terça-feira, 16 de setembro de 2014

Edinho Lobão é contra o Bolsa Família e não consegue negar nem na Justiça

Edinho Lobão é contra o Bolsa Família e não consegue negar nem na Justiça 

 

A Justiça Eleitoral declarou na tarde do último domingo (31 de agosto) que Edinho Lobão não conseguiu provar ser a favor do Bolsa Família no Maranhão.

O candidato a governador pelo PMDB se incomodou com o programa de Flávio Dino, que revelou que ele seria contra o programa mais popular do governo Lula. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Edinho Lobão afirmou: “como empresário, sou contra o Bolsa Família”.

O caso foi levado aos programas de rádio e TV desde a última sexta, com a veiculação do trecho do jornal em que o peemedebista fez a tal declaração, que tentou negar à Justiça Eleitoral.

No entendimento da juíza Maria José França Ribeiro, Edinho não poderia agora negar uma declaração publicada no jornal de circulação nacional. A frase foi dita em maio deste ano.

A juíza afirmou que Edinho não apresentou provas de que foi caluniado, como tentou alegar, justamente por não apresentar prova cabal de que a imprensa nacional teria mentido.

“Os Representantes não apresentaram prova cabal de que o candidato Lobão Filho não teria dito: “como empresário, fui contra o ‘Bolsa Família’”, conforme veiculado no jornal O Estado de São Paulo à época”, diz a juíza.

Mesmo sendo declaradamente contra o programa, Edinho tem usado o Bolsa Família para desinformar os eleitores do interior do Maranhão. O Tribunal Superior Eleitoral chegou a condená-lo a execução de multa por usar o programa do Governo Federal como propaganda antecipada negativa.

PEDRINHAS » Cerca de 10 detentos estão foragidos beneficiados pelo esquema do diretor Cláudio Barcelos

PEDRINHAS » Cerca de 10 detentos estão foragidos beneficiados pelo esquema do diretor Cláudio Barcelos
De acordo com o delegado Luís Jorge, especula-se que os presos pagavam até R$ 300 mil para serem beneficiados pelo esquema

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais prendeu, na manhã desta segunda-feira (15), o diretor da Casa de Detenção (Cadet) de Pedrinhas, Cláudio Barcelos, de 45 anos. A prisão aconteceu por volta de 9h da manhã, em Pedrinhas, quando o suspeito estava trabalhando. 

De acordo com o superintendente Luís Jorge, da Seic, Cláudio é acusado de corrupção passiva, facilitação de fuga e prevaricação, que é um crime funcional, praticado por funcionário público contra a administração pública. A ação que culminou na prisão do suspeito hoje já dura há três meses. No seu escritório, a polícia encontrou um cartão de crédito de um dos bandidos beneficiados pelo esquema.

Embora não seja policial, Cláudio ficará detido provisoriamente no Comando Geral da Polícia, pois acredita-se que sua integridade física não seria preservada, caso ele fosse levado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Em declarações, o acusado já confessou o crime.

Entenda o Caso
Cláudio Barcelos, de 45 anos, trabalhava no Complexo Penitenciário de Pedrinhas como diretor da Casa de Detenção (Cadet). No cargo, ele tinha acesso ao sistema que controlava os detentos. Em troca de propina, Cláudio permitia que alguns presos fossem liberados para passar alguns dias soltos. Em alguns casos, os presos não retornavam para a penitenciária.

Como mecanismo de camuflar a evasão dos presos, Cláudio não informava a saída no sistema de controle. De acordo com o superintendente Luís Jorge, há especulação de que os valores pagos chegassem a R$ 300 mil. Ao todo, cerca de 10 presos estão foragidos graças ao auxílio do esquema. Até o momento, não há a informação de que o acusado agia com auxílio de algum cúmplice.
 
Fonte: http://www.oimparcial.com.br