sábado, 2 de maio de 2015

Família Sarney continua faturando no governo de Flávio Dino

Família Sarney continua faturando no governo de Flávio Dino

 

Erick Janson Vieira Monteiro Marinho, amigo de Fernando Sarney em negócios.
Erick Janson Vieira Monteiro Marinho,
Uma parte da família Sarney apoiou discreta e financeiramente a campanha de Flávio Dino. Essa lado umbilical da ex-governadora não desgrudou dos cofres do estado.
O advogado e hoje empresário Erick Janson Vieira Monteiro Marinho,  foi colocado como assessor jurídico da secretaria de Estado da Educação, na gestão do então petista Anselmo Raposo.
Foi o pior período vivido pela Seduc, ao ponto de dias antes da exoneração do secretário, a governadora considerar a gestão dele e de seus comparsas de partido como “caso de polícia”. Erick Marinho também teve que deixar o cargo por ter participado do esquema mafioso.
Não demorou muito tempo, estranhamente, ele apareceu com um volumoso capital e comprou por milhões empresas de segurança e vigilância armada que prestam serviços para a Seduc e de onde um parente da governadora leva o seu.
A Potencial, por exemplo, de acordo com levantamento feito pelo Blog do Neto Ferreira junto ao Portal da Transparência do Governo do Maranhão, já embolsou R$ 3.159.998,31 só da Seduc e Sectec, pagamentos autorizados pelo próprio governador Flávio Dino.
Como a Potencial recebeu também nestes primeiros quatro anos do governo da mudança de órgãos como Agerp, Caema, Jucema e Viva Cidadão, somando tudo a empresa já faturou e levou R$ 3.480.603,07.
O sócio oculto do advogado semprev faturou em todos os governos, mesmo depois que a parente ficou de fora do poder por dois governos: Zé Reinaldo e Jackson Lago.
Erick Marinho teve o patrimônio acrescido de forma assustadora para um jovem estudante que veio de origem humilde la de Chapadinha, de onde sonhou um dia ser prefeito, mas depois que sentou na montanha do dinheiro fácil preferiu ser empresário.
Ultimamente adotou como hobby flertar com mulheres casadas e já desfez dois casamentos só aqui na capital e ainda se acha no direito de ameaçar as ex-mulheres que não obedecem mais seu comando. E, por essa razão, tem até registro de uma delas na Delegacia do Vinhais.
Abaixo os valores embolsados pelas empresas do empresário que não é lima e nem limão, mas se assemelha e outra fruta cítrica, já agora no governo da mudança.



“Durante o governo passado, a Potencial aparecia como a principal empresa que mais faturou com o suporte de segurança armada em escolas e na Educação. Marinho faturou também com várias empresas – uma rede de negócios -, sendo elas a Masp, Gestor e outras. Uma delas tem como sócio o cearense lucivanio Felix.É estranho como o um ainda aliado do clã Sarney ainda permaneça faturando milhões na Secretaria de Estado da Educação, do Governo Flávio Dino”, como questiona o Blog do Neto Ferreira. Abaixo os pagamentos recebidos pela Potencial.

Governo convoca médicos aprovados em processo seletivo para perícia do Estado

Governo convoca médicos aprovados em processo seletivo para perícia do Estado

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) convoca os candidatos aprovados no Processo Seletivo para contratação de Médico para atuar na Superintendência de Perícia Médica do Estado, a comparecerem na Supervisão de Recursos Humanos da Segep, localizada no Edifício Clodomir Milet, s/nº 4º Andar, para assinatura do contrato.

A lista de convocados foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (30). Ao todo, foram convocados 20 candidatos, que deverão comparecer de segunda-feira (04) até quarta-feira (06), das 14h às 17:00 horas, portando a documentação exigida em edital.  Com a contratação dos novos médicos haverá um aumento de 500% no número de profissionais na Previdência Social, voltada para atender os mais de 110 mil servidores ativos e inativos do Estado.


