sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Veja dicas de como limpar seus dispositivos eletrônicos em casa

Veja dicas de como limpar seus dispositivos eletrônicos em casa

Produtos como celulares, notebooks e tablets exigem cuidados especiais.
Vídeo mostra como limpar corretamente os aparelhos e produtos a evitar.

G1, em São Paulo
 

O manuseio diário de celulares, tablets e computadores, em casa ou no trabalho, requer a limpeza frequente destes equipamentos. O processo exige cuidados especiais e a verificação do manual do aparelho com as recomendações do fabricante.
Praticamente nenhum produto de limpeza doméstico é adequado para tirar a sujeira dos gadgets. Passar um pano com limpa-vidros ou álcool comum em um tablet ou smartphone, por exemplo, pode danificar a tela sensível ao toque e os componentes internos. Esta prática vai mais prejudicar do que melhorar a aparência do produto.
O G1 preparou um vídeo que reúne as principais dicas para quem deseja limpar seus aparelhos eletrônicos da maneira correta, evitando os principais erros cometidos pelos usuários e aumentando a durabilidade dos dispositivos, além de explicar como utilizar (e os cuidados) com produtos como o álcool isopropílico.
Portanto, antes de pegar a esponja e o sabão, preste atenção nas dicas e evite erros na limpeza de seus equipamentos.
veja também

Base de dados faz WhatsApp valer US$ 16 bilhões, dizem especialistas

Base de dados faz WhatsApp valer US$ 16 bilhões, dizem especialistas




Façamos as contas: Mark Zuckerberg disse ontem, ao anunciar a compra do WhatsApp, que a plataforma caminha para alcançar 1 bilhão de usuários. Se cada uma dessas pessoas pagar a taxa anual de US$ 1 que o aplicativo cobra, levaria ao menos 16 anos para a rede social recuperar os US$ 16 bilhões que investiu - sem contar outros US$ 3 bilhões pagos pelo time de funcionários do WhatsApp.
A conta acima fez muita gente questionar que raios de investimento foi esse que, aparentemente, não trará retorno imediato. O mesmo tipo de pergunta feita há dois anos, quando a rede social chocou o mercado ao gastar US$ 1 bilhão pelo Instagram.
A verdade é que Zuckerberg não comprou o WhatsApp (nem o Instagram) para fazer dinheiro diretamente. Adquirir outros serviços sociais contribui em pontos subjetivos, sendo um deles frear o crescimento de quem poderia incomodar futuramente. Basta lembrar que em 2012 a incorporação do Instagram ajudou a empresa a tirar um competidor da frente, estratégia tentada com o Snapchat, mas que fracassou.
"Essa tendência de as pessoas usarem o celular para acessar a internet as afasta um pouco das redes sociais e ameaça o serviço do Facebook, então foi uma estratégia de sobrevivência", opina Joana Varon, do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV.
O WhatsApp - como fez antes o Instagram - também ajudará a empresa a enriquecer ainda mais o seu já vasto banco de dados. "O valor do WhatsApp não está no dólar que as pessoas pagam para usá-lo, está na quantidade de dados presentes ali que podem ser usados para montar o perfil dos usuários", explica o professor Carlos Affonso Pereira de Souza, do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).
O investimento, diz Souza, voltará como publicidade customizada dentro do Facebook, já que o serviço de mensagens abomina propagandas, mas isso é só a ponta do iceberg - "a capacidade de entender a pessoa tem um valor de mercado que ultrapassa em muito o dólar de cada usuário", afirma ele.

EMOCIONAL
Recentemente o Facebook passou a permitir que os usuários postem como estão se sentindo; mais do que criar um espaço de desabafo, a rede descobrira como fazer com que as pessoas contribuíssem diretamente com seu banco de dados. Entretanto, o Facebook é muito lento, os usuários não costumam passar o dia postando sentimentos, mas gastam horas fazendo isso pelo WhatsApp.
É algo que preocupa a pesquisadora da FGV. "O Facebook passa a ter o controle sobre nossos telefones, nossa rede privada de contatos. Com essa junção o nosso mundo de comunicações passa a estar nas mãos da rede social", ressalta.
A compra do WhatsApp revela a tendência expansionista do Facebook de querer se confundir com o próprio conceito de internet, segundo o professor do Ibmec. "É mais uma peça desse tabuleiro em que o Facebook analisa os usos da internet e através das aquisições traz novas funcionalidades para dentro da sua plataforma", comenta.
Não há como julgar se houve excesso do Facebook ao gastar um total de US$ 19 bilhões com o WhatsApp. O próprio valor das ações da rede social está atrelado a algo de difícil mensuração, que é a base de dados dos usuários. Além disso, quando a rede se lançou no mercado de ações, havia a expectativa de que o dinheiro levantado seria usado em aquisições, então a empresa só está fazendo o que se espera: indo às compras.


Pela 1ª vez, PM usará policiais que lutam jiu-jítsu contra black blocs

Pela 1ª vez, PM usará policiais que lutam jiu-jítsu contra black blocs

Mais de 100 PMs integrarão 'Tropa do Braço' para coibir atos violentos.
Neste sábado (22), eles acompanharão protesto contra Copa do Mundo.

