terça-feira, 2 de setembro de 2014

Após 70 anos, cientistas explicam movimento de pedras gigantes

Após 70 anos, cientistas explicam movimento de pedras gigantes

Foto: APFoto: AP

Após mais de 70 anos, cientistas finalmente resolveram o "mistério" das pedras que se movimentam sozinhas no deserto de Mojave, na Califórnia, em local conhecido como Vale da Morte. Richard Norris, da Universidade da Califórnia, ao lado de seu primo James Norris, foi o responsável pela pesquisa reveladora.

As pedras de cerca de 300kg ficam em um lago plano e seco, inteiro rodeado por montanhas. O rastro de seus movimentos é evidente e se explica por conta das chuvas na região. Em estudo publicado nesta semana na revista "PLOS ONE", eles afirmam que a chuva produz uma capa de água sobre o terreno. De noite, o frio congela essa água e forma uma fina capa de gelo na qual ficam presas as rochas.

Ao amanhecer, o gelo quebra e cria placas de vários metros de largura que são deslocadas com o vento. Dessa forma, as pedras se movem sobre o barro impulsionadas pelas placas de gelo, a uma velocidade de até cinco metros por minuto.

Leia também:
Moradores encontram criatura misteriosa e desconhecida em praia
Vespas fazem ninho absurdamente grande em quarto fechado

Richard e James filmaram o fenômeno, o que é muito difícil por conta das condições climáticas do local. Além disso, é muito raro chover no Vale da Morte, que mantém temperaturas médias altíssimas. A combinação só é possível com uma rara mistura de chuva e baixa temperatura, que congela a água antes que ela evapore, formando as placas de gelo.

 

Medo na campanha do PT; mercado otimista com Marina

O Giro VEJA traz detalhes do debate de ontem no SBT e duas informações exclusivas. Segundo VEJA Mercados, o mercado está cada vez mais otimista com Marina Silva. E Radar On-line - Lauro Jardim revela: campanha do PT está com medo do homem bomba da Petrobras

TRÊS SUSPEITOS FORAM ATUADOS EM FLAGRANTE COM DROGAS PRÓXIMO AO CAI N'ÁGUA

TRÊS SUSPEITOS FORAM ATUADOS EM FLAGRANTE COM DROGAS PRÓXIMO AO CAI N'ÁGUA

Max, Alessandro e Marcos foram atuados em flagrante e estão presos na delegacia de polícia de Urbano Santos. 

Após uma denúncia anônima, a Guarnição do 5º Pel. de Urbano Santos, sob o Comando do CB Martins e do IPC Pereira, se deslocaram até o local, para averiguação de pessoas que estariam supostamente comercializando drogas na beira do rio mocambo, próximo ao cai n’água. Ao perceberem uma movimentação estranha e uma conversaria dentro de um matagal próximo ao local indicado, a polícia Militar reagiu e abordou três elementos. Com eles foram encontrados 30 papelotes de maço de substância aparentando ser maconha. 
SUSPEITO DE ROUBADO UM CELULAR
Os suspeitos foram levados para delegacia de polícia que ficarão à disposição da justiça, onde responderão pelos seus atos. Além das substancia encontrada com eles, a polícia Militar também apreendeu uma moto. 
Um dos elementos já foi identificado como um dos autores do roubo a uma vítima que mora na Rua Mon. Senhor Gentil, próximo a farmácia do K-Farma, levando da vítima um celular.
SUBSTANCIA APREENDIDA
UMA MOTO APREENDIDA 

Fonte: http://noticiasubs.blogspot.com.br

Urbano Santos e Belágua pretendem iniciar um projeto turístico para divulgar as belezas naturais existentes nos municípios

Urbano Santos e Belágua pretendem iniciar um projeto turístico para divulgar as belezas naturais existentes nos municípios.
Caravana saindo de Urbano Santos para Barreirinhas.
O 2º Salão de Turismo da Rota das Emoções, que está sendo realizado em Barreirinhas, contou com a presença de várias caravanas organizadas pelas unidades regionais do Sebrae do Maranhão, dentre elas, a caravana da unidade de Chapadinha, que marcou presença com caravaneiros dos municípios de Urbano Santos e Belágua.
Uma estrada de chão que passa por dentro da cidade de Urbano Santos foi o acesso utilizado para uma viagem rápida até a sede do evento. Os caravaneiros atendidos pela regional se mostraram interessados em informações importantes para que também possam desenvolver e implementar ações de desenvolvimento do turismo em seus municípios.
Proprietárias de hotéis e restaurante de Urbano Santos participaram das programações gastronômicas para agregar qualidade aos serviços oferecidos em seus empreendimentos, já pensando no desenvolvimento do setor que a cidade poderá passar.
“Pensamos em desenvolver o turismo no nosso município para contribuir na renda dos nossos conterrâneos, uma vez que Urbano Santos também é passagem para a Rota das Emoções. Estamos trabalhando num projeto audacioso, pensado em nos tornar um roteiro complementar”, ressaltou Ivanildes Bastos, secretária de Trabalho do município de Urbano Santos.
Analista da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, José Coelho Ferreira, o Gerente de Área de Operações do Sebrae-MA, Mauro Borralho, o Prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues e a Gerente do Sebrae unidade regional em Chapadinha, Larissa Leite.
A cidade de Belágua, vizinha a Urbano Santos, também busca projetar o município para turistas, tendo como atrativos, lagoas e cachoeiras. “Queremos trabalhar o ecoturismo em nosso município, explorando os recursos naturais existentes, como a cachoeira dos Mendes, o balneário Caçolzinho e áreas do Cerrado com grandes árvores frutíferas”, disse Obed da Costa Soares, assessor técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Belágua. “A nossa vinda ao Salão da Rota foi justamente o início para esse planejamento, onde viemos buscar informações para começar o trabalho”, assinalou o secretário.

INFORMAÇÕES DE: LIDIDANE REINADO - COMUNICAÇÃO DO SEBRAE DE CHAPADINHA