Além do aumento, a contratação representa, ainda, a descentralização do serviço, que passará a ocorrer nos municípios de Imperatriz, Caxias, Bacabal e Balsas, e não somente na capital maranhense, como funciona atualmente. Dos 20 profissionais convocados, 11 atuarão em São Luís (nas especialidades Cardiologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Medicina do Trabalho e Clínica Geral). Dos profissionais que atuarão nos demais municípios, três serão em Imperatriz, dois em Caxias, dois em Bacabal e dois em Balsas, todos na especialidade em Clínica Geral.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Radio com visitantes 387.319.75 em todo REDEDESTAK

A Radio com visitantes 387.319.75 em todo REDEDESTAK
Pensando em qualidade para o cliente é que a REDE DESTAK possui servidores nos Estados Unidos nos maiores Data Center do mundo. Com diversos servidores garantimos a qualidade de nossas conexões, mantendo a emissora on-line 99,99%. *Além disso nossas conexões não possuem picotes ou falhas na transmissão. REDE DESTAK
 Rede destak de Urbano Santos, Ma para o MUNDO

terça-feira, 28 de abril de 2015

Governo anuncia medidas para inclusão de jovens no mercado de trabalho

Governo anuncia medidas para inclusão de jovens no mercado de trabalho




O governador Flávio Dino anunciou a abertura de mil vagas para jovens aprendizes nas empresas e demais autarquias do Governo do Estado. O anúncio foi feito durante o Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e Inclusão de Adolescentes e Jovens no Mercado de Trabalho do Maranhão, realizado na manhã desta terça-feira (28), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que contou com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

De acordo com o governador, as vagas serão disponibilizadas em estruturas como a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (Caema). “O Governo do Estado tem que dar o exemplo para incentivarmos as empresas do Maranhão a aderirem ao Programa Jovem Aprendiz. Vamos abrir mil vagas nas empresas do governo”, declarou o governador Flávio Dino.

O ministro Manoel Dias destacou a postura do governo maranhense e lembrou que grande parte do sucesso do programa se deve ao comprometimento dos governos estaduais. “Tenho certeza que daqui para a frente o Maranhão será outro. Com o apoio do governo do Estado, vamos fazer do Maranhão um grande modelo para o Brasil, na inclusão de jovens no mercado de trabalho”, garantiu.

Atualmente, o estado conta com pouco menos de 3 mil jovens aprendizes no mercado de trabalho, sendo 2 mil deles em São Luís. A meta do governo é que, ainda neste ano, 5 mil jovens sejam incluídos no programa e comecem a trabalhar. No acumulado dos quatro anos de gestão, a expectativa é que 17 mil jovens aprendizes estejam no mercado de trabalho em todo o estado.

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amim, lembrou que esses números eram reduzidos por falta de interesse da gestão em anos anteriores, mas que agora a juventude maranhense pode se encher de esperança, pois o governo do Estado é um aliado da juventude.

“Infelizmente, a nossa juventude não recebia a atenção devida. Quando assumimos fizemos um levantamento e vimos que a política de aprendizagem não foi levada em consideração pelos governos anteriores. Havia falta de interesse, falta de políticas públicas, mas a realidade agora é outra. Agora o governo do Estado é um aliado da juventude”, frisou o secretário Julião Amim.

Durante o evento, o governador Flávio Dino lembrou o pacote de ações voltadas para a juventude com ações iniciadas nesses quatro primeiros meses de gestão. Sobre a educação, ele destacou a instalação de 23 escolas técnicas estaduais em vários municípios maranhenses e 30 núcleos de educação integral de ensino médio.

O governador também destacou o incentivo dado à prática esportiva de jovens em todo o estado, citando a participação recorde de 96 municípios nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’S) deste ano. Ele também lembrou o projeto CNH Jovem, que concederá 2 mil carteiras de habilitação gratuitamente para jovens maranhenses.

Fórum

O Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e Inclusão de Adolescentes e Jovens no Mercado de Trabalho do Maranhão está sendo realizado nesta terça e quarta-feira (29) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O objetivo é mobilizar e promover o contínuo debate entre as instituições que constituem, normatizam e fiscalizam as relações de trabalho, entidades de formação profissional e demais envolvidos com a proteção aos direitos de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

O evento de lançamento do Fórum contou com a participação de jovens que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Além do governador Flávio Dino e do ministro Manoel Dias, também estiveram presentes os secretários estaduais Julião Amim (Emprego e Economia Solidária), Tatiana Pereira (Juventude), Áurea Prazeres (Educação) e Robson Paz (Comunicação); e os deputados Rafael Leitoa, Fernando Furtado, Glalbert Cutrim e Valéria Macedo.

Governador Flávio Dino lança Jogos Escolares Maranhenses com participação recorde

Governador Flávio Dino lança Jogos Escolares Maranhenses com participação recorde


Estudantes e atletas de todo o estado lotaram o Ginásio Castelinho para prestigiar, na tarde desta terça-feira (28), o lançamento da 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que neste ano bate o recorde de participação, envolvendo 50 mil estudantes de 1600 escolas do estado. A solenidade, presidida pelo governador Flávio Dino e que contou a com a presença de vários atletas maranhenses e do ex-jogador da seleção brasileira de futebol e maior ídolo do Flamengo, Arthur Antunes Coimbra, o Zico.

