quem vamos entregar o governo, fazer uma transição no sistema de governo. Presidencialismo é um fábrica incontrolável de crises”.

quinta-feira, 10 de março de 2016

AUTORIZADA CONSTRUÇÃO DE RODOVIA QUE PASSARÁ PRÓXIMA AOS LENÇÓIS

A região é uma área de proteção ambiental. SEMA diz que que a empresa contratada tem licença ambiental.

As máquinas avançam no areal, caminhões despejam terra trazida de longe para a pavimentação da estrada. Aqui foi preciso remover as dunas para passar asfalto. As obras começaram na BR-402, em Barreirinhas, e se concentram na região dos pequenos Lençóis, uma área de proteção ambiental criada para proteger a foz do Rio Preguiça. A região é classificada como zona de amortecimento do parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
As atividades humanas na zona de amortecimento estão sujeitas a normas e restrições específicas para minimizar os impactos negativos sobre a unidade.
Obras começaram na BR-402, em Barreirinhas (Foto: Reprodução/TV Mirante)
A Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA) informou por meio de nota que a obra contratada pela Ômega Energia tem licença ambiental, inclusive autorização de supressão vegetal na área.
Em dezembro do ano passado, a Bioenergy tornou público que recebeu na SEMA a licença de instalação de uma linha de transmissão de energia na região. Em janeiro deste ano, outra empresa. A Delta 3 Energia também tornou público que recebeu da SEMA a licença de instalação de uma usina eólica nos municípios de Barreirinhas e Paulino Neves.
A TV Mirante mostrou as imagens das máquinas removendo as dunas nos pequenos Lençóis ao professor Leonardo Gonçalves, do departamento de oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), doutor em geologia. “Nessa região de dunas a gente tem uma região de baixo teor de nutrientes e espécies completamente adaptadas. Então esse sedimento que está vindo de fora é um excesso de carga de nutrientes que estão sendo aportados para dentro desse ecossistema de dunas móveis”, disse.
O plano de desenvolvimento sustentável desenvolvido pelo Governo Federal para a região previa um traçado diferente para a estrada que liga Barreirinhas a Paulino Neves. A estrada deveria passar por Barro Duro, bem longe do areal. A obra deveria aproveitar pontes de concreto que já estão construídas e ligam nada a lugar nenhum.
O novo traçado passa por uma região única no mundo. “A obra ela vem destruindo um pouco de dunas, mas na verdade a gente precisa também do desenvolvimento do município. Infelizmente”, disse o Secretário de Turismo de Paulino Neves, Alessandro Ramos.
“Tem que existir um desenvolvimento, mas que ele seja sustentável. Pode vir dinheiro, pode aumentar o recurso do município sim. Mas, de que forma ele está vindo? Se for com prejuízo é melhor que nem venha ”, disse Marcela Ferreira, Secretária de Meio Ambiente de Paulino Neves.
Fonte: Reprodução/TV Mirante - http://g1.globo.com/ma

Peixe assustador intriga pescadores após ser capturado no Canadá

Peixe assustador intriga pescadores após ser capturado no Canadá (Foto: Reprodução)
Um peixe capturado no Canadá, que vem sendo comparado a uma criatura alienígena.
A estranha criatura tem enormes barbatanas, que se assemelham a asas, possui uma cara pontiaguda e olhos verdes brilhantes, essas características fazem com que o peixe se torne ainda mais assustador.
Ele foi encontrado por um pescador que postou sua imagem, não tendo ideia do que se tratava: "Só joguei a rede no mar e veio isso, me assustei pois nunca vi nada igual."
Peixe assustador intriga pescadores após ser capturado no Canadá (Crédito: Reprodução)
Peixe assustador intriga pescadores após ser capturado no Canadá (Crédito: Reprodução)

FINAL DE A REGRA DO JOGO - SE NADA MUDAR, ROMERO MORRE E ATENA FOGE COM ASCÂNIO PRA FORA DO PAÍS!