Um manifestante do Black Bloc é arrastado ao ser detido por policiais militares durante um protesto contra O governador Geraldo Alckmin, em São Paulo. (Foto: Nacho Doce/Reuters)Manifestante do black bloc é arrastado ao ser
detido por PMs em ato em SP no ano passado
(Arquivo/Nacho Doce/Reuters)

A Polícia Militar de São Paulo decidiu adotar uma nova estratégia em relação aos black blocs durante as manifestações. Policiais sem armas e praticantes de artes marciais, como o jiu-jítsu, serão deslocados para deter quem praticar atos de vandalismo, de acordo com o comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Benedito Roberto Meira. Os policiais da "Tropa do Braço" devem atuar pela primeira vez neste sábado (22), durante protesto contra a Copa do Mundo.
Inspirado na experiência de policiamento francês no combate aos protestos violentos na periferia de Paris em 2005, o plano de segurança será colocado em prática após três meses de treinamento – 140 policiais militares que integram o grupo serão testados no fim de semana.
Se o efetivo da “Tropa do Braço” não conseguir conter os atos de violência e a situação fugir do controle, outro grupo será acionado. O reforço estará equipado com balas de borracha, spray pimenta e bombas de efeito moral e ficará de prontidão caso haja a necessidade de intervenção.
Os policiais da "Tropa do Braço" estarão uniformizados, mas portarão apenas capacetes, cassetetes e algemas. A tropa acompanhará o protesto do ato "Não vai ter Copa". O encontro, contrário à realização do mundial de futebol no Brasil, foi convocado pela internet para começar às 17h na Praça da República, no Centro da capital paulista. Segundo a PM, somente em 2013 foram 436 manifestações públicas ocorridas na região central da cidade.
“Se não temos os direitos garantidos por Constituição como saúde de qualidade, educação de qualidade e transporte público de qualidade pra que ter Copa???? Vamos para o pau mais uma vez rumo a greve geral contra a Copa”, informa o texto do grupo no Facebook, chamando simpatizantes para o protesto.
Até a manhã desta sexta, 340 internautas confirmaram presença, mas há outras páginas na web conclamando mais pessoas para o mesmo ato na Praça da República.

“A nossa ideia daqui para frente é adotar essa nova estratégia. Colocar policiais militares desarmados para poder identificar e pinçar essas pessoas que estão mascaradas e que podem estar ocultando nas mochilas instrumentos que possam ser utilizados para danificar o patrimônio público. Materiais incendiários como coquetel molotov e tudo o mais”, declarou ao G1 o coronel Benedito Meira. “É uma ação proativa e preventiva“.

Suspeitos serão identificados durante as manifestações com o auxílio de policiais à paisana que estarão infiltrados. Eles deverão acionar os integrantes da "Tropa do Braço" antes de começar o quebra-quebra. A ordem é retirar dos atos pessoas que demonstrarem intenção de praticar vandalismo. Quem for abordado e estiver com coquetéis molotov, estilingues ou objetos usados para depredação, deverá ser detido e levado a uma delegacia para averiguação.
Preciso de uma tropa que tenha noções de artes marciais, como é o caso, para fazer a imobilização da pessoa. É mais uma estratégia, é mais uma tentativa"
Roberto Benedito Meira,
comandante da PM de SP
“Preciso de uma tropa que tenha noções de artes marciais, como é o caso, para fazer a imobilização da pessoa. É mais uma estratégia, é mais uma tentativa”, disse Meira. “É jiu-jítsu que eles estão praticando com o objetivo de imobilização. De 80 a mais de 100 policiais estão sendo treinados. Eles estarão uniformizados, portarão um cassetete de borracha, capacete para proteção pessoal e, possivelmente, algema de plástico”, contou.

Um policial militar praticante de jiu-jítsu, ouvido pela equipe de reportagem sob a condição de não ter seu nome divulgado, disse que há dois movimentos típicos da técnica que podem ser usados. “Mata-leão, que consiste em usar o braço para imobilizar o pescoço do suspeito, como se fosse uma gravata, e chave de braço são golpes mais apropriados para essa situação”, disse.

Ato contra Copa
A manifestação deste sábado é a segunda na capital paulista neste ano contra a Copa do Mundo. A primeira, em 25 de janeiro, aniversário da cidade, teve 135 suspeitos detidos pela PM e depredações protagonizadas pelos black blocs. Um manifestante acabou baleado pelos policiais. Fabrício Proteus Nunes Mendonça Chaves foi perseguido até ser atingido no Centro da cidade. Os PMs alegaram legítima defesa e disseram que o rapaz de 22 anos tentou feri-los com estilete.

“Aquele menino lá [Fabrício] ele não estava com estilete só. O produto que ele e o colega dele levavam era incendiário. Eu tenho o laudo do Gate [Grupo de Ações Táticas Especiais, da PM] já pronto. O Gate e o IC [Instituto de Criminalística]. É nitrato de potássio. Então, isso é utilizado para incêndio. É um produto incendiário. Ele não é explosivo, é incendiário”, disse Meira. “Qual era o objetivo daquilo ali? Arremessar contra policiais. Arremessar contra patrimônio. Isso estava na mochila. Tinha lá na mochila, mais um estilete, uma chave grifo, dois artefatos artesanais”.
Manifestantes agridem e roubam arma do coronel Reynaldo Rossi durante confronto no Terminal D. Pedro, no Centro (Foto: Iacio Teixeira/Coperphoto/Estadão Conteúdo)Manifestantes agridem e roubam arma do coronel
Reynaldo Rossi durante confronto em 2013
(Foto: Iacio Teixeira/Coperphoto/Estadão Conteúdo)
O G1 não conseguiu localizar o estudante para comentar o assunto. Procurado, o defensor público Carlos Weiss, afirmou que ainda não conversou com Fabrício porque ele voltou a ser internado em decorrência de infecção por conta dos tiros que levou. O defensor, no entanto, refutou as acusações de que seu o manifestante tentou agredir os policiais. “As imagens gravadas pelas câmeras de segurança mostram que ele estava parado e foi baleado duas vezes por dois policiais. Ele não queria incendiar ninguém”, disse Weiss. “Por causa dos ferimentos, ele teve infecção urinária e retornou à Santa Casa de Misericórdia”.