A convite da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), a participação de Zico selou a grandiosidade da competição maranhense, que neste ano alcança crescimento de 50% no número de adesões em relação ao ano passado, com 96 municípios inscritos na disputa que terá como tema “Esporte e Lazer para Todos”.

“Ao fazer este lançamento estamos demonstrando a importância que nós damos para a política pública do esporte, na medida em que incentivamos o esporte comunitário, o esporte educacional, os bons valores de cidadania e as boas práticas educacionais. O esporte também tem a dimensão do alto rendimento, precisamos descobrir novos talentos para integrar as seleções maranhense e brasileira”, destacou o governador.

O governador Flávio Dino ressaltou o exemplo de Zico como inspiração para os 50 mil estudantes que participarão dos Jogos, ao que o ídolo do futebol reforçou, relatando sua história de superação, dedicação e empenho.
“É um prazer estar aqui e torço realmente para que esses atletas que participarão desses jogos aproveitem a oportunidade. Talvez eles não tenham noção do que isso possa representar na vida deles no futuro, então devemos dar palavras de apoio e motivação, para que no futuro o Maranhão possa levar estes atletas com nível para as competições nacionais. Estão de parabéns o governador Flávio Dino e o secretário Márcio Jardim pela grandiosidade e importância da competição”, apontou o craque, que peregrina por todo o país, incentivando a realização de jogos estudantis como ferramenta de formação de novos talentos.

O titular da Sedel, Márcio Jardim, destacou o momento político que o Maranhão vive, de resgate do JEM’s como momento importante no calendário do esporte maranhense. “Estamos realizando o resgate do JEM’s, um JEM’s de integração e de participação popular”, defendeu o secretário, que vê no lançamento um momento de integração entre escolas, atletas e governo, sendo, também, um espaço de consolidação do significado dos jogos.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior elogiou a iniciativa do governo do Estado em fortalecer o JEM's. “São Luís também sedia este grande evento, que é um momento tradicional no calendário esportivo do estado e muito importante para juventude do Maranhão. O fomento à prática esportiva pelo governo do Estado é de grande valor na formação dos nossos jovens e no aperfeiçoamento das habilidades de nossos atletas”, disse.

Também participaram do evento, os esportistas maranhenses Iziane Castro, jogadora de basquete, o lutador, Rei Zulu, o nadador Frederico Castro, o corredor José Carlos – o Codó –, o enxadrista Rafael Leitão e os ex-jogadores de futebol Paulo César e Cléber Pereira. O vice-governador Carlos Brandão, o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, os deputados estaduais Sérgio Frota (PSDB), Rafael Leitoa (PDT) e GlalbertCutrim (PRB), o diretor da escola Liceu Maranhense Deusivan Sampaio, vários secretário municipais de esporte, o jogador de handebol Alberto Jorge, que participará do JEM’s estiveram presentes na mesa de abertura do JEM’s 2015.

Como resultado da política do governo, que visa expandir suas ações para todo o Maranhão, os JEM’s 2015 alcançaram a maior adesão já registrada na história dos jogos, com 96 municípios participantes, grande aumento, quando comparado ao último ano, com 64 municípios participantes.

A competição de 2015 contará com a participação inédita de 23 municípios e 11 cidades que integram a lista das 30 cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Belágua, Cajari, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra e Serrano do Maranhão.

Cronograma

Os Jogos Escolares Maranhenses são compostos de quatro etapas (Municipal/Metropolitana, Regional, Estadual e Nacional) que comportam 22 modalidades disputadas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos). A primeira etapa (Metropolitana) envolve apenas as instituições de ensino de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar e será iniciada no dia 2 de maio. Nesse mesmo período, cada município que aderiu aos JEM’s realiza seus jogos municipais.

A segunda etapa da competição corresponde à etapa Regional, que ocorrerá em seis cidades do Maranhão, no mês de julho: Passagem Franca, São Mateus do Maranhão, Imperatriz, Caxias, São Domingos do Maranhão e Pinheiro. Já a etapa Estadual, que acontece tradicionalmente em São Luís, será realizada entre os meses de agosto e setembro, e os vencedores dessa etapa seguem para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

PREFEITURA DE BELÁGUA FAZ MAIS UMA CHAMADA DE APROVADOS DO ÚLTIMO CONCURSO

PREFEITURA DE BELÁGUA FAZ MAIS UMA CHAMADA DE APROVADOS DO ÚLTIMO CONCURSO



O prefeito de Belágua-MA Adalberto Rodrigues convoca mais aprovados no último concurso.
Estão sendo convocados para o cargo de Professor do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano.