Como essa novela tem uma surpresa por capítulo, não podemos ter certeza de mais nada, mas ao que tudo indica, Romero morre no final ! Atena foge com o seu fiel escudeiro , Ascânio e vão morar num Palácio! Lá , eles também vão cuidar de Romerinho, filho do bandido! Mas, será que ele é filho da Atena ou da Toia? Rs..... Pelo menos, o "véio" vai realizar o sonho dele, de ficar ao lado da Atena o tempo todo......

Mega manifestação do dia 13 de Março Veja a lista de cidades por Região e no Exterior.



De perder o fôlego! Vídeo revela Perseguição (insana e perigosa) contra Carreta dirigida por motorista bêbado!

Os vídeos de perseguições policiais sempre despertam muita curiosidade, principalmente porque existe grande interesse de se saber o final da história. Agora é o momento de acompanharmos uma das mais impressionantes e insanas perseguições já gravadas. Trata-se de um caso envolvendo um motorista de caminhão bêbado, que estava causando atrocidades numa estrada na Bielorrússia, na cidade de Grodno, nas proximidades da fronteira com a Polônia.
A partir do momento em que as viaturas começam a seguir a carreta, como denuncia o vídeo a seguir, houve uma série de manobras arriscadas por parte do condutor do caminhão na tentativa de escapar. Aliás, a carreta estava transportando outros carros, inclusive uma van da Fordna parte traseira.
Lamentavelmente, as tentativas de fuga foram várias, inclusive após os policiais terem atingido com pedras o parabrisa do caminhão e terem atirado nos pneus. Adicionalmente, a carreta atingiu umcarro, tirando-o da pista, além de uma série de comportamentos complicados, como as fechadas e invasões da contramão.
Por sorte, ninguém ficou ferido depois dessa ação impressionante, do início ao fim. Assista agora a essas imagens incríveis e tire suas próprias conclusões.

Vargem Grabde veículo Oficial da Secretaria de Estado da Saúde colide com animais

Do Blog do Alpanir Mesquita.
Na noite desta quarta-feira (09), por volta das 20h, uma Toyota Hilux, veículo oficial da Secretaria de Estado da Saúde, colidiu com três cavalos na BR-222, no perímetro urbano de Vargem Grande.
Segundo informações, o veículo seguia com funcionários da secretaria de São Luís a Chapadinha e ao passar por Vargem Grande, nas proximidades do Conjunto Santa Maria, colidiu com os animais, matando dois e ferindo um. Os ocupantes não tiveram ferimentos graves, já o veículo passou por perícia e em seguida foi rebocado por um guincho.

Mulher vê “disco voador” sendo rebocado por caminhões perto de uma base aérea americana

Uma mulher fotografou um objeto com a forma de um disco voador sendo enviado para uma base aérea dos EUA debaixo de uma lona.
A reação na internet não foi exatamente surpreendente.
“ETs chegando em casa”, lia-se em um comentário do Facebook. “OVNI!“, disse outro.
Muitos sugeriram – menos entusiásticos - que se tratava de uma aeronave.
É importante notar que, ainda que se a Força Aérea dos EUA tivesse a posse de um OVNI, ele provavelmente seria transportado de forma mais discreta.
Charlene Yazzle disse em um canal de notícias do Arizona: “Eu estava dirigindo para o norte e o caminhão vinha para o sul pela rodovia”.
“Ele estava sendo escoltado por três veículos”.
Naturalmente, os incansáveis caçadores de aliens possuem uma explicação muito, mas muito menos sensata.
Centenas de documentos ‘UFO’ lançados online pela CIA
A agência de inteligência Central notoriamente incentiva as pessoas a "darem uma olhada nos arquivos”. Centenas de documentos supostamente ufologistas são publicados online gratuitamente.
Segundo Daily’s Scott, “pode ser alguma tecnologia alienígena sendo movida da área s4, um setor da área 51. É um fato bem conhecido que muitas tecnologias têm sido testadas lá, especialmente dispositivos anti-gravidade. É possível que se trade de um destes projetos secretos”.
“Os tais veículos de escolta são caminhões patrulha do departamento de segurança. Para o objeto ser transportado por terra, é possível que se trate de tecnologia alienígena de ponta, Possivelmente dada como um presente”.