Segundo policiais, em 25 de janeiro, foram identificados cerca de 200 black blosc entre quase 2 mil manifestantes, com a presença de 1.500 PMs. Os números de policiais envolvidos na ação de sábado não foi divulgado.
Nesta sexta-feira (21), também está sendo marcado pela internet um sarau contra a Copa na Praça da República, a partir das 20h. “Mas o sarau tem uma outra finalidade. Uma outra proposta. Não é igual ao de sábado. Sábado tem a manifestação contra a Copa mesmo, que nós sabemos que vai ter lá ações dos grupos ligados ao black bloc. Manifestações das quais já estamos habituados”, disse Meira ao justificar porque não usará a "Tropa do Braço" nesta noite.
300 black blocs e Facebook
O comandante-geral da PM afirmou que seus policiais identificaram e detiveram cerca de 300 black blocs desde junho de 2013 até janeiro deste ano. As informações foram repassadas à Polícia Civil. Em outubro do ano passado, o governo paulista criou uma força-tarefa para combater os atos de vandalismo durante as manifestações. As investigações são feitas pelo Departamento de Investigações Criminais (Deic) e pelo Ministério Público.
De acordo com o comandante, novas medidas para a manutenção da ordem estão sendo adotadas para que os protestos de rua não surpreendam mais a polícia. Segundo ele, o Deic solicitou à Justiça a quebra dos dados sigilosos que os suspeitos têm na página do black bloc no Facebook.
Meira diz que haverá revistas em manifestantes suspeitos de portarem objetos que possam ser usados para praticar vandalismo. “Não vamos partir dessa premissa de que todo mascarado vai fazer isso. A pessoa mascarada, que dentro da atitude suspeita carregue dentro da mochila algum objeto que possa ser utilizado para danificar patrimônio ou possa agredir as pessoas”, disse Meira. “Haverá revistas, como sempre ocorre”.
Os treinamentos da "Tropa do Braço" começaram após a agressão de manifestantes ao coronel Reynaldo Simões Rossi, em outubro do ano passado durante ato contra a qualidade do transporte urbano em um terminal de ônibus no centro de São Paulo. A arma dele foi levada. De acordo com o comandante, será por esse motivo que os policiais treinados em artes marciais não estarão armados quando forem deter um manifestante.
Consultado pelo G1 sobre a "Tropa do Braço", o coronel da reserva da PM José Vicente da Silva, ex-secretário nacional de segurança, comparou a estratégia como a que já vem sendo utilizada pela polícia dentro dos estádios de futebol.
"A corporação já possui um batalhão, com policiais treinados em artes marciais que ficam a beira do campo, desarmados, somente com uma camiseta da PM. Eles impedem invasóes ao gramado, imobilizando a pessoa", disse o especialista. "É uma opção tática bastante engenhosa o uso de policiais desarmados treinados em artes marciais porque a polícia tem várias equipes que agem em ação de grande complexidade”.
tópicos:
veja também

Para conectar o mundo, Zuckerberg propõe apps mais leves

Para conectar o mundo, Zuckerberg propõe apps mais leves

zuckerberg facebook


Ao anunciar a compra do WhatsApp por US$ 16 bilhões, nessa quarta-feira, Mark Zuckerberg afirmou que o aplicativo de comunicação instantânea vai ajudar o Facebook em uma missão pretensiosa: conectar os cinco bilhões de pessoas que ainda não fazem parte do mundo digital.

Os esforços estão centrados na fundação Internet.Org, iniciativa criada em 2013 pelo jovem bilionário em parceria com diversas gigantes de tecnologia como Nokia, Opera, Qualcomm e Samsung. Segundo Zuckerberg, para ampliar o alcance da internet, é primordial diminuir o consumo de dados nos aplicativos que rodam em smartphones e tablets, deixando-os mais leves.

“Nós gastamos muito tempo tentando fazer nossos apps rodarem mais rápido, travar menos e funcionar com menos bugs, mas não investíamos tanto tempo tentando fazer as pessoas economizarem dados. Isso não era importante para as pessoas que usam nosso serviço em países desenvolvidos, mas é essencial para o próximo bilhão de usuários", disse o CEO do Facebook, no ano passado, à revista Wired.

A compra do WhatsApp, com seus 450 milhões de usuários, vai impulsionar o projeto, mas está longe de ser a solução. E Zuckerberg está ciente de que levar o acesso à internet para as pessoas mais pobres do mundo não será fácil - nem rápido. “Não vai ser num simples estalar de dedos. A Revolução Industrial também não aconteceu em apenas um ano... você precisa de uma fundação para fazer a mudança acontecer”, disse.

Mas, e se tudo não passar de jogada de marketing para promover a rede social? Aos mais céticos, o executivo tem um recado direto: "o bilhão de pessoas que já está no Facebook tem mais dinheiro do que o resto do mundo inteiro. Então, se fosse para ganhar dinheiro, nossa estratégia seria focada apenas em países desenvolvidos e em pessoas que já estão na nossa rede social”.

Homem com motosserra tenta pegar carona e assusta motoristas

Homem com motosserra tenta pegar carona e assusta motoristas

Flagrante do caso inusitado foi feito pela equipe da TV TEM em Itapetininga.
Ele foi abordado por agentes da concessionária e levado até Tatuí.