Disciplina História:

Conceição de Maria Basílio Saminez

Disciplina Inglês:

Régio José Caldas Ferreira

Professor do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano:

Paula Fernanda Rocha Lisboa

Simone Frazão Marques Amorim

Veja o edital: Edital 001/2015

Suspeito de assaltar banco do Brasil de Brejo é preso com R$ 100 Mil no PI

Suspeito de assaltar banco do Brasil de Brejo é preso com R$ 100 Mil no PI
A Polícia Rodoviária Federal conseguiu abordar, durante a manhã desta terça-feira (28/04), por volta das 10 horas um carro modelo Corolla, no Posto Fiscal da PRF, localizado no km 33 da BR-343. Dentro do carro, os policiais encontraram uma mala com bastante dinheiro. Um homem identificado por Francisco Fabrício Gomes da Silva, de 33 anos, natural de Teresina/PI, foi preso e conduzido juntamente com dinheiro para a Delegacia de Polícia Federal de Parnaíba.

Ao chegar na Delegacia, os policias descobriram que o acusado tem participação com o assalto do Banco do Brasil de Brejo-MA, na semana passada. (REVEJA AQUI). A informação foi repassada pelo delegado de polícia civil de Brejo. Inicialmente, a PF irá autuar o homem por lavagem de dinheiro, já que ele não comprovou como conseguiu a quantia.
Segundo informações extra-oficiais, dentro da mala a polícia encontrou mais de R$ 100 mil. Neste momento, o delegado de brejo, no Maranhão, está pedindo mandado de prisão para o homem, tendo em vista que testemunhas  afirmam que ele tem envolvimento com um assalto do BB realizado na semana passada.
Um funcionário da Caixa Econômica Federal está há cerca de 2 horas contando o dinheiro. O chefe da 5º Delegacia de Policia Rodoviária Federal de Parnaíba, Mário Augusto, explica como a abordagem aconteceu.
"Os policiais perceberam um veículo, foram até o local fazer a abordagem e, inicialmente, eles alegaram questão do trânsito, afirmando que não tinham saído na BR. Porém, dentro do carro, havia uma mala e dentro um saco com várias notas de 20 e 10 reais. Não souberam explicar a origem do dinheiro, pois afirmaram que era da produção de confecção, depois falaram que havia sido pego em um hotel. Ele já possui passagem pela polícia e tentou driblar o sistema”, disse.
No carro, também estavam uma mulher e uma criança de idade não revelada. Estas foram ouvidas e liberadas. Segundo o delegado da Polícia Federal de Parnaíba, Marcos Roberto, Francisco Fabrício será ouvido da Delegacia da PF, onde permanecerá detido. Será aguardada a expedição de um mandado de prisão do juiz de Brejo-MA. Caso isto não aconteça, o suspeito será liberado e responderá somente por lavagem de dinheiro.
Em depoimento na delegacia, o acusado informou que trabalha com confecções e através disso conseguiu o dinheiro. Sobre a acusação de ter participação em assaltos a banco, Francisco Fabrício negou e solicitou que o delegado de Brejo prove tal ação criminosa com imagens e testemunhas.
Informações PRF 

URGENTE: 16º BPM desarticula quadrilhas de tráfico de drogas.

URGENTE: 16º BPM desarticula quadrilhas de tráfico de drogas.

Durante a "Operação Saturação", no dia 23/04/15, foram desarticuladas duas quadrilhas de tráfico de drogas, que atuavam na região de Tutóia-MA.

Após denúncia anônima, policiais militares montaram campana em um ponto estratégico nas proximidades da boca de fumo, foi observado o fluxo de pessoas comprando drogas, ao avistarem a guarnição os elementos tentaram fugir, porém sem êxito. 

Foram presos em flagrante Adriano dos Santos Fonseca, vulgo carioca, 36 anos,proprietário da boca de fumo,  Clodovel Alves da Silva Filho, 20 anos, Letícia Feitosa, 27 anos, Selma Maria Marques, 43 anos . 

Clodovel Alves da Silva e Adriano dos Santos Fonseca
Letícia Feitosa e Selma Maria Marques

Durante revista foram encontrados na residência:

03 (três) trouxas  de substância similar a maconha;
10 (dez) trouxas de substância similar ao crack;
01 (uma) porção maior de substância similar ao crack;
R$ 115,00 (cento e quinze reais).