Água com limão todos os dias faz bem para a saúde Conheça os benefícios da água com limão e entenda por que a mistura ficou famosa entre quem quer emagrecer

 aqueles hábitos simples que podem fazer toda a diferença? Beber água com limão é um deles. Com função direta na perda de peso e na prevenção de doenças, a mistura é indicada por nutricionistas e é capaz de agir na eliminação de toxinas das células. É uma espécie de desintoxicação mais saborosa.
A receita ficou famosa depois de ser apresentada como uma dos muitos supostos milagres para emagrecer. É importante esclarecer que, sozinha, essa mistura não pode resolver todos os problemas do seu organismo. Ela precisa ser acompanhada de uma dieta balanceada. Ainda assim, a hidratação da água e a acidez do limão podem dar resultado.
Bebida é aliada da dieta para emagrecer e limpar o organismo.
Bebida é aliada da dieta para emagrecer e limpar o organismo.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável
5 benefícios da água com limão
1. Sangue alcalino
Segundo a nutricionista funcional Mariana Duro, apesar de o limão ser uma fruta ácida, ele auxilia na alcalinização do sangue, ou seja, deixa com pH maior que 7. Isso é benéfico porque as células têm mais facilidade de eliminar toxinas em um ambiente alcalino, o que potencializa a perda de peso e diminui processos inflamatórios.
2. Redução do inchaço
A ingestão de água estimula o processo de eliminação de líquidos retidos. Para tornar mais gostoso o hábito de beber dois litros de água por dia, a inserção de rodelas de limão é uma opção indicada por Mariana. Além disso, a fruta tem propriedade diuréticas e refrescantes, que proporcionam a eliminação de toxinas pela urina e melhoram o trato intestinal.
3. Proteção do organismo
A composição da fruta é rica em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Para a nutricionista Gisele Bittencourt, esses nutrientes são potenciais fortalecedores do sistema imunológico. Logo, beber água com limão ajuda a proteger o corpo da ação de vírus e bactérias nocivos, como os que causam gripes e resfriados.
4. Antioxidante
Combate ao envelhecimento precoce também é um dos pontos fortes do limão. Segundo Gisele, ele é rico em flavonoides, elemento antioxidante que age contra os radicais livres. Além disso, essa ação também reduz as chances de processos degenerativos, como é o caso do câncer, doença grave causada por falhas na produção de células.
5. Digestivo
O limão também é aliado do estômago. Sua acidez auxilia na digestão dos alimentos e reduz a produção de suco gástrico, ajudando aqueles que sofrem com refluxo. Se o estômago já está em condições de excesso de acidez - como azia e gastrite - beber água com limão pode ajudar a neutralizar o quadro, conforme Gisele.
Água é vida, mas não é milagre
A água com limão é realmente uma aliada. O consumo desse líquido, puro ou misturado, é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde para manter o organismo nutrido e hidratado. É a água que faz boa parte das funções do corpo humano continuarem ativas ao longo do dia.
Porém, mesmo com todos esses benefícios, a água não é capaz de dar tudo o que o corpo precisa. De nada adianta beber dois litros por dia se você segue ingerindo gorduras e açúcares em excessos e leva uma vida sedentária. A OMS indica seguir uma dieta com o mínimo possível de alimentos industrializados e que contemple proteínas, frutas, grãos, vegetais e laticínios.
Além disso, é indicado que você pratique atividades físicas com uma frequência mínima de duas vezes na semana, durante um período de 30 minutos por dia. Exercícios como caminhada, corrida, natação e jogos coletivos são aliados da saúde cerebral, pulmonar e cardíaca. Eles reduzem as chances de obesidade e podem controlar a glicemia sanguínea.