Uma equipe da TV TEM que trafegava pela rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), em Itapetininga (SP), na tarde desta quinta-feira (20), flagrou uma situação inusitada: um homem com uma motosserra na mão pede carona na rodovia. Ele chega a invadir a pista, mas os motoristas desviam do homem. No primeiro momento, ele não teve sucesso em pegar a carona. Ele só atingiu o objetivo após a chegada de um carro da concessionária que administra o trecho.
De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a motosserra é uma ferramenta de trabalho do rapaz. Ele tentava pegar carona até Tatuí (SP), há aproximadamente 30 quilômetros do local onde ele estava, pois tinha acabado de descobrir que a irmã havia dado à luz.
A concessionária informou ainda que foi acionada junto com a Polícia Rodoviária pelos motoristas e que deslocou um veículo operacional até o local. Ao ser abordado pelos colaboradores da concessionária, o homem com a motosserra foi levado até Tatuí. Não há informações sobre para onde ele foi.
Homem foi flagrado no meio da rodovia com a motosserra (Foto: Reprodução / TV TEM)Homem foi flagrado no meio da rodovia com a motosserra (Foto: Reprodução / TV TEM)Homem foi levado até Tatuí por agentes da concessionária (Foto: Reprodução / TV TEM)Homem foi levado até Tatuí por agentes da concessionária (Foto: Reprodução / TV TEM)

Cliente poderá cancelar serviço de telefonia sem passar por atendente

Cliente poderá cancelar serviço de telefonia sem passar por atendente

Crédito de celular pré-pago terá que valer por no mínimo 30 dias.
Medidas fazem parte de amplo regulamento aprovado pela Anatel.

Fábio AmatoDo G1, em Brasília

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (20) a determinação de que o cliente não precisará mais passar por um atendente para fazer o cancelamento de serviços de telefonia, banda larga ou TV por assinatura. Ele poderá realizá-lo de forma eletrônica, por telefone, internet ou terminais de autoatendimento.
telefonia novas regras (Foto: Arte G1)
A medida faz parte de um novo e amplo regulamento que detalha direitos e garantias dos consumidores e deverá ser seguido por todas as empresas do setor. A maioria das medidas, como a do cancelamento automático, deverá entrar em vigor em 4 meses, a partir da data de publicação. Se as regras forem publicadas neste mês, valerão a partir de junho.
A Anatel não informou a punição para as empresas que não seguirem as regras.
Como é o cancelamento automático
A lei dos call centers, de 2008, já determina que o cancelamento de serviços possa ser feito de forma rápida pelo consumidor. No ano passado, a Anatel mencionou a ideia de que ele pudesse ser feito sem que o cliente tivesse que conversar com um atendente.
A nova regra diz que, quando o cliente optar pelo cancelamento automático, a operadora terá um prazo máximo de 2 dias úteis para efetivar a decisão. Nesse período, o serviço continua em vigor e consumidor pode desistir do encerrá-lo. Nesses 2 dias de prazo, qualquer gasto feito pelo cliente será cobrado mas, ao fim dele, a operadora não poderá mais fazer qualquer tido de cobrança.
Continua valendo a opção de o cliente fazer o cancelamento junto a um atendente: nesse caso, o serviço deve ser encerrado imediatamente.
Crédito do pré-pago
Outra medida definida nesta quinta é que os créditos para celulares pré-pagos terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, não existe prazo mínimo para validade: as empresas são apenas obrigadas a oferecer aos clientes o acesso a créditos com validade para 90 e 180 dias – obrigação que será mantida.
Esse assunto chegou a ser discutido na Justiça: no ano passado, uma decisão judicial proibiu a fixação de prazo mínimo de validade dos créditos e determinou a revalidação daqueles que haviam expirado. Essa decisão, porém, foi suspensa.
De acordo com a Anatel, os créditos com validade eterna trariam prejuízo às empresas e aos próprios consumidores, já que sem a previsão de vencimento a tendência seria o valor do serviço subir. Cerca de 80% dos telefones celulares ativos no país hoje são pré-pagos.
O regulamento também prevê a obrigatoriedade de as operadoras informarem seus clientes quando o crédito estiver próximo de expirar. O objetivo é evitar que a pessoa seja pega de surpresa e não consiga fazer uso do telefone em um momento de emergência.
Fatura do pós-pago
A agência também definiu novas regras para garantir direitos de clientes de planos pós-pago de telefonia celular. Entre elas está a criação da fatura detalhada, que deverá informar aos clientes o valor dos tributos cobrados sobre cada serviço contratado por ele.
O regulamento estabelece ainda que as faturas deverão ter um espaço para levar aos usuários desse serviço informações consideradas importantes, como alterações nas condições de provimento de um serviço, expiração de uma determinada promoção, reajuste no valor cobrado por serviços e existência de débitos vencidos. A agência, porém, dá prazo de 2 anos para que essa exigência comece a valer. O objetivo é dar tempo para que as operadoras se adaptem às mudanças.
Outra novidade é que as empresas passam a ser obrigadas a informar o usuário quando o consumo de um serviço, como número de mensagens tipo SMS ou uso de internet móvel, estiver próximo do limite da franquia contratada. Essa regra deverá valer em 18 meses.
Lojas farão atendimento pós-venda
A Anatel também decidiu que as lojas que hoje fazem apenas a venda de celulares e de produtos relacionados serão obrigas também a oferecer atendimento às demanda dos clientes. Isso significa que o cliente poderá procurar as lojas associadas às marcas dessas operadoras para tentar registrar reclamações, solucionar problemas ou mesmo cancelar o serviço.
Essa regra vale apenas para as lojas associadas às marcas das operadoras e não terá que ser cumprida, por exemplo, por varejistas ou supermercados, que também oferecem a venda de telefones celulares. Além disso, o texto abre a possibilidade de que esse atendimento ao cliente seja feito por um funcionário ou um em um terminal de autoatendimento que ofereça acesso ao site da operadora. A medida deverá vigorar em 18 meses.
O relator do regulamento, conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone, disse que essa medida vai ampliar os pontos e as possibilidades de atendimento aos consumidores de serviços de telefonia. Hoje, é necessário acessar a central de atendimento das operadoras por telefone ou pela internet. De acordo com ele, apenas uma das quatro grandes operadoras do país dispõe hoje de 2,4 mil lojas associadas à sua marca no país.
Operadora tem de retornar ligação
Outra exigência é que as prestadoras retornem as ligações telefônicas quando há queda dela no meio de um atendimento. As centrais das empresas também deverão passar a receber tanto chamadas de telefones fixos quanto celulares.
Ainda de acordo com o regulamento, as operadoras dos serviços de telecomunicação serão obrigadas a gravar todas as conversas feitas pelo telefone com seus usuários, inclusive aquelas que partiram da empresa para, por exemplo, oferta de um serviço ou promoção. O objetivo dessa medida é garantir aos consumidores prova do descumprimento de promessas feitas pelas operadoras nesse tipo de contato, alvo de reclamações.
O regulamento também detalha como deve ser feito o atendimento pela internet. Todas as operadoras serão obrigadas a manter em seus sites um espaço destinado a cada usuário e que deverá conter: cópia e sumário do contrato, plano de serviço contratado, documentos de cobrança, histórico das demandas desse cliente, mecanismo para solicitar cópia das gravações de conversas mantidas com o call center, além da ferramenta para cancelamento automático do serviço. Após encerrar um contrato, a pessoa terá garantia de acesso a esses dados por seis meses.
A Anatel definiu ainda que os consumidores terão prazo de 3 anos para contestar débitos lançados nas contas desses serviços. E que a emissão de nova fatura sem os valores questionados será gratuita nesse período. Além disso, ao receber uma reclamação desse tipo a prestadora terá 30 dias para responder. Se não cumprir o prazo, terá que devolver em dobro o valor questionado e já pago.
Ofertas e contratação de combos
O regulamento determina que os combos – pacotes de serviços de telefonia, internet e TV por assinatura – devem estar sob um único contrato. E que esse contrato deverá detalhar ao consumidor o valor de cada serviço dentro e fora do combo, para que ele saiba quanto está economizando com a opção pelo pacote.
Ele define ainda que a página na internet das prestadoras desses serviços terá que apresentar todos os planos que estão à venda. E que as ofertas devem estar disponíveis a todos os interessados, inclusive aos que já são seus clientes, sem qualquer tipo de discriminação.
Atualmente existem casos de clientes que, ao verem uma promoção da sua operadora que oferece um serviço por preço mais baixo do que ele paga, são impedidos de aproveitá-la por cláusulas de contrato. O objetivo do novo regulamento, ao determinar que não pode haver discriminação nas ofertas, é evitar esse tipo de situação.
O regulamento mantém o direito do consumidor de optar por receber ou bloquear o envio, para o seu telefone, de propaganda por meio de mensagens.
A Anatel determinou a criação de um grupo, com a participação das operadoras de serviços de telecom, para discutir os meios de implementação das novas medidas.
veja também