Material Apreendido 
Na segunda boca de fumo estourada na operação foram presos em flagrante Antonio José da Silva Pereira Vilar, 20 anos, e José Maria Ribeiro da Silva, 28 anos.


Após revista na boca de fumo foram encontrados:

R$ 30,00 (trinta reais);
14 (quatorze) papelotes de substância similar ao crack; 
05 (cinco) papelotes de substância similar a maconha.

material apreendido

Também foram apreendidas três motocicletas: 01(uma) Yamaha Crypton, cor preta, 01(uma) Titan CG 125, cor preta,  e uma Titan CG 150, cor preta.

motos apreendidas

Os conduzidos e todo o material apreendido durante a "Operação Saturação" foram entregues  a Delegacia de Polícia Civil da cidade, para as serem tomadas as devidas providências.

Procurador-geral afirmou que fuzilamento será logo após a meia-noite local.

Indonésia confirma execução de brasileiro a partir das 14h desta terça

Procurador-geral afirmou que fuzilamento será logo após a meia-noite local.
Brasileiro Rodrigo Gularte e outras oito pessoas estão no corredor da morte.

Do G1, em São Paulo 
 
O procurador-geral da Indonésia, Muhammad Prasetyo confirmou nesta terça-feira (28) que as execuções das nove pessoas condenadas à morte no país por tráfico de drogas será realizada depois da 0h de quarta-feira (29) no horário local – 14h no horário de Brasília. Entre os presos no corredor da morte está o brasileiro Rodrigo Gularte.
“A execução dos nove condenados se levará a cabo depois de meia-noite”, assegurou Prasetyo, segundo a France Presse.
O prazo de 72 horas dado pela justiça indonésia após o anúncio para os prisioneiros de que eles serão executados já terminou. Os nove condenados – oito deles estrangeiros – já estão na ilha onde a pena será executada, e a polícia local informou que tudo está pronto para os fuzilamentos..
A prisão de segurança máxima da ilha, situada ao largo da costa de Java, teve reforço na proteção nesta terça. Conselheiros religiosos, médicos e o pelotão de fuzilamento foram alertados para iniciar os preparativos finais para a execução, e uma dúzia de ambulâncias, algumas carregando caixões cobertos de cetim branco, chegaram ao local.
As execuções, que serão a segunda leva sob comando do presidente Joko Widodo, provocaram críticas internacionais e tensões diplomáticas com Brasil, Austrália, Filipinas e Nigéria, que possuem cidadãos no corredor da morte.
Widodo não concedeu clemência aos condenados, citando uma "emergência de drogas" no quarto maior país do mundo, mas disse que estava aberto à possibilidade de abolir a pena de morte no futuro.
Brasileiro
Segundo Angelita Muxfeldt, prima de Gularte, ele não sabe que poderá ser executado mas próximas horas. A brasileira contou que seu primo está muito calmo e ainda acredita que será solto.
Angelita visitou Gularte nesta terça. O governo Indonésio orientou as famílias dos presos a irem à prisão onde eles são mantidos. Segundo a imprensa local, eles foram orientados a se despedir dos condenados.
Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, fala à imprensa nesta terça-feira sobre execução de primo na Indonésia (Foto: AP Photo/Tatan Syuflana)Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo Gularte, fala à imprensa nesta terça-feira sobre execução de primo na Indonésia (Foto: AP Photo/Tatan Syuflana)
Angelita contou que não disse ao primo claramente o que deve ocorrer nas próximas horas e que ele não sabe o que vai acontecer, apesar de ter sido informado no sábado. Segundo a brasileira, ele tem delírios e não entendeu que será executado, nega que isso vá ocorrer e acredita que vai ser solto.
O brasileiro foi diagnosticado com esquizofrenia por dois relatórios no ano passado. Em março, uma equipe médica reavaliou o brasileiro a pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.
Familiares e conhecidos relataram que Gularte passa seus dias na prisão conversando com paredes e ouvindo vozes. Dizem que ele se recusa a tirar um boné, que usa virado para trás, alegando ser sua proteção.
O brasileiro passou 11 anos em prisões da Indonésia. Ele foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6 kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe e foi condenado à morte em 2005.
Gularte poderá ser o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas.
Como as execuções acontecem
Os prisioneiros são executados por um pelotão de fuzilamento, recrutado de uma unidade especial da polícia nacional.
Os atiradores são escolhidos com base em suas habilidades de tiro e "saúde física e espiritual". Há aconselhamento antes e após as execuções.
Barco com familiares de australianos no corredor da morte chega à ilha onde execuções serão realizadas na Indonésia nesta segunda-feira (27) (Foto: Romeo Gacad/AFP)Barco com familiares de australianos no corredor da morte chega à ilha onde execuções serão realizadas na Indonésia nesta segunda-feira (27) (Foto: Romeo Gacad/AFP)
Os condenados são levados para celas isoladas 72 horas antes da execução. Famílias e conselheiros religiosos são autorizados a visitá-los algumas horas antes da execução.
Os prisioneiros, que são vendados, têm a escolha de ficar em pé, ajoelhados ou sentados perante o pelotão de fuzilamento. Suas mãos e pés são amarrados.
Cada prisioneiro possui 12 atiradores mirando fuzis em seu coração. Somente três dos 12 possuem munição em suas armas. As autoridades afirmam que desta maneira quem executa não é identificado.
Uma equipe médica fica no local para confirmar a morte dos prisioneiros após as execuções.
Depois da confirmação, os corpos são limpos e entregues às famílias, que esperam do lado de fora do presídio durante a execução.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Pedreiras:A cidade de João do Vale comemora hoje seus 95 anos


Hoje,segunda-feira,27,a cidade de Pedreiras comemora seus 95 anos de emancipação política.

A cidade, que fica a 280 quilômetros de São Luís, está localizada na região central do estado,no Médio Mearim.É interligada a  Trizidela do Vale,um antigo bairro que hoje é cidade,pela Ponte Francisco que fica sobre o Rio Mearim.

(Wikipédia)-A cidade foi fundado em áreas de fazendas escravistas e dos índios Pedras Verdes que habitavam a região.No século XX o município foi um dos maiores produtores de arroz do interior do estado.

´´Princesa do Mearim`` hoje conta com uma população estimada em 39.337 habitantes.

Entre seus filhos ilustre,está o saudoso João Batista do Vale (João do Vale),um dos maiores compositores e poetas maranhense.Um  homem que nasceu pobre, era analfabeto, mas tinha nas veias o desejo de contar e cantar os encantos de sua terra e de  sua gente.

Pedreiras,um passado de glórias, um presente de desafios, um futuro promissor. São 95 anos de muita história e conquistas.Felicitações do blog à população que constrói e colabora a cada dia para o desenvolvimento deste município.

Zico participa do lançamento dos JEMs 2015

Zico participa do lançamento dos JEMs 2015

O ex-jogador da seleção brasileira de futebol e grande ídolo da história do Flamengo, Zico (Arthur Antunes Coimbra), estará em São Luís, nesta terça-feira (27), para o lançamento dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2015. Ele é convidado de honra da solenidade que será realizada, às 16h, no Ginásio Castelinho, pelo Governo do Estado.

O convite para a presença do jogador no evento foi feito através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). Zico desembarca na manhã de terça-feira para participar do lançamento da maior edição dos JEMs, que neste ano alcançou crescimento de 50% no número de adesões em relação ao ano passado, com 96 municípios inscritos na disputa.

“O Zico é conhecido e admirado em todo o Brasil. É um ícone do esporte e representa bem o objetivo dos JEMs, que é descobrir talentos, promover integração e inclusão social, sempre por meio do esporte”, destaca a secretária-adjunta de Esporte Educacional da Sedel, Joslea Rodrigues.



A cerimônia de lançamento dos JEMs é aberta ao público e será presidida pelo governador Flávio Dino, com participação de atletas maranhenses, estudantes e técnicos. Na ocasião haverá também a participação do coral do Colégio Militar Tiradentes.

Estado intensifica ações e reduz em 17% explosões a caixas eletrônicos

Estado intensifica ações e reduz em 17% explosões a caixas eletrônicos


Foto reprodução 

A eficácia na integração das Forças Policiais no Maranhão está apresentando resultados no combate à criminalidade. A redução na quantidade dos crimes de explosões a caixas eletrônicos, de janeiro a abril de 2015, foi de aproximadamente 17% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo 14 ocorrências este ano contra 17 em 2014. As ações intensivas também têm sido desenvolvidas no combate a assaltos a bancos.

“O governador Flávio Dino tem a sensibilidade de perceber que essa prática nefasta de assaltos a bancos e explosões a caixas propicia crimes como o tráfico de drogas e armas, além da corrupção, que são financiados com os recursos oriundos desses roubos. Portanto, temos recebido o apoio integral do Governo do Estado na parte logística e na consecução do planejamento. O governador tem acompanhado esse trabalho de perto exigindo melhoras e resultados positivos”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros.