Preso aparece em fotos fumando e em piscina improvisada no Paraná

Preso aparece em fotos fumando e em piscina improvisada no Paraná

Imagens na internet são de detento da Cadeia Pública de Foz do Iguaçu.
Investigação vai apurar como o preso teve acesso ao telefone, diz o Diretor.Foto foi publicada em uma rede social no dia 18 de dezembro de dentro da cadeia pública de Foz do Iguaçu (PR) (Foto: Arquivo pessoal)Foto foi publicada em uma rede social no dia 18 de dezembro de dentro da cadeia pública de Foz do Iguaçu (PR) (Foto: Reprodução / Facebook) Um preso da Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, aparece em fotos fumando e se refrescando com outro preso em uma piscina feita entre duas camas de uma das celas. As imagens foram publicadas na internet com um telefone celular de dentro da unidade prisional no dia 18 de dezembro de 2013. Nos comentários, o detento fala que o improviso foi uma alternativa ao calor.
De acordo com o diretor da cadeia pública, Rubens Cabrera, o preso foi identificado e isolado e responderá um procedimento administrativo disciplinar. Entre as sanções para este tipo de violação das regras estão desde a perda de benefícios como saídas temporárias e redução de pena, além de ter suspenso o direito de trabalhar e de receber visitas. “As fotos acusam uso de celular, o que é terminantemente proibido, e mostram o preso fumando, o que também é proibido”, comentou.
Para evitar que este tipo de abuso continue, agentes penitenciários iniciaram na manhã desta quinta-feira (20) uma vistoria minuciosa nas celas. O objetivo é encontrar objetos e produtos proibidos aos presos. Uma investigação vai apurar como o preso de 22 anos que aguarda julgamento por suspeita de tráfico de drogas teve acesso ao telefone celular. Outra medida será o reforço na revista das pessoas que entram na unidade. “Um dos problemas é a proximidade com a rua e os muros baixos. Muita coisa é arremessada para dentro da unidade”, justifica Cabrera.
tópicos:
veja também

Crédito de celular terá validade mínima de 30 dias, determina Anatel

Crédito de celular terá validade mínima de 30 dias, determina Anatel

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que os créditos de celulares pré-pagos tenham validade mínima de 30 dias. A obrigação está em um regulamento aprovado nesta quinta-feira, 20, pela agência reguladora.
De acordo com o relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, a facilidade de compra de créditos de pré-pago faz com que, muitas vezes, o consumidor não seja informado sobre a validade do serviço, que, em alguns casos, expira em sete ou dez dias. “É difícil exigir que o atendente da padaria, da banca de jornal ou da farmácia saiba qual a validade desse crédito”, disse Zerbone. A empresa também terá que comunicar ao consumidor quando os créditos estiverem na iminência de expirar ou acabar e comercializar créditos com validade de 90 e de 180 dias.
No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região chegou a proibir o estabelecimento de créditos na modalidade pré-paga, mas a decisão foi derrubada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).
O regulamento traz também outras regras que devem ser cumpridas pelas operadoras de telefonia fixa, móvel, internet e TV por assinatura. No caso do celular pós-pago, a fatura terá de detalhar o valor dos tributos por serviço e a operadora deverá comunicar quando o consumo se aproximar da franquia contratada.
A Anatel também determinou que as operadoras não podem enviar mensagens de texto para os clientes com publicidade, a não ser que o consumidor peça para receber os anúncios. Em 2012, a Anatel já tinha determinado que as prestadoras fizessem uma consulta aos assinantes sobre o interesse em continuar recebendo mensagens publicitárias.
As empresas deverão disponibilizar aos clientes um sumário com as informações da oferta antes da contratação, principalmente as que impactem custos para o usuário. Segundo Zerbone, isso vai ajudar a resolver problemas de falhas de comunicação na hora da contratação do serviço.