Os números registrados pelo Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (DCRIF), ligado à Superintendência de Investigações Criminais (Seic), apontam que, de janeiro a abril (parcial), deste ano, foram praticados 15 assaltos a bancos e 14 explosões a caixas eletrônicos. No mesmo período de 2014 a quantidade de assaltos a banco se manteve com o mesmo índice, porém as explosões a caixas eletrônicos corresponderam a 17 ocorrências.

A Polícia Civil tem atuado de forma intensiva através do DCRIF e do Serviço de Inteligência, que tem uma vasta experiência e uma forte rede de intercâmbio com os estados limítrofes, possibilitando rapidez e agilidade nas informações.

O delegado-geral Augusto Barros explicou que o governo tem investido na capacitação da polícia para evitar esses crimes e lembrou que a Polícia Militar está realizando um curso de preparação para atuação na área rural, visando combater esse tipo de crime. Ele informou que o reconhecimento ao preparo dos policiais já foi feito por estados vizinhos como o Pará, que chegou a conceder medalha de honra ao mérito a policiais maranhense que trabalharam na prisão de assaltantes que agiam nos dois estados.

Governo reativa leilões de veículos para acabar com superlotação nos pátios das Ciretrans

Governo reativa leilões de veículos para acabar com superlotação nos pátios das Ciretrans

Detran-MA tem realizado leilões dos veículos apreendidos e não reclamados pelos proprietários há mais de três meses

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou neste fim de semana o segundo leilão do ano de veículos e motos apreendidos e não reclamados por seus proprietários há mais de três meses. Todos os 265 lotes colocados à venda foram arrematados. Só este ano, quase mil veículos abandonados nos pátios do órgão foram a leilão.

O primeiro pregão do segundo Leilão de 2015, realizado no sábado (25), na sede da empresa Vip Leilões, registrou a presença de 250 pessoas. Outras 23 mil pessoas de todo o país acompanharam o leilão pela internet. Ao todo foram negociados 265 lotes, entre automóveis, carros e sucatas abrigados nos pátios do Detran-MA de São Luís e das Ciretrans de Açailândia, Balsas, Codó, Bacabal, Santa Inês e Imperatriz.

Os leilões são a principal estratégia adotada pelo Detran-MA para acabar com o enorme quantitativo de veículos acumulados nos pátios das Ciretrans do estado, uma herança problemática deixada pelo governo passado. “A superlotação dos pátios das Ciretrans se agravou devido aos poucos leilões realizados durante toda a antiga gestão do Detran-MA. Em 2014, por exemplo, apenas quatro leilões foram realizados, o que contribuiu bastante para a quantidade de automóveis encontrados atualmente nos pátios das circunscrições do interior”, explica o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes.

Desde outubro de 2014 não era feito nenhum planejamento para a realização de leilões de veículos abandonados nos pátios do órgão, tarefa resolvida de imediato pela atual direção do órgão, que já programou leilões para serem realizados até agosto.

“Encontramos diversos veículos acumulados nas Ciretrans, devido à falta de planejamento e realização dos leilões. Esse é o nosso segundo leilão e já temos programado outros 12 leilões para este ano. Com transparência e dignidade estamos conseguindo realizar um bom trabalho para a população”, reforça Antônio Nunes.

O lavrador Irisvaldo Marques soube pela internet da realização do leilão e imaginou que seria uma boa oportunidade para conseguir peças de qualidade a custos mais baixos. “Esse foi o primeiro leilão que participei e consegui arrematar um veículo”, disse.

Somente com os dois leilões realizados pelo Detran-MA em 2015, foram leiloados 896 veículos e 1.361 já estão disponíveis para os próximos leilões. Além de esvaziar os pátios, os leilões têm como objetivo mostrar para a sociedade que um veículo apreendido, caso não seja recuperado pelo proprietário, será alienado como prevê o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro. O terceiro leilão deste ano está previsto para o dia 22 de maio.





domingo, 26 de abril de 2015

Brasil gasta com presos quase o triplo do custo por aluno

Resultado de imagem para imagem de escola

Brasil gasta com presos quase o triplo do custo por aluno

Enquanto o país investe mais de R$ 40 mil por ano em cada preso em um presídio federal, gasta uma média de R$ 15 mil anualmente com cada aluno do ensino superior — cerca de um terço do valor gasto com os detentos.
Já na comparação entre detentos de presídios estaduais, onde está a maior parte da população carcerária, e alunos do ensino médio (nível de ensino a cargo dos governos estaduais), a distância é ainda maior: são gastos, em média, R$ 21 mil por ano com cada preso — nove vezes mais do que o gasto por aluno no ensino médio por ano, R$ 2,3 mil.
Para pesquisadores tanto de segurança pública quanto de educação, o contraste de investimentos explicita dois problemas centrais na condução desses setores no país: o baixo valor investido na educação e a ineficiência do gasto com o sistema prisional.
Apenas considerando as matrículas atuais, o chamado investimento público direto por aluno no país deveria ser hoje, no mínimo, de 40% a 50% maior, aponta a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que desenvolveu um cálculo, chamado custo aluno-qualidade, considerando gastos (de salário do magistério a equipamentos) para uma oferta de ensino de qualidade.
— Para garantir a realização de todas as metas do Plano Nacional de Educação que está tramitando no Congresso, seriam necessários R$ 327 bilhões por ano, o que dobra o investimento em educação — afirma Daniel Cara, coordenador da campanha. 

Verbas minguadas para educação

Para Cara, não seria o caso de falar em sobreinvestimento no preso, "até porque vemos como é precária a situação das penitenciárias brasileiras", e porque, lembra ele, a prisão é uma "instituição total, o preso vive lá":
Mas há, sem dúvida, subinvestimento em educação. O que é mais grave se considerarmos que, nos direitos sociais, a educação é o que abre as portas para os outros direitos.
A violência não vem pela pobreza, vem pela desigualdade. Por isso, um investimento maior no conjunto dos direitos sociais, e aí se inclui a educação, poderia diminuir a despesa com segurança.
O gasto com educação poderia melhorar com maior foco na aprendizagem, destaca Mozart Neves Ramos, do Todos pela Educação e do Conselho Nacional de Educação (CNE):
É verdade que o Brasil ainda investe pouco na educação básica, e mais dinheiro é fundamental. No entanto, é necessário que a verba chegue à escola e que seja mais bem aplicada.
Melhorar a eficiência da gestão dos recursos é importantíssimo. Uma boa gestão pode criar uma escola motivadora. E um aluno que tem sucesso escolar raramente abandona a escola e está mais longe de ser preso.
Minha mãe, que está presa há três meses, estudou só até a 2 série. Eu acredito que ela está presa também por conta do pouco conhecimento que tem.
Nunca soube que carreira seguir, nunca teve um ensino que a fizesse ter alguma perspectiva — diz Debora Magalhães, filha de V, presa por tráfico de drogas em Bangu.
Secretário estadual de Educação do Rio, Wilson Risolia diz que o país está preferindo "gastar mais com o sinistro do que com o seguro":
É uma irracionalidade, um passivo que o Estado precisa resolver. Nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o custo por aluno no nível superior é cerca de três vezes maior do que na educação básica.
No Brasil, é bem maior (mais de seis vezes). Mas não é suficiente aumentar o gasto, é preciso melhorar a qualidade. No Rio, fizemos uma recontagem de alunos e vimos que havia 120 mil que, apesar de constarem na base de dados, não eram mais da rede.
A verba era passada para alunos que não existiam; um número X de provas ia para o colégio, e parte era jogada no lixo, por exemplo. Corrigindo, foram R$ 111 milhões alocados em outros lugares.
Apesar de a diferença entre o custo do aluno universitário e o do preso em presídios federais ser menor, ela é o que choca, diz o sociólogo Michel Misse, professor da UFRJ:
Esse é um dado impressionante, porque o custo de um universitário, pelos gastos que uma universidade deve ter com pesquisa, deveria ser bem maior.
É o custo de você formar um cientista, um médico, um engenheiro — afirma Misse, para quem, porém, não se deve pensar que uma prisão custe pouco. — O preso mora lá, e um aluno não mora na escola. O problema é analisar o gasto que se tem em relação às condições dos presídios.
Presidente do Conselho Nacional de Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), Carlos Lélio Lauria Ferreira diz que quanto mais baixo o custo com o preso, piores as condições:
O preço varia de acordo com o tratamento. Se o valor é baixo, desconfie. A alimentação pode ser lavagem.
No Brasil, a média de custo de um preso num presídio estadual é de R$ 1,7 mil por mês. Mas nessa conta não está incluído o custo social e previdenciário.
No presídio federal, o custo é mais elevado. O aparato tecnológico é caro, os salários dos servidores são mais altos e o número de agentes por preso é maior. Graças a isso, o país não gasta menos de 7 mil por preso ao mês.
Apesar de investirmos tanto, as condições de regenerar alguém são mínimas. A pessoa é, na maioria das vezes, submetida a condições que a torna pior. É como se negássemos outra oportunidade — conclui Mozart.(O Globo)