“Percebemos que parte das reclamações é referente a falhas na comunicação durante a contratação. Ou o usuário não entendeu, ou alguma restrição não estava clara, ou algum valor não foi bem apresentado pelo vendedor. Depois, na hora de pagar a conta, o consumidor percebe isso."
Outra garantia prevista no regulamento é que o consumidor que for cliente de uma empresa e queira aderir a um plano ou promoção não poderá sofrer discriminação. “O usuário que já seja assinante e queira ter acesso a qualquer plano disponibilizado no mercado e tem essa garantia”, ressaltou Zerbone. Além disso, todos os planos da operadora devem estar disponíveis no site da empresa.
O regulamento também traz mudanças nas regras de atendimento ao consumidor. Uma das exigências é que todos os contatos com o consumidor sejam gravados, inclusive os fetos pela operadora. “Muitos problemas que temos são relativos à contratação de um serviço: é passado pra o cliente algum benefício ou vantagem e, quando ele vai ver na fatura, isso não é prestado pela operadora. O consumidor fica, então, sem meio de provar que isso foi prometido a ele”, disse Zerbone. Atualmente, a gravação só é obrigatória quando o cliente entrar em contato com a empresa.
Segundo o regulamento da Anatel, as empresas deverão oferecer atendimento em lojas que fazem apenas a venda de planos ou aparelhos. O objetivo é que os consumidores que adquiriram o produto naquela loja possa retornar a ela e ter atendimento pós-venda.
A rescisão de contrato poderá ser feita pelo atendente da operadora e terá efeito imediato. Se for feito de forma automática, por telefone, internet e por terminais de autoatendimento, será efetivada em até dois dias úteis, período no qual o consumidor poderá desistir do cancelamento. As empresas também terão que disponibilizar na internet um espaço no qual o consumidor possa ter uma cópia do seu contrato, plano de serviços, histórico de demandas e solicitação de gravações no call center.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que vai aguardar publicação do regulamento para analisar as novas regras.

Texto de Sabrina Craide, da Agência Brasil

 

Comentar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

POLÍCIA MILITAR APREENDE MOTOS ROUBADAS EM SBRP

POLÍCIA MILITAR APREENDE MOTOS ROUBADAS EM SBRP
Na última Quarta-feira,dia 18/02/14, os PM's do Destacamento da Polícia Militar de São Benedito,comandado pelo SGT Pedro e tendo como plantonistas:SGT Ulisses e CB Arinaldo, apreenderam duas motocicletas na cidade. De acordo cm a PM, o Senhor conhecido como Zemar dos Santos Araújo,residente na localidade Baixão do Pedro no bairro Cidade Alta, ao efetuar a compra de uma motocicleta HONDA TITAN FAN cor Preta Chassi 9C2KC1550AR102480 - Placa NIH 1695 de propriedade de Francisco das Chagas da Costa Silva,residente na rua do Meton,bairro São Paulo,exigiu os documentos da mesma,e, ao perceber que o vendedor não portava os referidos documentos e nem sabia da procedência da motocicleta,procurou a Delegacia de Polícia Civil e registrou um Boletim de Ocorrência. A POLÍCIA MILITAR foi acionada,e ao consultar o Chassi,constataram que a motocicleta era produto de furto. A guarnição de serviço deslocou-se até o endereço do antigo dono,após vistoria,foi constatado que havia outra motocicleta de sua propriedade modelo NXR BROS HONDA cor Preta Chassi 9C2KD0510AR3796 , que de acordo com consulta,também era produto de furto. A POLÍCIA MILITAR ainda investiga a procedência das motocicletas. O elemento foi autuado em flagrante e as motos conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de São Benedito do Rio Preto.

Fonte: Destacamento da Polícia Militar SBRP/MA


Francisco das Chagas da Costa proprietário das motos

fotos: SGT Pedro




quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Vargem Grande: Acidente grave na BR-222 envolvendo ônibus e Caminhão

Vargem Grande: Acidente grave na BR-222 envolvendo ônibus e Caminhão
image (1)
Ônibus da empresa Transbrasilia.
Um acidente gravíssimo aconteceu nesta madrugada na BR-222, próximo à ponte sobre o rio Iguará, município de Vargem Grande. No referido acidente está envolvido um ônibus e um caminhão carregado de madeira.
A primeira informação que nos chega é de que o ônibus da empresa Transbrasiliana seguia no sentido Chapadinha – Vargem Grande, perdeu o controle e saiu da pista, acredita-se que devido a pista está molhada. Um caminhão que seguia logo atrás não olhou ou tentou desviar e também perdeu o controle.
image
Caminhão que transportava madeira.
Os dois veículos capotaram diversas vezes.
No ônibus tinham 31 passageiros, desses, 10 ficaram feridos. Já no caminhão tinham duas pessoas (dois irmãos), o motorista não resistiu e morreu na hora. Agora pouco o Corpo de Bombeiros veio retirar o corpo que havia ficado preso nas ferragens.
Aguardem mais detalhes e informações
 
 
 
 
 

Por que os produtos no Brasil são mais caros do que no exterior?

Por que os produtos no Brasil são mais caros do que no exterior?

  • Diferença abissal fica patente quando se compara os preços, por exemplo, no país e nos EUA, como no caso gritante do Playstation 4, da Sony
  • Brasileiro paga caro por produtos que lá fora são bem mais em conta Foto: Reprodução
    Brasileiro paga caro por produtos que lá fora são bem mais em contaReprodução
    RIO – A discrepância de preços entre o Brasil e o exterior tem assustado e irritado o consumidor nacional. Segundo o professor Fabiano S. Coelho — coordenador da FGV nas áreas de formação de preços e gestão de custos e PhD em formação de preços — esta diferença é tanta que, por exemplo, no caso do PS4, se o consumidor for aos EUA, arcando com passagem, hotel, alimentação e outros pequenos gastos só para comprar console, sairá mais em conta.
    — Muitos podem pensar que os altos impostos de importação e internos explicam esta diferença, mas mesmos em produtos que não possuem nenhum ingrediente importado, essa diferença existe. Exemplo é o índice Big Mac, que compara o preço do sanduíche carro-chefe da rede de lanchonetes McDonald’s no mundo inteiro. Nos EUA, o preço do Big Mac é US$ 4,56 enquanto no Brasil é 16% mais caro — conta Coelho.
    De acordo com o especialista, autor do livro “Formação Estratégica de Precificação”,diversos itens podem explicar tal diferença:
    Maior poder aquisitivo da classe baixa — Nos últimos anos, 40 milhões de brasileiros saíram da pobreza e outros 9 milhões saíram da classe C e subiram para a B. São novos consumidores ávidos por produtos que não tinham condições de comprar e sempre desejaram ter;
    Histórico de alta inflação— Até 1994, o Brasil viveu grande período de altos índices inflacionários. Isso fez com que houvesse grande dificuldade por parte dos clientes na avaliação de preços. Os referenciais ficaram comprometidos e as pessoas sentiam-se perdidas já que os preços aumentavam todos os dias;
    Baixa taxa de poupança brasileira — O brasileiro consome muito e poupa pouco. Enquanto aqui poupa-se 27% do que se ganha, a média da América Latina é de 39%. Muito desse hábito remonta à época de alta inflação que assolava o Brasil na década de 80;
    Maior disponibilidade de crédito — Incentivados pelo governo e interessados nessa nova fatia da população, os bancos aumentaram significantemente a disponibilidade de créditos, o que fez aumentar também a inadimplência;
    Oferta e procura —Com o aumento do consumo e do crédito, inúmeros produtos naturalmente aumentaram de valor pela simples regra da oferta e da procura e muitos clientes reposicionaram suas marcas para se destacar;
    Custo Brasil — O crescimento do PIB nos últimos anos deu-se basicamente a partir do consumo interno e exportação de commodities. A produtividade das empresas brasileiras ainda é baixa e faltam investimentos em diversas áreas como portos, ferrovias, aeroportos, estradas, entre outros. Além disso, o spread bancário é alto e a alta burocracia em diversos segmentos faz com que as empresas necessitem de mais pessoas do que em outros países (por exemplo, na área tributária) e mais tempo gasto de forma ineficiente (como o tempo necessário para abrir uma empresa). A Amazon, por exemplo, passou por problemas sérios para lançar o Kindle no Brasil por conta disso. O lote inicial ficou retido na alfândega de Vitória (ES) aguardando liberação da Anatel e só pôde começar a ser vendido duas semanas depois. Além disso, tiveram que contratar Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior do governo Lula, para batalhar no Congresso por um projeto de lei que, em nome da cultura, isenta o Kindle de impostos — só que isto está se arrastando na Câmara;
    Carga tributária — O Brasil tem a 14ª mais alta carga tributária do mundo (36,2% do PIB) e um sistema tributário complexo e engessado;
    Alta concentração e protecionismo brasileiro — Percebe-se que no Brasil a concentração aumenta a cada instante. Inúmeras fusões e aquisições são realizadas inclusive com apoio do Governo (desejando criar as “campeãs nacionais”). De dezenove setores da economia, em quatorze houve aumento da participação de mercado das quatro maiores empresas de cada segmento. Isso faz com que abusos econômicos aconteçam. Além disso, por conta de inúmeros problemas estruturais causados pelo custo Brasil e carga tributária, estas empresas solicitam a cada dia que medidas governamentais sejam criadas para protegê-las de mercadorias vindas do exterior, o que aumenta a ineficiência interna.
    Necessidade da sociedade brasileira de autoafirmação — Percebe-se claramente na sociedade brasileira a necessidade de expor sua condição social. No livro “O Teatro dos Vícios”, de Emanuel Araújo, o autor exemplifica que, no século XVIII, muitos escravos, quando conseguiam comprar sua liberdade, tratavam de adquirir escravos também para se afirmarem na sociedade. Essa necessidade é a origem da compulsão por adquirir produtos de marca , em que os compradores estão dispostos a pagar o que for para expor a todos seus símbolos de status.
    Este aspecto, porém, evidencia apenas parte dos problemas. O preço referência termina de explicar. Por anos, o Brasil ficou fechado ao mundo. Apenas no Governo Collor houve maior incentivo para abertura do mercado nacional às importações.
    A magia das marcas
    Como era uma época em que a qualidade dos produtos nacionais era duvidosa, criou-se a referência de que tudo do exterior é intrinsecamente melhor do que o produto nacional. Hoje, mais de vinte anos após esse processo, ainda existe a percepção, por exemplo, que a qualidade do vinho chileno e argentino é bem superior à do brasileiro — mesmo a indústria nacional tendo feito investimentos maciços em qualidade, levando o vinho brasileiro a ser reconhecido por críticos nacionais e internacionais, como Jancis Robinson, Steve Spurrier, Adam Strum, Charles Metcalfe, entre outros.



    Marcas que no exterior são conhecidas como medianas — Victoria Secrets, Tommy Hilfiger, Ralph Lauren, Honda etc.— são tratadas como marcas de grife no Brasil.
    — Assim, as marcas nacionais se tornaram referência para as marcas estrangeiras entrarem no Brasil. Para exemplificar, o Honda City (LX, motor 1.5, 115 cavalos e pneu aro 15) é vendido no Brasil a R$ 60.500,00 enquanto no México (que importa o carro da fábrica de Sumaré/SP) é vendido a R$ 36.000,007. No Brasil, 36% do produto final de um carro são referentes a impostos, enquanto que no México este percentual é de 18% — explica Coelho. — Ou seja, o preço no Brasil sem impostos é R$ 38.720,00. Para o México, será considerado o valor de R$ 27.220,00, sendo R$ 29.520,00 o valor efetivo sem os impostos (R$ 36.000,00 x 0,82) menos R$ 2.300,00 (valor estimado do custo existente de logística para se levar o carro do Brasil ao México e o lucro da Honda Brasil ao vender para a Honda México).
    O especialista observa: “Mas antes que se coloque a culpa nos gestores da Honda — pela percepção que desejam apenas obter maior lucro no Brasil — imaginemos se eles embutissem a mesma margem de lucro do México à taxa de impostos brasileiros. Isso faria com que o preço aqui do Honda City fosse R$ 42.531,00 (R$ 27.220,00 embutindo-se a carga tributária brasileira de 36%)”.
    — Acontece que, no Brasil, o carro mil cilindradas cria o preço referência para as outras montadoras. Dos carros mais baratos que o Brasil tem, destacam-se o Ford Ká (motor 1.0, 68 cavalos e pneu aro 13, a partir de R$ 25.000,00), o Fiat Novo Uno (motor 1.0, 73 cavalos e pneu aro 13, a partir de R$ 26.000,00) e o Renault Clio (motor 1.0, 77 cavalos e pneu aro 13, a partir de R$ 24.000,00) — exemplifica. — Se o carro mil cilindradas (sem nenhum opcional, itens de segurança que o Honda City possui, conforto e outros artigos de qualidade) está na faixa de R$ 25.000,00, então cobrar valor R$ 42.531,00 pode parecer insuficiente frente a todos os diferenciais, isso explica porque a Honda acaba cobrando valor bem superior ao praticado em outros países.
    Até a vodca...
    Coelho explica que, assim, algumas marcas estrangeiras acabam embutindo no preço o chamado Lucro Brasil pela referencia que possuem dos produtos nacionais.
    — Outro exemplo típico é da vodca. Duas marcas são tidas como no mesmo nível de qualidade na Europa: Smirnoff e Absolut. Entretanto, a Smirnoff chegou oficialmente no Brasil em 1974. Já a Absolut apenas em 2000. Ao entrar no Brasil, esta se posicionou com preço superior ao da Smirnoff, fazendo com que o brasileiro percebesse este produto como de maior qualidade — relata.
    De acordo com Fabiano Coelho, “é importante entender esse fenômeno do Lucro Brasil por conta das decisões governamentais. Muitas vezes, percebe-se tentativas do Governo de conceder isenções fiscais, incentivos à indústria nacional e taxação de produtos estrangeiros de forma a incentivar o consumo de produtos nacionais. Só que o preço referência mostra que isso só fará aumentar o lucro dos empresários e nunca baixará o preço efetivo do produto”.
    — Existem duas maneiras básicas de fazer os preços baixarem: aumentar competitividade e concorrência, ou reduzir o preço do produto tido como referência — conclui.


    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/por-que-os-produtos-no-brasil-sao-mais-caros-do-que-no-exterior-11635709#ixzz2tg7I7qvC
    © 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/por-que-os-produtos-no-brasil-sao-mais-caros-do-que-no-exterior-11635709#ixzz2tg5EXhAq

Onde nós chegamos..

Onde nós chegamos..
O País nos tira o direito de defesa com o estatuto do desarmamento, depois faz um código penal que é um fracasso, aumentando assustadoramente o crime em todo o País. Os Estados, sem alternativas, passaram a gastar milhões em novas contratações de policias para aumentar o efetivo, ficando sem investimento para dar bons salários para os que já estão na guerra.
Policiais desmotivados, “enxugando gelo”. O “prende e solta” virou rotina nas delegacias, viaturas... da PM passaram a ser simples “táxi de bandido”. Com tanta impunidade e a sociedade sendo violentada 24 horas por dia, qual resultado esperaríamos? Justiça com as próprias mãos - e isso é muito preocupante! Parece que estamos retrocedendo, como no período em que se fazia justiça em praça pública.
Vocês querem uma solução? Escolham neste ano eleitoral os candidatos que tenham como proposta a mudança do código penal, tornando as leis mais rígidas, principalmente no que diz respeito aos crimes mais graves. Os legisladores, vinculados a um pensamento assistencialista e vitimizador, têm colocado os bandidos em um lugar de injustiçados pela sociedade, quando, na realidade, uma coisa não equivale à outra. Todos nós sabemos que nas comunidades de baixa renda, existem muito mais trabalhadores do que bandidos.
Na minha experiência , trabalhando nos EUA, essa separação é muito clara para toda a sociedade, inclusive para as autoridades . A lei é muito rígida e funciona para todos. Em outras postagens me aprofundarei nesta questão.
Acabando com a impunidade a paz volta a ser estabelecida nas cidades.

Acorda Brasil, e vamos votar certo e começar a amarrar esses politicos bandidos que só pensam em roubar... Eles são os maiores bandidos do Brasil..

http://brasilemundoissoebrasil2.blogspot.com.br/2014/02/suspeito-de-roubo-e-amarrado-em.html

por: Marcos Do Val
Ver mais